ATENÇÃO: Obsoleto e não será migrado.

Scrapping dos comentários

Código

Use isso apenas se estiver atrás de um proxy:

proxy_support = urllib2.ProxyHandler({'http' : '...'})
opener = urllib2.build_opener(proxy_support)
urllib2.install_opener(opener)

Com proxy ou não, o restante não muda:

from lxml.html import document_fromstring
from lxml.html import builder as E

def ler(url):
    source = urllib2.urlopen(url).read()
    return document_fromstring(source)

def scrap_contribuicoes():
    url_base = 'https://www.consultas.governoeletronico.gov.br'
    pagina_principal = ler(url_base + '/ConsultasPublicas/item.do;jsessionid=B4CE7365B82B0983C81BB482A4224958?acao=exibir&idConsulta=113&id=651')
    urls_contribuicoes = [url_base + l.attrib['href'] for l in pagina_principal.cssselect('#texto .linkAcompanhar')]
    paginas_contribuicoes = [(url, ler(url)) for url in urls_contribuicoes]
    contribuicoes = []
    for url, p in paginas_contribuicoes:
        fieldset = p.cssselect('fieldset')
        assert len(fieldset) == 1, '%s: %s' % (url, len(fieldset))
        f = fieldset[0]
        f.attrib['class'] = 'contribuicao'
        f.insert(1, E.DIV(E.CLASS('fonte'), 'Baixado de ', E.A(url, href=url)))
        contribuicoes.append(f)
    with open ('contribuicoes.html', 'w') as f:
        f.write(html.tostring(E.HTML(E.BODY(*contribuicoes))))

scrap_contribuicoes()

Resultado

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  O Joomla na versão 2.5 está bem seguro e estável. ?Gerenciar um conteúdo com eficiência é diferencial estratégico para qualquer empresa ou setor público que deseja obter resultados efetivos com a internet/intranet.?

Justificativa:  Joomla! é seguro? Minha resposta é sim, porém, alguns fatores podem contribuir para melhorar ou piorar a segurança do seu website. Aumente sua segurança com: Plugin para encapsulamento do /administrator, token, LDAP se for o caso, mantenha os diretórios com permissão 0755 e arquivos com permissão 0644. Use servidores idôneos. Atualize sua versão do Joomla e cuidado com extensões de terceiros.

Responsável:  Renato Vinicius Dias Bastos

Data e Hora:  2012-12-21 15:21:53.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  A plataforma open source Liferay é utilizada para o gerenciamento de conteúdo e portais na construção de soluções que proporcionam resultados imediatos e de longo prazo de valor. Ela começou como um projeto pessoal em 2000 e teve seu código aberto em 2001. Desde então, a popularidade do Liferay Portal CE disparou, apresentando mais de 5 milhões de downloads e grande aclamação desde especialistas da indústria até desenvolvedores corporativos. O projeto ainda está prosperando com uma vibrante comunidade de mais de 45.000 membros que contribuem para o crescimento e desenvolvimento da plataforma.

Justificativa:  Acreditamos que a solução Liferay, líder open source na solução de gerenciamento de conteúdo e portais horizontais, com mais de 5 milhões de downloads, deve ser considerada no comparativo. A Liferay coloca-se a disposição para ajudar no que for necessário.

Responsável:  Zeno Rocha

Data e Hora:  2013-01-03 17:33:23.0

Comentários Também não tenho certeza se o Liferay é plenamente Open Source, um dos critérios adotados no comparativo.
2013-02-26 21:06:19.0
Rafael de Souza Berlanda

Concordo com o Rafael, o Modelo de negócios do Liferay destoa bastante do modelo tradicional de open source, tornando a comparação um tanto quanto estranha
2013-02-27 10:29:35.0
Andre Nogueira

Não entendi o que é "líder" com 5 milhões de downloads se: - Wordpress possui quase 12 milhões (somente da versão 3.5 - http://wordpress.org/download/counter/) - Joomla possui mais de 35 milhões (http://www.joomla.org/) - Drupal em 2010 já possuia mais de 7 milhões (http://engineindustries.com/blog/jason/how-many-websites-use-drupal-lets-estimate-number-part-one) Concordo em colocar mais uma opção, mas dizer que é líder é chiste.
2013-02-26 16:52:36.0
Paulino Michelazzo

Todos os CMSs desta análise têm a "habilidade de executar e completude de visão" e são produtos versáteis "out-of-the-box" e também tendem a incorporar demandas dos clientes ao longo do tempo, ainda mais considerando que atendem às demandas das comunidades de software livre usuárias dos produtos e que são as mesmas que colaboram na evolução destes, portanto, também não justifica o destaque dado.
2013-02-28 15:50:47.0
Jean Rodrigo Ferri

A fonte Gartner não é apropriada para esse caso por requerer contrapartida financeira, normalmente vinculada às empresas que mantém os produtos, para participar das análises e as comunidades de software livre que mantém os CMSs desta consulta pública ficam, portanto, excluídas dela.
2013-02-28 15:42:20.0
Jean Rodrigo Ferri

Concordo com o Jean Ferri sobre a relevância do Gartner no contexto de análises -- isentas -- de SGC. A inclusão de uma solução dentro do Magic Quadrant não é meramente técnica e/ou baseada em relevância. Neste aspecto os relatórios da Ideaware são o que existe de mais isento e confiável neste segmento.
2013-02-28 21:49:30.0
Érico Andrei

Bom, dizer que é líder soa corporativo e antipático, além de não ter fontes dessa informação, sugiro remover esse texto. O Liferay tem dupla edição, uma community livre e outra enterprise proprietária e paga, a community é limitada em relação à enterprise e fica complicado fazer comparação nesse cenário onde os outros CMSs são todos livres. Se for para comparar, tem que ser a edição livre.
2013-02-28 11:35:57.0
Jean Rodrigo Ferri

A liderança do Liferay foi atestada pelo relatório Magic Quadrant for Horizontal Portal Products da Gartner para o ano de 2012. A liderança mencionada não se refere ao número de downloads (popularidade), mas à sua "habilidade de executar e completude de visão", ou seja, o produto é versátil "out-of-the-box" e tende a incorporar demandas dos clientes ao longo do tempo. Esclareço também que, na verdade, a vantagem do Enterprise não reside na diferença do código-fonte do portal, mas no serviço de suporte. Todas as melhorias e correções de bugs referentes ao portal são públicas (http://issues.liferay.com/browse/LPS) e incorporadas na versão Community a cada "release" e "patches" podem ser feitos manualmente. Dito isso, concordo com a inclusão no comparativo do Liferay Portal, cuja edição livre possui, de fato, as vantagens mencionadas por Zeno Rocha e inúmeras outras.
2013-02-28 12:54:26.0
Cleydyr Bezerra de Albuquerque

Com relação ao suporte "enterprise" é necessário destacar que as demais soluções de CMS participantes desta consulta pública têm empresas prestando consultoria, desenvolvimento e suporte sobre os mesmos. Não somente os issue trackers destes CMSs são públicos, mas também os seus repositórios de códigos são públicos e de fácil colaboração.
2013-02-28 15:55:49.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Drupal é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo open source que alimenta milhões de websites e aplicações. Ele é construído, usado e suportado por uma ativa e diversificada comunidade de mais de 630.000 mil pessoas ao redor do mundo. Drupal além de oferecer as funcionalidades básicas de um CMS ele também implementa uma série de APIs robustas e apresenta uma estrutura modular que facilita o desenvolvimento de módulos extensivos. Esta característica é tão marcante que a comunidade de desenvolvedores é bem expressiva. O core do Drupal foi bem projetado com um sistema de ganchos conhecido como hooks (ou callbacks), que permitem que módulos insiram funcionalidades dentro do Drupal.

