Prezados,
Abaixo listo 10 dicas extraídas de:
http://emailcharter.org/Grande abraço,
Rodrigo
Interlegis
1 - Respeite o tempo do destinatário do e-mail
Como remetente, é sua a função de minimizar o tempo que o seu
destinatário levará para responder ao e-mail;
2 - Concisão e lentidão
Compreenda quando um e-mail demora para chegar e não dá respostas
detalhadas. Ninguém quer soar grosseiro, então não leve para o pessoal;
3 - Clareza
Escreva o assunto do e-mail de maneira clara e, se achar necessário, use
marcações como "[importante]" ou "[baixa prioridade]";
4 - Evite perguntas abertas
Cuidado com e-mails longos finalizados com questões como "O que você
achou?". É melhor fazer perguntas simples e fáceis de responder;
5 - Corte suas respostas sem conteúdo
Você não precisa responder a todos os e-mails. Se seu e-mail é apenas um
"legal" ou "está OK", evite enviá-lo;
6 - Diminua os rastros
Contexto é importante, mas você não precisa incluir todas as conversas
anteriores no e-mail. Tente deixar só as mensagens mais relevantes, as
três últimas bastam;
7 - Evite arquivos em anexo
Não use elementos gráficos, como assinaturas que aparecem como arquivos
em anexo nos e-mails. Também evite enviar textos como arquivos em anexo;
8 - Seja claro quando não há necessidade de resposta
Se a mensagem que você está enviando não precisa ser respondida, seja
claro. Finalize o e-mail com "não é preciso responder";
9 - Cuidado com as cópias
Quando você adiciona uma pessoa em cópia em um e-mail, está
multiplicando o tempo que a mensagem levará para ser respondida. Use a
opção com cuidado;
10 - Desconecte-se
Idealmente, quanto menos tempo gastarmos com e-mail, menos e-mails
receberemos. Considere dosar o tempo dedicado a eles e tire uma folga
nos finais de semana.
Fonte: emailcharter.org