Mudanças entre a Versão 2 e Versão 3 de ComoUsarColab


Ignorar:
Timestamp:
13/06/2014 18:22:49 (6 anos atrás)
Autor:
jeanferri
Comentário:

--

Legenda:

Não Modificado
Adicionado
Removido
Modificado
  • ComoUsarColab

    v2 v3  
    1 = Como Usar o Colab? =
     1= Como Usar o Colab =
    22
    3 Esse é o ambiente colaborativo do Interlegis, que serve como base para suas comunidades de prática organizarem em conjunto seu conhecimento e fazerem a gestão dos projetos, produtos e serviços desenvolvidos junto com o Interlegis. Seu objetivo é apresentar num único local todo o conhecimento gerado, bem como, o processo de desenvolvimento dos softwares e da sua documentação, acrescendo atualizações, novas funcionalidades, boas práticas, dicas e experiências das Casas Legislativas. Enfim, dando uma visão geral dos produtos e serviços e de todo o ambiente técnico disponível para a Comunidade do Legislativo.
     3Este é o ambiente colaborativo do Interlegis, que serve como base para suas comunidades de prática organizarem em conjunto seu conhecimento e fazerem a gestão dos projetos, produtos e serviços desenvolvidos colaborativamente com o Interlegis. Seu objetivo é apresentar num único local todo o conhecimento gerado, bem como, o processo de desenvolvimento dos softwares e da sua documentação, acrescendo atualizações, novas funcionalidades, boas práticas, dicas e experiências das Casas Legislativas. Enfim, dando uma visão geral dos produtos e serviços e de todo o ambiente disponível para a Comunidade do Legislativo.
    44
    5 == Como se cadastrar em um grupo do Colab? ==
     5O Colab tem várias ferramentas para apoio e estímulo à colaboração, que são detalhadas a seguir. Apesar de todo o conteúdo estar disponível publicamente para navegação, para usar a maioria delas é necessário que você esteja [http://colab.interlegis.leg.br/account/register/ cadastrado] no ambiente e autenticado, o que lhe permitirá usufruir de todos os recursos sem restrições.
    66
    7 Qualquer pessoa pode se cadastrar e participar em qualquer um dos grupos existentes no Colab. Para se cadastrar em um grupo você pode optar por uma das 3 formas a seguir:
    87
    9  1. Enviar um e-mail para o endereço nomedogrupo-join@listas.interlegis.gov.br e clicar no link da mensagem que será enviada para o seu e-mail, ou
    10  2. Visitar o endereço http://listas.interlegis.gov.br, escolher a lista que deseja se inscrever e preencher o formulário apresentado, ou
    11  3. Se autenticar no Colab, clicar no ícone do seu perfil no canto superior direito, ir em ''Meu Perfil'' > ''Inscrições nos Grupos'' e marcar os grupos que deseja participar.
     8== Grupos de Discussão ==
     9
     10Os grupos são baseados em listas de discussões onde seus membros compartilham conhecimento via e-mail ou através do próprio Colab, [http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest clicando nas mensagens] e respondendo-as. Qualquer pessoa pode se cadastrar e participar em qualquer um dos [http://colab.interlegis.leg.br/archives/thread/ grupos existentes no Colab]. Para se cadastrar em um grupo você pode optar por uma das 4 formas a seguir:
     11
     12 1. Enviar um e-mail para o endereço nomedogrupo-join@listas.interlegis.gov.br e clicar no link da mensagem que será enviada para o seu e-mail, ou;
     13 2. Se [http://colab.interlegis.leg.br/account/register/ cadastrar no Colab] escolhendo quais os grupos deseja participar, ou;
     14 3. Se autenticar no Colab, clicar no ícone do seu perfil no canto superior direito, ir em ''Meu Perfil'' > ''Inscrições nos Grupos'' e marcar os grupos que deseja participar, ou;
     15 4. Visitar o endereço http://listas.interlegis.gov.br, escolher a lista que deseja se inscrever e preencher o formulário apresentado.
    1216
    1317'''Obs.:''' Em breve será também possível se inscrever diretamente no menu [https://colab.interlegis.leg.br/archives/thread/ Grupos], clicando no botão ao lado do nome do grupo.
    1418
    15 Após a inscrição você receberá qualquer nova mensagem de e-mail enviada ao grupo que se inscreveu e poderá respondê-las ou então enviar novas mensagens, iniciando novas discussões.
     19Após a inscrição você receberá qualquer nova mensagem de e-mail enviada ao grupo que se inscreveu e poderá respondê-las ou então enviar novas mensagens, iniciando novas discussões. Saiba [ComoParticiparComunidade como participar da comunidade] para tirar o máximo proveito.
    1620
    17 to be continued...
     21
     22== Mensageiro Instantâneo ==
     23
     24Os grupos de discussão permitem a comunicação assíncrona entre os membros, ou seja, eles se comunicam com intervalo variável de tempo. O Colab tem também uma ferramenta síncrona que permite a comunicação em tempo real entre os usuários que estiverem on-line. Essa é uma ferramenta de mensagens instantâneas (MI) utilizada também em serviços como o GMail, Facebook, etc.
     25
     26Após se autenticar, o usuário perceberá no canto inferior direito um botão ''Contatos online (n)'', que ao ser clicado mostra os ''n'' usuários on-line que podem ser contactados para uma conversa em tempo real, clicando sobre seus nomes. O mensageiro instantâneo também pode ser utilizado de outras formas:
     27
     28 1. Algumas pessoas preferem estar on-line o tempo todo e podem configurar o mensageiro em seus smartphones ou em seus computadores, instalando um software que permita a comunicação via protocolo XMPP, usando o seu nome de usuário e senha, endereço do servidor (mensageiro.interlegis.gov.br) e a porta de comunicação (5222). Mais detalhes sobre essa configuração estão disponíveis em nosso wiki:FAQ.
     29 2. É possível também acessá-lo diretamente pelo endereço http://mensageiro.interlegis.gov.br, com o mesmo nome de usuário e senha do Colab ou criar uma nova conta.
     30
     31
     32== Wiki de Documentação ==
     33
     34Os textos podem ser escritos colaborativamente através do wiki:FrontPage.
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.