Justificativa:  Porque usar Drupal? Use o Drupal para construir tudo a partir de blogs pessoais a aplicações empresariais. Milhares de módulos e projetos permitem que você crie qualquer site que você possa imaginar, sem falar na mega comunidade de desenvolvedores super ativa. Conhece o sites da Casa Branca(The White House), The Economist e Warner Brothers Records? Pois bem, eles são nada mais nada menos do que feitos em Drupal, isso tudo deve-se ao poder que Drupal oferece tanto em questões de Segurança, Robustez, Usabilidade, Flexibilidade e Colaboração. Um dos grandes lemas do Drupal é "Come for the software, stay for the community" (Venha pelo Software, fique pela comunidade). Você não terá somente um software de código aberto, você terá também uma grande comunidade disposta a ajudar no que precisar.

Responsável:  Julio Cesar Moura Alves

Data e Hora:  2013-01-05 13:10:59.0

Comentários Os sites cia.gov, fbi.gov, fsf.org, acm.org, por exemplo, são Plone.
2013-02-28 22:56:35.0
Jean Rodrigo Ferri

Muito Bom seu comentários Julio Cesar!
2013-01-29 21:20:21.0
Frederico Ferrer

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais e provedor de sites que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, CMS, RSS, discussão temática, agenda de eventos e inteligência econômica colaborativa num mesmo sistema! O Noosfero utiliza a linguagem de programação Ruby com framework Rails e, portanto, suporta bancos de dados, PostgreSQL, MySQL, SQLite entre outros. http://noosfero.org

Justificativa:  O Noosfero foi, inicialmente, desenvolvida no Brasil pela Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres e hoje já é usado em diferentes regiões do país e do mundo. Vejam exemplos: Rede Social e Acadêmica da USP http://social.stoa.usp.br/ - Rede Social e portal do Projeto Software Livre Brasil http://softwarelivre.org/ - Provedor de Blogs e Sites Blogoosfero http://blogoosfero.cc/ - Rede Social da Campanha Oficial a Presidência de 2010 de Dilma Russef http://dilmanarede.com.br/ - Rede Social no Japão http://sns.hiroba.sist.chukyo-u.ac.jp/ - Rede Social Cultural da Suiça http://www.zen3.net/ - Rede internacional de qualidade de software aplicada ao SL da Qualipso - http://community.qualipso.org/ O Grande diferencial do Noosfero é que ele juntou so conceitos Site (CMS) + Blog + rede social numa mesma plataforma. Assim, no Noosfero, o foco é rede social para produção e publicação de conteúdo multimídia na Internet. Assim, cada Perfil de usuário ou comunidade pode se transformar num site ou blog, com CMS e as ferramentas ligadas a uma rede social. Afinal, todas essas possibilidades do CMS do Noosfero se somam às opções básicas de uma rede social, como por exemplo, ter um mural, se associar a comunidades e adicionar amig@s. Por isso, tudo o que for publicado num site numa plataforma Noosfero, pode ser compartilhado de forma colaborativa entre todos usuários da mesma rede social ligada a ele. Por exemplo, nessa rede social Http://softwarelivre.org é possível encontrar comunidades padrão (como essa http://softwarelivre.org/linux-brasil) e sites (como esses http://softwarelivre.org/fisl12 e http://softwarelivre.org/asl) num mesmo ambiente digital, que tem identidade visuais próprias e compartilham informações dentro de uma mesma plataforma padronizada.

Responsável:  Vicente Macedo de Aguiar

Data e Hora:  2013-01-12 18:17:25.0

Comentários O Noosfero é um bom software e feito por brasileiros, tem características de CMS mas é um software mais amplo que isso, pois sua especialidade são redes sociais onde uma parte do negócio é gerir conteúdo, acho um pouco estranho compará-los com softwares especialistas em gestão de conteúdo mas parece uma comparação interessante a ser feita.
2013-02-27 23:50:33.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  O Drupal é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo poderoso, rápido, seguro, com muitos recursos, altamente customizável, escrito em PHP, gratuito, de código aberto e licenciado sob General Public License. Já vem com módulos para criação de Blog, Fóruns de discussão, matérias (com feeds RSS criados automaticamente), páginas de internet, enquetes, busca, entre uma série de outras. É possível criar sites de comércio eletrônico, classificados, bate-papo, wikis, leitores de RSS, intranets, portais, redes sociais e muitas outras ferramentas, incluindo ferramentas de colaboração, bastando apenas usar alguns dos milhares (literalmente milhares) de módulos gratuitos disponibilizados no site. Milhares de Temas para mudar o visual e traduções também estão disponíveis gratuitamente pela comunidade.

Justificativa:  O uso de SGC na construção de Websites torna-se cada vez mais popular desde a criação da internet. É notável que o uso de tal ferramenta viabiliza o trabalho e inserção de muitas empresas no mercado de trabalho. Sem um SGC, entidades públicas ou privadas que nos dias de hoje dependem da internet, provavelmente não poderiam tornar real seus projetos Web. Além de SCG, o Drupal também é um Framework de alta potência e fácil uso. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdo de forma dinâmica, fácil e intuitiva, através de uma interface de usuário via Internet. Por ser um projeto de código aberto, qualquer um pode ver como o Drupal funciona e ainda fazer modificações. A comunidade Drupal é ativa e prestativa. Vários módulos com funções importantes foram criados por usuários comuns. No Brasil existe a comunidade Drupal Brasil, principal fonte de suporte em nosso país, onde se encontram manuais, tutoriais, dicas e diariamente se tiram dúvidas e trocam informações, através dos fóruns de discussão. A modularidade permite que qualquer desenvolvedor possa ampliar as funções do Drupal e também funções de outros módulos mantidos pela comunidade. Por padrão, o Drupal já nos dá um método fácil para manter um workflow na criação e gerenciamento do conteúdo. A comunidade Drupal recomenda o uso do GIT para versionamento de código e possui módulos que facilitam versionar configurações que são guardadas em Banco de Dados, chamados Features. Esse versionamento também ocorre para conteúdo, de acordo metodologia de workflow para publicação. Atualmente há uma lista expressiva de empresas, instituições, organizações, artistas e pessoas, com referência em tecnologia, que usam Drupal. Podemos citar: Casa Branca (Governo dos Estados Unidos), Tim Berners-Lee (considerado o Pai da internet, criador do WWW), NASA, Spread Firefox (Mozilla), KDE Developers, GNOME desktop's, Blaz, Tipic, DebianPlanet, SUN, LinuxJournal.com, jEdit, Lucent Technologies, Yahoo (Intranet), MTV, FOSDEM, Avril Lavigne, Electronic Frontier Foundation (EFF), Harvard, Jennifer Lopez, Britney Spears, UPEI, United Nations, Lifetime, CBC, Warner Bros, Fox, Tori Amos, Eclipse, Discovery Channel, The Onion, Royal Flemish Philharmonic, 9lives, Forbes, MensHealth, Ozzy Osbourne, AOL, Greenpeace, Playboy, Ubuntu, Hillary Clinton, Sony, PlayStation, Second Life, The world, Moto GP, FedEx, entre vários outros.

