Mudanças entre a Versão 13 e Versão 14 de ConfigurandoUmServidorLdap


Ignorar:
Timestamp:
14/10/2005 15:47:36 (14 anos atrás)
Autor:
anônimo
Comentário:

--

Legenda:

Não Modificado
Adicionado
Removido
Modificado
  • ConfigurandoUmServidorLdap

    v13 v14  
    122122Adicione o usuário:
    123123===== ldapadd -x -D 'cn=admin,dc=maquina,dc=dominio,dc=com' -W -f usuario.ldif =====
    124 O campo userPassword possue deve possuir alguma criptografia, para gerar arquivos ldif com senha criptografada utilize algum aplicativo utilitário, o arquivo acima foi gerado utilizando o pacote migrationTools. Também é recomendado o uso de phpLdapAdimin, excelente ferramenta livre que além criptografar a senha dos usuários, ela administra toda a sua base de dados LDAP.
     124O campo userPassword possue deve possuir alguma criptografia, para gerar arquivos ldif com senha criptografada utilize algum aplicativo utilitário, o arquivo acima foi gerado utilizando o pacote migrationTools. Também é recomendado o uso de phpLdapAdmin, excelente ferramenta livre que além criptografar a senha dos usuários, ela administra toda a sua base de dados LDAP.
    125125----
    126126== Configurando o NFS no servidor ==
     
    129129Edite as exportações, inserindo no arquivo /etc/exports
    130130===== /home/LDAP    10.*.*.*(rw) =====
    131 
    132131Nesse caso o servidor esta configurado para exportar o diretório (/home/LDAP) para toda rede interna (10.*.*.*) com acesso de leitura e escrita (rw). Configure adaptando a sua situação.[[BR]]
    133132Reinicie o serviço:
     
    140139server:/home/ldap    /home/ldap    nfs     rsize=8192,wsize=8192,timeo=14,intr [[BR]]
    141140Toda a pasta seria importada pelo cliente, o que geraria um sobrecarregamento da rede. Para melhorar esse sistema, a exportação sob demanda importa apenas o necessário. Utiliza-se o autofs para essa finalidade.[[BR]]
    142 Um mapeamento é necessário para o autofs, assim o servidor exporta toda a pasta /home/LDAP/, os usuarios através do mapeamento sabem como os diretórios estão compostos nessa pasta e pedem ao servidor apenas a pasta necessária. Por default os arquivos do mapeamento são configurados em /etc/auto.master (instalado com o pacote ''autofs'') mas para isso seria necessário copiar o arquivo para cada estação de trabalho e além disso seria necessário copiar o conteúdo desse arquivo para cada estação de trabalho toda vez que um usuário fosse inserido. Para melhorar o sistema, usa-se o ldap para ser o servidor de mapeamento do autofs. A situação final é: o servidor exporta a pasta /home/LDAP e exporta também o mapeamento. Os clientes são informados do mapeamento e montam apenas a sua pasta pessoal.
     141Um mapeamento é necessário para o autofs, assim o servidor exporta toda a pasta /home/LDAP/, os usuários através do mapeamento sabem como os diretórios estão compostos nessa pasta e pedem ao servidor apenas a pasta necessária. Por default os arquivos do mapeamento são configurados em /etc/auto.master (instalado com o pacote ''autofs'') mas para isso seria necessário copiar o arquivo para cada estação de trabalho e além disso seria necessário copiar o conteúdo desse arquivo para cada estação de trabalho toda vez que um usuário fosse inserido. Para melhorar o sistema, usa-se o ldap para ser o servidor de mapeamento do autofs. A situação final é: o servidor exporta a pasta /home/LDAP e exporta também o mapeamento. Os clientes são informados do mapeamento e montam apenas a sua pasta pessoal.
    143142
    144143Instale os pacotes:
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.