Version 7 (modified by jeanferri, 5 anos atrás) (diff)

--

Como Usar o Colab

Este é o ambiente colaborativo do Interlegis, que serve como base para suas comunidades de prática organizarem em conjunto seu conhecimento e fazerem a gestão dos projetos, produtos e serviços desenvolvidos colaborativamente com o Interlegis. Seu objetivo é apresentar num único local todo o conhecimento gerado, bem como, o processo de desenvolvimento dos softwares e da sua documentação, acrescendo atualizações, novas funcionalidades, boas práticas, dicas e experiências das Casas Legislativas. Enfim, dando uma visão geral dos produtos e serviços e de todo o ambiente disponível para a Comunidade do Legislativo.

O Colab tem várias ferramentas para apoio e estímulo à colaboração, que são detalhadas a seguir. Apesar de todo o conteúdo estar disponível publicamente para navegação, para usar a maioria delas é necessário que você esteja cadastrado no ambiente e autenticado, o que lhe permitirá usufruir de todos os recursos sem restrições.

Grupos de Discussão

Os grupos são baseados em listas de discussões onde seus membros compartilham conhecimento via e-mail ou através do próprio Colab, clicando nas mensagens e respondendo-as. Qualquer pessoa pode se cadastrar e participar em qualquer um dos grupos existentes no Colab. Para se cadastrar em um grupo você pode optar por uma das 4 formas a seguir:

  1. Enviar um e-mail para o endereço nomedogrupo-join@… e clicar no link da mensagem que será enviada para o seu e-mail, ou;
  2. Se cadastrar no Colab escolhendo quais os grupos deseja participar, ou;
  3. Se autenticar no Colab, clicar no ícone do seu perfil no canto superior direito, ir em Meu Perfil > Inscrições nos Grupos e marcar os grupos que deseja participar, ou;
  4. Visitar o endereço http://listas.interlegis.gov.br, escolher a lista que deseja se inscrever e preencher o formulário apresentado.

Obs.: Em breve será também possível se inscrever diretamente no menu Grupos, clicando no botão ao lado do nome do grupo.

Após a inscrição você receberá qualquer nova mensagem de e-mail enviada ao grupo que se inscreveu e poderá respondê-las ou então enviar novas mensagens, iniciando novas discussões. Saiba como participar da comunidade para tirar o máximo proveito.

Mensageiro Instantâneo

Os grupos de discussão permitem a comunicação assíncrona entre os membros, ou seja, eles se comunicam com intervalo variável de tempo. O Colab tem também uma ferramenta síncrona que permite a comunicação em tempo real entre os usuários que estiverem on-line. Essa é uma ferramenta de mensagens instantâneas (MI) utilizada também em serviços como o GMail, Facebook, etc.

Após se autenticar, o usuário perceberá no canto inferior direito um botão Contatos online (n), que ao ser clicado mostra os n usuários on-line que podem ser contactados para uma conversa em tempo real, clicando sobre seus nomes. O mensageiro instantâneo também pode ser utilizado de outras formas:

  1. Algumas pessoas preferem estar on-line o tempo todo e podem configurar o mensageiro em seus smartphones ou em seus computadores, instalando um software que permita a comunicação via protocolo XMPP, usando o seu nome de usuário e senha, endereço do servidor (mensageiro.interlegis.gov.br) e a porta de comunicação (5222). Mais detalhes sobre essa configuração estão disponíveis em nosso FAQ.
  2. É possível também acessá-lo diretamente pelo endereço http://mensageiro.interlegis.gov.br, com o mesmo nome de usuário e senha do Colab ou criar uma nova conta.

Wiki de Documentação

Os textos podem ser acessados e escritos colaborativamente através do wiki, que é o mesmo princípio utilizado na Wikipedia. Os usuários autenticados no Colab poderão editar qualquer página existente apenas clicando no botão Editar essa página que existe no rodapé de cada página. As alterações ficarão registradas no histórico da página e permitem comparações entre versões e retroceder a versões antigas. É também possível criar novas páginas no wiki.

Projetos

As comunidades podem organizar projetos para execução colaborativa à distância. No Colab é possível acompanhar todos os projetos que estão sendo desenvolvidos clicando no menu Contribua > Planejamento, e também é possível criar um novo projeto, autenticando-se e clicando no botão Adicionar novo marco.

Após dar o nome, descrição e datas deste projeto, já será possível criar os tíquetes (que são as atividades a serem executadas no projeto) no menu Contribua > Novo Tíquete, delegando-as aos membros interessados em contribuir. É também possível contribuir com projetos em andamento, navegando na lista de tíquetes existentes e comentando ou assumindo a execução de um ou mais deles.

Paste (Colar)

Essa é uma ferramenta que permite colar qualquer trecho de texto ou código, mantendo a formatação e destacando partes do conteúdo colado. Ele permite também que outra pessoa contribua com a melhoria do conteúdo enviado, destacando a colaboração. Permite ainda estabelecer um prazo de expiração para o conteúdo, podendo, por exemplo expirar logo após o usuário acessar o link para lê-lo.

Antes de enviar um texto de uma lei, código fonte, letra de música ou qualquer texto que você precisa enviar anexado com uma mensagem de e-mail ou mostrar a outra pessoa/grupo, cole-o no paste e mande o seu link! ;-)

Linha do Tempo

Tudo o que é feito no ambiente Colab fica registrado na linha do tempo, com a informação de quem fez o que, onde e porque. Isso permite a identificação e correção de eventuais problemas e que os usuários acompanhem o que está acontecendo no ambiente.

Blogs da Comunidade

Para estimular o uso de blogs pelos membros das Comunidades Interlegis e não perder as suas valiosas contribuições à "blogosfera" o Colab tem uma ferramenta de Planet que indexa todos os blogs que estão cadastrados. Se o seu blog ainda não está sendo indexado no Colab, faça a solicitação. Ele será avaliado e cadastrado no ambiente, desde que seu conteúdo não seja ofensivo, adulto ou de cunho político/religioso.

Códigos Fontes

Todos os softwares desenvolvidos pelo Interlegis e/ou comunidade são softwares livres e estão disponíveis para download a partir do Colab. Para os desenvolvedores que desejam contribuir é possível obter os códigos fontes diretamente a partir do repositório Subversion ou da conta do Interlegis no Github.

Para solicitar permissão de escrita nos repositórios, basta enviar um e-mail solicitando tal permissão para a respectiva lista -dev de cada software.

Integração Contínua

Esta é uma ferramenta destinada aos desenvolvedores de software, que funciona com base nos testes desenvolvidos em cada software, que são executados automaticamente a cada nova contribuição de código fonte que é feita. Isso permite melhorar a qualidade dos softwares dado que se uma alteração quebrar algum teste, a ferramenta vai acusar e impedir a integração daquela contribuição, bem como, avisar a todas as pessoas envolvidas.

 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.