Responsável:  Leonardo Silva

Data e Hora:  2013-01-16 21:01:17.0

Comentários Excelente contribuição. Vale lembrar também que Sony Music, Verizon, World Economic Forum, Al Jazeera, Time, NBC, eBay, Harvard, MIT e Barack Obama também utilizam o Drupal.
2013-02-05 13:21:56.0
Bruno de Oliveira Magalhães

Muito boa Justificativa e vale lembrar que o Drupal está no mercado desde 2001. Com cerca de 12 anos de mercado já representa um software bastante maduro.
2013-01-18 18:39:28.0
Helal Ferrari Cabral

Excelente justificativa!
2013-01-29 21:22:23.0
Frederico Ferrer

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  A curva de aprendizado não é um problema no Drupal.

Justificativa:  No documento disponibilizado para esta consulta a curva de aprendizado no Drupal é considerada um ponto negativo, mas isto merece uma melhor avaliação. A questão é que a ferramenta possui muitos recursos, indo muito além do que se espera de um simples Sistema Gerenciador de Conteúdo, mas a criação de sites complexos pode ser feita por "site builders", que são usuários que tem uma noção da ferramenta e que utilizão os módulos disponibilizados na comunidade (todos são livres, sem aquela versão simplificada gratuita e outra completa paga). Para chegar neste nível, que atende a maioria dos projetos, temos uma curva de aprendizado igual a ferramentas consideradas mais simples, como o Joomla, por exemplo. Partindo para um desenvolvimento mais avançado a curva é muito parecida com outras ferramentas, como o Plone, já que a base é PHP (uma linguagem simples e muito difundida) e os códigos, via de regra, são bem escritos. Além disso a literatura é farta e a comunidade muito acessível e prestativa. Não tive maiores problemas para implantar grandes projetos no setor público com esta ferramenta.

Responsável:  Edson Sales Junior

Data e Hora:  2013-01-17 15:06:10.0

Comentários O Plone é feito em Python e não em PHP. Curva de aprendizado está relacionada à sofisticação da plataforma e ambas Plone e Drupal são bastante sofisticadas e apropriadas para portais mais robustos. O Plone também é ótimo para intranets por sua estrutura de organização de conteúdo, permissionamento, delegação de poderes, workflow, etc, sendo usado em grandes intranets no governo como Presidência da República, Senado Federal, Caixa Econômica Federal, Interlegis, Polícia Federal, Correios, entre outras.
2013-02-28 00:10:50.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Sobre o WordPress, página 10 do documento

Justificativa:  É necessário informar a fonte da afirmação "interface de alimentação de conteúdo mais intuitiva" ou alterar a mesma de forma a remover opiniões particulares. Outras opções como Joomla! e Drupal podem ser customizadas de forma a serem inclusive mais intuitivas que o próprio WordPress quando a sua administração.

Responsável:  Paulino Michelazzo

Data e Hora:  2013-02-26 17:01:32.0

Comentários Também é necessário datar, ou mencionar a fonte da qual a tabela comparativa final foi extraída, devido às mesmas justificativas do Sr. Paulino. Não sei pelos demais SGC's mas os itens do Joomla que precisam de melhorias não condizem com as versões versões 2.5 ou 3.0.
2013-02-26 21:12:40.0
Rafael de Souza Berlanda

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Sobre WordPress, página 12 - pontos fracos "Não é recomendado para portais com funcionalidade complexas pois não permite escalabilidade."

Justificativa:  É discutível "escalabilidade" de uma aplicação principalmente quando não são informados parâmetros para escala. O WordPress é uma ferramenta que pode gerenciar milhares de blog's e websites numa única instalação (o que o faz escalável em número de instalações), pode ser compartilhado em diferentes servidores (o que o faz escalável em nível de hardware) e assim por diante. É imperativo que exista uma explicação de quais os pontos a ferramenta não é escalável e porquê pois esta pode se converter em uma ferramenta escalável com o uso de técnicas e/ou aplicativos acessórios.

Responsável:  Paulino Michelazzo

Data e Hora:  2013-02-26 17:05:53.0

Comentários Concordo com o questionamento acima.
2013-03-01 10:09:51.0
Gustavo Gomes Alves

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Sobre o WordPress, página 12 - Servidor Web (Apache)

Justificativa:  O WordPress não especifica plataforma de servidor web Apache, mas sim recomenda-o junto com o Nginx. O WordPress em sua lista de requerimentos para instalação informa que ele pode ser instalado sobre qualquer plataforma que utilize PHP e MySQL (http://wordpress.org/about/requirements/)

Responsável:  Paulino Michelazzo

Data e Hora:  2013-02-26 17:09:25.0

Comentários Se for dessa forma todo o documento precisa ser tirado ar porque não existe um critério na apresentação de cada cms. O mesmo documento possui contradições. como por exemplo dizer que na página 12 que a comunidade "Atuante/estabelecida" e na página 26 na categoria "Apoio/Força Comunidade" dizer que é um item que precisa de melhorias. Contudo acho que esse documento tá tentando dizer as qualidades naturais sem a necessidade de customizações.
2013-03-01 16:14:50.0
Adauto da Silva Riscado

Escalável é simplesmente algo que não tem uma característica ou função por natureza, mas sendo possível integrar por meios técnicos funções que são necessárias. Um bom exemplo são os plugins. Através de um plugin é possível elevar a capacidade da plataforma
2013-03-01 16:25:08.0
Adauto da Silva Riscado

Isso pode ser observado também na descrição na área Download da página http://br.wordpress.org/ "Para a utilização do WordPress são recomendadas as seguintes configurações: Versão do PHP 5.2.4 ou superior. Versão do MySQL 5.0 ou superior."
2013-03-01 10:11:03.0
Gustavo Gomes Alves

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Sobre o WordPress - página 12 - Pontos fracos.

Justificativa:  É necessário incluir como ponto fraco a falta de ACL (access control list) com algo nível de granularidade, ou seja, não é possível por exemplo permitir que um usuário leia somente um artigo e não outros.

Responsável:  Paulino Michelazzo

Data e Hora:  2013-02-26 17:11:12.0

Comentários * com alto nível de granularidade
2013-02-26 21:14:16.0
Rafael de Souza Berlanda

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Sobre o Drupal - página 16 - Curva de aprendizado complexa

Justificativa:  A curva de aprendizado do Drupal não é diferente dos demais CMS's quando são usadas as funcionalidades básicas existentes no pacote de instalação (core) sem extensões (módulos). e, da mesma forma que outros CMS's, a partir da instalação de códigos acessórios, esta curva tende a ser mais extensa que com outros CMS's. Entretanto "curva" de aprendizado não é uma característica reconhecidamente ruim quando são colocadas lado a lado as capacidades da ferramenta versus o tempo dispendido para desenvolvimento destas.

Responsável:  Paulino Michelazzo

Data e Hora:  2013-02-26 17:15:08.0

Comentários É importante que a curva de aprendizado seja melhor descrita, pois uma coisa é aprender um sistema complexo e complicado por haver muitas *acoplações e surpresas*. Outra é aprender um sistema complexo onde há uma arquitetura de componentes consistente e que não força o desenvolvedor a aprender todas as suas partes de uma vez.
2013-02-28 09:12:08.0
|Davi Lima de Medeiros

Um critério para definir "falta de escala" é a proporção de código _spaghetti_ encontrado nos trabalhos diários com cada CMS. Se inexiste uma arquitetura de componentes que funcione como política geral e restritiva do framework, o código rapidamente torna-se frágil e de difícil manutenção, gerando problemas graves para o desenvolvimento de funcionalidades complexas.
2013-02-28 09:17:13.0
|Davi Lima de Medeiros

.
2013-02-28 09:11:58.0
|Davi Lima de Medeiros

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Sobre o Drupal - página 18 - Bancos de Dados

Justificativa:  É necessário incluir como banco de dados passíveis de uso pelo Drupal o MariaDB e SQLite (nativos), além de Microsoft SQL Server e Oracle por meio de módulos adicionais.

Responsável:  Paulino Michelazzo

Data e Hora:  2013-02-26 17:18:22.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Sobre o Drupal - página 18 - Acessibilidade administrativa

Justificativa:  Alteração do termo "desde que programada" para "desde que customizada". Não existe necessidade de programação da interface administração para acessibilidade, mas sim de customização da mesma, a qual é bem diferente em diversos aspectos.

Responsável:  Paulino Michelazzo

Data e Hora:  2013-02-26 17:19:38.0

Comentários Rafael, a comparação utilizando o ohloh é válida neste contexto pois "commiters" são as pessoas que efetivamente fazem as soluções. Importante citar que para ambos os casos não estamos citando os casos de patches enviados e que foram commitados por outra pessoa (ou seja, os números de commiters estão utilizando as mesmas métricas).
2013-02-28 14:30:57.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Quadro comparativo - página 26

Justificativa:  O quadro comparativo é, no mínimo, duvidoso e incita conclusões equivocadas para boa maioria das ferramentas avaliadas. Inicialmente não é explicado o que cada item indica, informação extremamente importante para uma correta avaliação. Da mesma forma, os itens avaliados carecem de explicação para que seja possível entender no que determinado item precisa de uma melhoria ou que é estável. Um exemplo fácil de ser reconhecido como erro devido a interpretações equivocadas está no item Acessibilidade e otimização de motor de busca onde o WordPress, considerado pela comunidade FLOSS como um dos melhores neste quesito está listado como "item que precisa de melhoria". Da mesma forma o Drupal que também é considerado um dos melhores neste quesito, é informado como "item com futuras implementações". Outro ponto não compreensível é relacionado as comunidades onde o WordPress mesmo possuindo milhões de pessoas e desenvolvedores ao redor do projeto, é listado como "item que precisa de melhorias", enquanto Plone que possui uma comunidade muito menor, é listado como "estável". Todas as ferramentas certamente terão "futuras implementações" por serem FLOSS e por contarem com comunidades de desenvolvedores ao redor. Assim, não é entendível o que espera-se de compreensão para "item com futuras implementações" ou ainda "item precisa de melhorias". Creio que, se é necessário um grid para fácil compreensão dos itens, que os mesmos sejam explicados bem como o peso de cada um deles a fim de não gerar erros de interpretação.

Responsável:  Paulino Michelazzo

Data e Hora:  2013-02-26 17:36:54.0

Comentários O WordPress é um sistema em constante aprimoramento na usabilidade, o que pode ser conferido através do endereço http://make.wordpress.org/accessibility/
2013-03-01 10:07:02.0
Gustavo Gomes Alves

É importante que a curva de aprendizado seja melhor descrita, pois uma coisa é aprender um sistema complexo e complicado por haver muitas *acoplações e surpresas*. Outra é aprender um sistema complexo onde há uma arquitetura de componentes consistente e que não força o desenvolvedor a aprender todas as suas partes de uma vez.
2013-02-28 09:11:36.0
|Davi Lima de Medeiros

Outros produtos para estas funcionalidades: collective.fbshare, sc.social.like, collective.twitter.accounts, collective.facebook.accounts.
2013-02-27 22:34:13.0
Érico Andrei

Creio que é interessante sempre separar nas avaliações o que a plataforma oferece nativamente de recursos via customizações/plugins. Em geral, funcionalidades nativas são mais estáveis e oferecem menor esforço de manutenção, atualização e mesmo cognição em termos de paradigma geral de uso das interfaces do CMS. Com relação a intuição, o Plone é o único CMS com edição em contexto (não é necessário "um site separado para administração") e existem padrões de código e grupos de trabalho para manter todas as interfaces extremamente consistentes/previsíveis.
2013-02-28 09:01:24.0
|Davi Lima de Medeiros

Rafael, a comparação utilizando o ohloh é válida neste contexto pois "commiters" são as pessoas que efetivamente fazem as soluções. Importante citar que para ambos os casos não estamos citando os casos de patches enviados e que foram commitados por outra pessoa (ou seja, os números de commiters estão utilizando as mesmas métricas).
2013-02-28 23:51:11.0
Érico Andrei

Os pontos abordados na tabela comparativa foram baseados em um dos documentos de referência, o "Idealware; Comparing Open Source Content Management Systems", contudo, os resultados da comparação diferem, e os critérios adotados na reavaliação não são claros, como o Paulino Michelazzo levantou. Mesmo a versão mais recente desse documento de referência, que é de 2010 e possui notas melhores para alguns SGC's, não reflete a atualidade, porque versões mais recentes dos SGC's comparados foram disponibilizadas desde então.
2013-02-26 21:34:47.0
Rafael de Souza Berlanda

A afirmação do Paulino de que a comunidade do Plone é muito menor não se sustenta ao compararmos a evolução de colaborações e colaboradores do Plone com o Drupal. Apenas no último mês, o Plone contou com 46 colaboradores enquanto o Drupal teve 5. Fonte: http://www.ohloh.net/p/plone/commits/summary e http://www.ohloh.net/p/srupal/commits/summary
2013-02-27 22:27:34.0
Érico Andrei

Não dá para comparar o ohloh, uma vez que ele está levando em conta apenas os commiters. Uma vez que o grupo de commiters no Drupal é limitado, essa comparação, feita se usando essa ferramenta é limitada e inacurada.
2013-02-28 11:55:43.0
Rafael Ferreira Silva

Davi Lima. Na verdade o Drupal também tem o que você chamou de "edição em contexto" desde sua versão 7.
2013-02-28 12:15:14.0
Rafael Ferreira Silva

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 21, sobre a pontos fracos do Plone.

Justificativa:  Faltou mencionar dois pontos fracos: Número reduzido de módulos/plugins para vários serviços Comunidade pequena, com suporte deficitário para questões de mais alto nível.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:02:43.0

Comentários Quando digo que a comunidade do Plone é pequena, tome por base a do Drupal, por exemplo. Atualmente existem 24,033 desenvolvedores (pessoas que efetivamente escreveram algum código para a ferramenta), desses mais de 1077 são desenvolvedores core atualmente (segundo http://buytaert.net/code-freeze-and-thresholds, último parágrafo). Segundo o site oficial do Plone, são 340 core developres. Isso dá uma dimensão no tamanho da comunidade. Quanto a módulos/plugins, tome por referencia o link do André Nogueira. O Plone, possui, por esse link, 839 plugins. No Drupal temos 20,651 (informação na página principal do site do Drupal.org) ou 23,792 do Wordpress (informação na página http://wordpress.org/extend/plugins/). Se formos falar de suporte, podemos pegar a quantidade de tickets abertos/resolvidos e respostas em fóruns.
2013-02-28 12:27:11.0
Rafael Ferreira Silva

Questionando o ponto de comunidade pequena, segundo o site Ohloh, o número de contribuidores do Core do Plone é 4 vezes maior que que o número de contribuidores do Core do Drupal (http://www.ohloh.net/p/plone/contributors e http://www.ohloh.net/p/drupal/contributors) e o número de contribuidores apenas no último mês é 9 vezes maiores (http://www.ohloh.net/p/plone/commits/summary e http://www.ohloh.net/p/drupal/commits/summary).
2013-02-27 21:46:07.0
Érico Andrei

Novamente a métrica do ohloh não pode ser considerada, uma vez que o número de commiters autorizados no core do Drupal é limitado. Para uma comparação, pegue a estatistica oficial do criador do Drupal em post recente, para mostrar quantos desenvolvedores participaram do Drupal recentemente: http://buytaert.net/code-freeze-and-thresholds no último parágrafo tem o número, mais de 1077 desenvolvedores.
2013-02-28 12:07:58.0
Rafael Ferreira Silva

Discordo da afirmação do Érico Andrei. A quantidade de atualizações de segurança reflete a maturidade a comunidade, não a fragilidade da ferramenta. Se fosse assim todo CMS feito "em casa" seria seguro, uma vez que não há reportes de segurança, o que, sabemos ser uma falácia.
2013-02-28 12:04:45.0
Rafael Ferreira Silva

Na verdade, minha afirmação tem sustentação http://buytaert.net/drupal-learning-curve
2013-02-28 12:09:29.0
Rafael Ferreira Silva

Atualmente boa parte dos plugins do Plone estão no pypi.python.org.
2013-03-01 00:15:18.0
Jean Rodrigo Ferri

Questionando o ponto de comunidade pequena, segundo o site Ohloh, o número de contribuidores do Core do Plone é 4 vezes maior que que o número de contribuidores do Core do Drupal (http://www.ohloh.net/p/plone/contributors e http://www.ohloh.net/p/drupal/contributors) e o número de contribuidores apenas no último mês é 9 vezes maiores (http://www.ohloh.net/p/plone/commits/summary e http://www.ohloh.net/p/drupal/commits/summary).
2013-02-27 21:46:21.0
Érico Andrei

Discordo das justificativas. Existe um número enorme de plugins disponíveis e com constante movimentação, como pode ser visto aqui: https://github.com/collective Plone é um dos projetos open sources mais ativos da atualidade, e a comunidade brasileira é extremamente ativa, como pode ser comprovado pela realização da Plone Conference 2013 em Brasília, o principal evento de Plone no Mundo. http://www.ploneconf.org O Brasil possui diversos desenvolvedores que são core developers do Plone e podem dar suporte de altíssimo nível. Inclusive muitos desses profissionais trabalham no governo federal.
2013-02-27 10:10:42.0
Andre Nogueira

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 18 - Pontos fracos do Drupal

Justificativa:  A curva de aprendizado do Drupal, é, em geral, menor que a do Plone, por exemplo, e não a consideraria como um ponto fraco.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:04:23.0

Comentários Acho estranho curva de aprendizado ser algo tão negativo. Ferramentas mais complexas demandam mais conhecimento.
2013-02-27 10:42:15.0
Andre Nogueira

Bom, dizer que é líder soa corporativo e antipático, além de não ter fontes dessa informação. O Liferay tem dupla edição, uma community livre e outra enterprise proprietária e paga, a community é limitada em relação à enterprise e fica complicado fazer comparação nesse cenário onde os outros CMSs são livres.
2013-02-27 23:34:30.0
Jean Rodrigo Ferri

A curva de aprendizagem do Drupal é reconhecidamente alta, a maior entre os CMSs PHP, essa afirmação é tão verídica quanto a do Rafael Silva, já que ambas não citam fontes e partem de experiências pessoais. O fato é que ferramentas mais sofisticadas como o Plone e o Drupal têm curva de aprendizado maior, e sim, é um ponto fraco se a instituição está precisando de um site simples, como um hotsite, por exemplo, mas é coerente quando estamos falando de sites sofisticados, normalmente utilizados por órgãos do governo.
2013-02-27 22:49:18.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26 e página 18, sobre segurança no Drupal

Justificativa:  É contraditório o descrito na página 18 com o apresentado na página 26. Ou o Drupal é seguro ou precisa de melhorias. Ao se fazer pesquisas sobre estatísticas de invasão ou exploits para Drupal, irá se constatar um número muito reduzido desses itens. Cabe ressaltar ainda que o Drupal tem um comitê de segurança que, semanalmente, informa sobre falhas e libera soluções de segurança. A única ocasião que um site feito com Drupal fica vunerável, é quando esse não é atualizado (o que vale para todo os CMSs). Assim, acredito que o quadro da página 26 deve ser corrigido para refletir o que foi dito na página 18.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:07:39.0

Comentários "A única ocasião que um site feito com Drupal fica vunerável, é quando esse não é atualizado (o que vale para todo os CMSs)." - Concordo plenamente. O mesmo vale para o Joomla, para o qual foi mencionado haver uma falha na versão 1.5 sem lembrar que a versão atual é a 3.0.
2013-02-26 21:37:16.0
Rafael de Souza Berlanda

É importante ressaltar que o número de atualizações de segurança (críticas) de um software é um indicador da qualidade do desenvolvimento do mesmo. Outro ponto que deve ser lembrado é que administradores de sistemas tem outras atribuições além de aplicar patches e fixes em centenas de websites.
2013-02-27 22:55:55.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26 - Papéis de Usuários e Workflow sobre Drupal

Justificativa:  É claramente um equivoco marcar como "itens a melhoria" esse item. O Drupal possui um sistema de permissões e acesso bastante granular (parte no core, parte em módulos extra), exatamente igual ao do Plone, que recebeu a indicação de "item estável". Assim, questiono o item e acredito que deva ser marcado como "item estável".

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:09:50.0

Comentários Faltou, na minha justificativa, comentar que a página 26 contradiz, em parte, o que está na página 18.
2013-02-26 18:26:26.0
Rafael Ferreira Silva

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26 - Facilidade de configuração : Sítio Simples sobre Drupal

Justificativa:  É totalmente questionável esse item. Foi marcado como "item que precisa de melhorias", sendo que, configurar um sítio simples com o Drupal requer menos de 10 minutos, e pode ser feito tudo através de telas de configuração. Como referência a esse item, favor considerar o seguinte tutorial: http://drupal-br.org/suporte/drupal/screencast-instalando-o-drupal-7-em-portugues

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:13:02.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 18 sobre Url amigável e Drupal

Justificativa:  O Pathauto não é um requisito para url amigável, mas uma otimização para isso. O Drupal possui o recurso de url amigável no seu core.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:15:54.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26 - Facilidade de uso : Editor de Conteúdo sobre o Drupal

Justificativa:  Notadamente mais um equivoco. Apesar de, no seu núcleo, o Drupal não vir com um editor WYSIWYG, existem diversos módulos de instalação extremamente simples e facilitada.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:28:57.0

Comentários Concordo com o comentário do André Nogueira, mas discordo do exemplo dado pelo Érico Andrei. Um site não é contestação final para uma ferramenta.
2013-02-28 12:03:05.0
Rafael Ferreira Silva

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26 - Facilidade de uso : Administração do Sítio sobre Drupal

Justificativa:  Não entendi o ponto de se marcar esse item como deficitário. Afinal, toda a gestão do site pode ser feita através da interface administrativa, sem necessidade de códigos. Também não se justifica uma eventual punição por complicação, uma vez que os itens são sempre de entendimento muito claro e simples de se encontrar.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:30:34.0

Comentários Concordo com o Rafael neste ponto e gostaria de entender o critério utilizado, não só para o Drupal mas para todos os outros SGC
2013-02-28 22:13:16.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26 - item Facilidade de configuração : Sítio complexo para Plone

Justificativa:  Esse item é discutível. Na minha avaliação é algo que precisa de melhoria, uma vez que, a integração com sistema externos, por exemplo, é de difícil execução, geralmente precisando de grande quantidade de conhecimento dos fundamentos do Plone.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:36:23.0

Comentários O Rafael mencionou que utilizar um site como exemplo não é suficiente. Podemos então citar o caso do Sebrae e Câmara dos Deputados (que integram com web-services), a Universidade da Caixa (que autentica-se com base LDAP e busca as propriedades de usuários de base relacional) ou mesmo o Brasil.gov.br que utiliza base de dados do IPEA para exibição de indicadores econômicos.
2013-02-28 22:20:54.0
Érico Andrei

Acho um tanto quanto complicado falar em fazer um Site Complexo sem conhecer os fundamentos da ferramenta, qualquer que seja a ferramenta.
2013-02-27 10:38:16.0
Andre Nogueira

O desconhecimento da ferramenta sempre torna as configurações mais complicadas, porém o item citado é claramente um ponto forte do Plone, sendo comprovado, por exemplo, no caso do Interlegis (http://www.interlegis.leg.br) e na sua integração com diversas ferramentas externas.
2013-02-27 21:28:18.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 18 Otimização para buscadores sobre Drupal

Justificativa:  Item equivocado. Da mesma forma que o Plone, o Drupal está ajustado para mecanismos de buscas, sem a necessidade de novos plugins. No entanto existem alguns módulos (plugins) que aumenta ainda mais essa encontrabilidade.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:38:45.0

Comentários O tópico é "otimização para buscadores" e foi afirmado que o Drupal estava ajustado para mecanismos de buscas da mesma forma que o Plone, o que é incorreto. A desqualificação do page rank como medida comparativa neste aspecto indica que a justificativa apresentada neste item é meramente opinativa e não se baseia em informações comprováveis.
2013-02-28 22:00:19.0
Érico Andrei

Page Rank não é o único item para essa avaliação, a meu ver. Na verdade o Page Rank nem mesmo é divulgado pelo Google. Assim, não é uma medida que deve ser levada em consideração para essa avaliação. Medir também os sites das comunidades brasileira não mede a ferramenta, mas o site. Façamos o mesmo teste no site oficial, e você vai ver que esse teste (apesar de irrelevante) dará o mesmo resultado para os dois CMS. Além do mais o site da comunidade brasileira de Drupal está errado no comentário acima.
2013-02-28 12:00:53.0
Rafael Ferreira Silva

Acho que o Érico Andrei quis dizer http://drupal-br.org em vez de http://drupal-br.gov
2013-03-01 16:14:05.0
Jean Rodrigo Ferri

Creio que a comparação entre Plone e Drupal neste item (Otimização para buscadores) é incorreta. Cito o page rank dos sites das duas comunidades brasileiras (http://plone.org.br e http://drupal-br.gov) , que pode ser verificado em http://www.whatsmypr.net/, como exemplo acabado deste equívoco. O site da comunidade Plone possui page rank 5 enquanto o da comunidade Drupal 4, apesar do primeiro ser um site bem mais recente que o segundo.
2013-02-27 23:08:19.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 18 Servidor Web sobre Drupal

Justificativa:  Apesar de ser o servidor Web mais utilizado para o Drupal, ele é plenamente compatível com outros como: ISS, Nginx e lighthttpd.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:40:13.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 18 item Pontos Fracos sobre Drupal

Justificativa:  Outra vez uma contradição. É indicado uma curva de aprendizado alta, mas no item Curva de Aprendizado, foi denominada como sendo media-alta.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:42:31.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 18 Administração sobre Drupal

Justificativa:  Vale ressaltar que, além de poder-se criar vários tipos de usuário, também é possível criar vários tipos de conteúdo, com vários tipos de campo, tudo sem a necessidade de edição de códigos ou adição de módulos extra (apesar desses últimos agregarem novas funcionalidades).

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:44:07.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 12 Pontos Fracos sobre Wordpress

Justificativa:  Discordo com o item apresentado, pois o problema do Wordpress não está na escalabilidade, mas na escassa falta de módulos de qualidade. É importante levantar isso no quadro da página 26: o Wordpress é um sistema de blog, que, por meio exclusivo de plugins, vira um CMS, caso contrário ele não tem esse uso.

Responsável:  Rafael Ferreira Silva

Data e Hora:  2013-02-26 18:50:32.0

Comentários Discordo do argumento que diz "mas na escassa falta de módulos de qualidade" pois é simples achar algum funcionalidade adicional, um plugin, e atestar sua qualidade, pois no diretório oficial de plugins do WordPress, encontrado em http://wordpress.org/extend/plugins/, todo plugin publicado pode ser avaliado pelos usuários, dando retorno sobre qual versão do WP o plugin realmente suporta, qual sua classificação média, total de votos e fórum de suporte do mesmo, bastando se atentar a estas informações para ver se a função disponibilizada é realmente de qualidade ou não. Outro ponto, o WordPress não é um sistema de blog, ele nasceu assim e evoluiu para um sistema completo de gerenciamento de conteúdo, a alguns anos, basta acompanhar e avaliar a evolução do sistema a cada atualização.
2013-03-01 17:16:05.0
Gustavo Gomes Alves

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Inclusão do Portal Liferay entre as alternativas consideradas.

Justificativa:  Liferay além de ter como características técnicas sua robustez, escalabilidade e flexibilidade (o que lhe rendeu o título de líder entre portais horizontais pela Gartner), tem uma sede brasileira. Proporciona, portanto, suporte, treinamento e consultoria na nossa língua nativa. Apesar de não ser a ferramenta mais baixada e popular entre as citadas, seu valor é reconhecido por diversas companhias ao redor do planeta, com casos de sucesso inclusive no Brasil.

Responsável:  Cleydyr Bezerra de Albuquerque

Data e Hora:  2013-02-26 19:57:24.0

Comentários O Liferay Portal Community Edition é licenciado sob a LGPL 2.1. E oferece, portanto, os mesmos riscos e vantagens que qualquer outro software sob o mesmo licenciamento. Logo, não haveria prejuízo relativo numa eventual adoção da ferramenta.
2013-03-01 21:07:32.0
Cleydyr Bezerra de Albuquerque

Todas as soluções citadas neste cartilha possuem forte presença no mercado brasileiro -- sendo que nenhuma delas é de propriedade de uma empresa e sim de Fundações, Associações e comunidades em geral -- com empresas e comunidades que ofertam serviços, treinamentos e suporte. Uma preocupação clara com relação a esta solução é o efeito "Oracle" que o Governo Brasileiro estaria sujeito ao utilizar um SGC de propriedade de uma empresa, que pode decidir alterar os termos de licenciamento e políticas comerciais sem nenhuma influência da comunidade.
2013-02-28 22:28:24.0
Érico Andrei

Com certeza a comunidade do wordpress vai agradecer ao rafael por concordar que o problema do wordpress não está na escabilidade. Mas discordo do Rafael Ferreira Silva quando menciona que existe uma falta de módulos (só lembrando: são plugins) de qualidade. E o que é por exemplo: o Jetpack: http://wordpress.org/extend/plugins/jetpack/, o BuddyPress: http://wordpress.org/extend/plugins/buddypress/, o Woocomerce: http://wordpress.org/extend/plugins/woocommerce/, enfim poderia fazer uma lista enorme. Agora dizer que o wordpress não é um CMS tem que ler um pouquinho mais antes de ficar colocando bobeiras por aê. Olha isso aqui e vê o que é um cms: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_gerenciamento_de_conte%C3%BAdo
2013-03-01 17:30:27.0
Adauto da Silva Riscado

A fonte Gartner não é isenta e apropriada para esse caso por requerer contrapartida financeira, normalmente vinculada às empresas que mantém os produtos, para participar das análises e as comunidades de software livre que mantém os CMSs desta consulta pública ficam, portanto, excluídas dela. A inclusão de uma solução dentro do Magic Quadrant não é meramente técnica e/ou baseada em relevância. Neste aspecto os relatórios da Idealware são o que existe de mais isento e confiável neste segmento. Suporte, treinamento e consultoria em língua nativa é feito por várias empresas nacionais epsecialistas nos outros CMSs desta consulta.
2013-03-01 00:38:23.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 15, sobre a versão avaliada do Joomla

Justificativa:  Caso a avaliação das versões mais recentes do Joomla não seja possível, vale mencionar que as versões mais atuais do Joomla são 2.5.9 (LTS) e 3.0.3 (STS).

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 21:43:25.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 15, sobre a segurança do Joomla - dados desatualizados e incompletos precisam de correção

Justificativa:  A versão 1.5 do Joomla, que não é a mais atual estável, é mencionada como se tivesse problemas de segurança desde o seu lançamento até o fim do suporte oficial. Não foi o que ocorreu. A pior vulnerabilidade encontrada no core da ferramenta foi corrigida na versão 1.5.6, lançada em 2008, e ainda assim dependia da falha da equipe de gestão do site, ao manter um usuário com nome de 'administrator'. A última versão de manutenção do Joomla 1.5 foi a versão 1.5.26, em 27 de março de 2012 (http://docs.joomla.org/Joomla_1.5_version_history). O Joomla possui seu Bug Squad e seu Security Strike Team, responsáveis por reportar e solucionar bugs funcionais e problemas de segurança, respectivamente. Foi afirmado também: "As extensões são o ponto fraco do SGC, devendo se ter especial atenção a elas.". A diversidade de extensões é na verdade um ponto forte do SGC, e a escolha atenta das extensões utilizadas faz-se necessária para qualquer SGC. Além disso, o Joomla possui uma série de extensões que aprimoram a segurança, conforme mencionado por Renato Vinicius Dias Bastos em sua contribuição.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:00:05.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 15, sobre os pontos fracos da ferramenta - também é necessário atualizar os dados

Justificativa:  Nativamente, a ferramenta possui pouca interação o que a tornaria inadequada para blogs, mas, com a utilização de extensões do tipo CCK ou o K2 é possível desenvolver blogs em Joomla. O problema da estrutura rígida de seções foi resolvido na versão 1.6 da ferramenta, que está atualmente na versão 3.0 (STS) e 2.5 (LTS).

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:05:33.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 15, sobre a plataforma tecnológica

Justificativa:  Segundos os requisitos técnicos da ferramenta, constantes em joomla.org, o Joomla 3.0 suporta os bancos de dados MySQL, MSSQL e PostgreSQL, e pode trabalhar com os servidores web Apache, Nginx e Microsoft IIS. Além disso, o objeto de conexão com banco de dados do joomla trabalha sobre classes php que trabalham como "drivers", o permite que o joomla venha a ser utilizado com outros bancos de dados, uma vez que o "driver" seja escrito e as extensões adaptadas, o oracle poderia ser utilizado, por exemplo.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:11:11.0

Comentários * Correção: "segundo os requisitos"...
2013-02-27 09:51:18.0
Rafael de Souza Berlanda

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 15, sobre Adequação aos padrões e recomendações - ajuste no texto

Justificativa:  Se a parte administrativa do Drupal pode ser acessível (de forma programada ou adaptada, como uma das contribuições citou), o mesmo ocorre com o Joomla, que permite o uso de temas específicos para a área administrativa.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:15:18.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 13, sobre o uso no governo do Joomla

Justificativa:  Os sites mencionados são representativos, mas a lista pode ser facilmente expandida, com dados de um levantamento de junho de 2012, com lista de 36 sites mencionados a seguir. Há ainda um site internacional que permite que sites governamentais em joomla sejam cadadastrados e divulgados, o joomlagov.info, atualmente com 66 sites brasileiros. 36 sítios governamentais em joomla além dos já mencionados no comparativo: 1. www.fnde.gov.br 2. www.cnj.jus.br/ 3. www.ibama.gov.br/ 4. www.mc.gov.br 5. www.conexaominicom.mc.gov.br 6. www.tjam.jus.br 7. www.tjrr.jus.br 8. www.tj.ba.gov.br 9. www.tjto.jus.br 10. www.tj.es.gov.br 11. http://ufrr.br 12. http://sistemasesan.com 13. http://ifpa.edu.br 14. www.defesa.gov.br 15. www.infraero.gov.br 16. www.cms.eb.mil.br 17. www.dct.eb.mil.br 18. www.cds.eb.mil.br 19. www.ctex.eb.br/ 20. www.sgex.eb.mil.br/ 21. www.1cta.eb.mil.br/ 22. www.ccopab.eb.mil.br/ 23. www.eseqex.ensino.eb.br/ 24. www.cep.ensino.eb.br/ 25. www.espcex.ensino.eb.br/ 26. www.ime.eb.br/ 27. www.aman.ensino.eb.br/ 28. www.eceme.ensino.eb.br/eceme/ 29. www.escom.ensino.eb.br/nova/ 30. http://daprom.dgp.eb.mil.br/site/ 31. http://dsm.dgp.eb.mil.br/ 32. www.imbel.gov.br/ 33. www.ciencianodiaadia.org.br/ 34. www.rio2011.mil.br/ 35. www.ecemar.aer.mil.br/ 36. www.cpbv.aer.mil.br/

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:25:49.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26, tabela comparativa, Sobre facilidade de configuração de um sítio simples em joomla - necessário um critério para realizar tal afirmação

Justificativa:  Creio que é importante estabelecer um critério que permita tal avaliação, do tipo número de páginas ou funcionalidades cobertas. O Joomla pode ser utilizado para a criação de um sítio simples de forma rápida, a começar pela instalação. Todo o conteúdo cadastrado marcado pra aparecer na página inicial já será apresentado na home do site, tal qual ocorreria em blogs, e um novo template em branco poderia ser instalado, agilizando ainda mais a montagem do site.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:32:43.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26, Facilidade de uso do editor de conteúdo

Justificativa:  O joomla possui um editor de conteúdo nativo, passível de configurações para torná-lo de uso mais simples, e outros editores que podem ser instalados por meio do seu diretório de extensões, como por exemplo o JCE. Esse editor permite customização de acordo com perfis de acesso, colocando mais ou menos funcionalidades de acordo com o nível do usuário. Reclamava-se bastante da falta de atalho para colocação de links para artigos, em versões anteriores do Joomla, mas isto foi resolvido pelo menos desde a versão 2.5, talvez até mesmo antes, em uma das versões de transição.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:35:35.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Facilidade de Uso: administração do sítio - necessário mencionar os critérios adotados

Justificativa:  Não concordo com a avaliação dada para o tópico, no que se refere ao Joomla. Partindo da própria avaliação positiva para o desenvolvimento de sítios complexos, o Joomla possui uma série de funcionalidades administrativas bem organizadas, que dividem itens de gestão de conteúdo (menu específico), gestão de conteúdo de extensões (componentes, módulos, etc.) e gestão de recursos técnicos. Esta última permite habilitar ferramentas de debug, trocar dados de conexão de banco (sem apresentar a senha, por segurança), habilitar cache, colocar o site em manutenção e uma série de outras configurações que podem ser feitas diretamente pelo painel administrativo.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:40:05.0

Comentários O site oficial conta com grande documentação sobre a migração de versão. http://plone.org/documentation/manual/upgrade-guide/
2013-02-28 11:15:39.0
Lucas Carvalho de Aquino

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26, acessibilidade e otimização de motor de busca - discordo da avaliação dada para o SGC Joomla

Justificativa:  O Joomla possui um template acessível nativo, e a acessibilidade tanto da área pública quanto da área administrativa depende mais da forma de alimentar conteúdo e da metodologia de desenvolvimento da interface, do que do gerenciador de conteúdo em si. O mesmo ocorre para outros gerenciadores, e ao meu ver não haveria diferenças surpreendentes que justificassem a avaliação do Plone neste critério.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:45:03.0

Comentários O desenvolvimento do Plone traz preocupações com aderência a padrões web, acessibilidade e usabilidade desde sua primeira versão. Ele é acessível AA por padrão, inclusive sua interface administrativa, e respeita as principais normas como a section 508 e WCAG.
2013-03-01 00:56:41.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26, Flexibilidade estrutural do Joomla - avaliação dada não é condizente com a capacidade da ferramenta

Justificativa:  O Joomla permite a criação de páginas altamente modularizadas, com a troca da ordem de itens de menu, menus inteiros ou outros blocos de conteúdo da página, chamados de módulos. Muitas vezes somente 1 clique já é suficientes. Além disso módulos e componentes podem ser combinados, módulos podem ser chamados dentro de componentes e a orientação a eventos dos plugins permite uma outra série de intervenções úteis ao desenvolvedor.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:48:57.0

Comentários * Correção: "... somente 1 clique já é suficiente." ...
2013-02-27 09:54:49.0
Rafael de Souza Berlanda

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26, comunidade/funcionalidade web 2.0 - discordo da avaliação do Joomla

Justificativa:  Quais os critérios adotados para comunidade 2.0 ou funcionalidade web 2.0? Caso seja RSS, integração via webservice, comentários e outras integrações de serviços relacionados, ou ainda criação de redes sociais, o joomla possui extensões em seu diretório que atendem a essas necessidades.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 22:52:34.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 26, sobre a avaliação de segurança do Joomla e outros SGC's em PHP

Justificativa:  O que faz um sistema gerenciador de conteúdo ser seguro? Não usar php? Não usar LAMP? É o que pode sugerir o quadro comparativo, mesmo que indiretamente, e isto ocorre porque o número de desenvolvedores php ser muito maior, se comparado com as demais linguagens. Isto não é só um problema, mas também é solução, já que ajuda na divulgação do sistema gerenciador e facilita o encontro de profissionais que, senão são capacitados no sistema gerenciador, são capacitados em PHP, facilitando o aprendizado e o desenvolvimento para tais sistemas gerenciadores. Não discute-se a qualidade do desenvolvedor, bons ou maus desenvolvedores há em todas as linguagens, mas proporcionalmente o número de desenvolvedores PHP é maior, fazendo com que a utilização de gerenciadores em PHP seja maior e multiplicando assim a comunidade em torno da ferramenta. Isso explica o porquê de mais ataques. As comunidades dos SGCs em php citados é várias vezes maior que as comunidades dos demais SGCs citados. Estima-se que 2.8% da internet seja composta por sites em joomla. Escolher um SGC menos conhecido por segurança não é uma garantia si, além do que a segurança depende da atualização de versão da ferramenta, da forma como a mesma é utilizada e das boas práticas da equipe envolvida no projeto. E dificulta a reposição de profissionais, considerando a gestão de TI. As comunidades Joomla e Drupal são bem atuantes na disponibilização de correções de segurança, o que é preciso é que os responsáveis pelos sites os atualizem em velocidade semelhante.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 23:09:09.0

Comentários 1) E qual a fonte que o joomla.org utilizou? 2) Nos últimos 30 dias, o Plone teve 46 colaboradores enquanto o Joomla teve 21. E no geral as contribuições com o código do Plone estão crescendo. Fonte: http://www.ohloh.net/p/plone/commits/summary e http://www.ohloh.net/p/joomla/commits/summary
2013-02-28 00:02:05.0
Tânia Andrea Miranda Moreira Almeida

Em termos de segurança de sistemas de gestão de conteúdo, concordo com o colega que o número de ataques é proporcional ao número de sitios existentes. Porém o número de vulnerabilidades reportadas (não de ataques) indica a qualidade do desenvolvimento do software. Compare os números do Plone (http://web.nvd.nist.gov/view/vuln/search-results?query=plone&search_type=last3months&cves=on) com os do Joomla (http://web.nvd.nist.gov/view/vuln/search-results?query=joomla&search_type=last3months&cves=on) no site CVE.
2013-02-27 23:55:18.0
Érico Andrei

Fonte da estimatimativa de 2.8%: http://www.joomla.org/ , vídeo de divulgação.
2013-02-27 10:00:51.0
Rafael de Souza Berlanda

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Outros critérios que podem ser considerados, na comparação entre SGC's

Justificativa:  Critérios como custo de hora técnica do profissional da linguagem de programação no qual o SGC foi programado, custo médio do ponto de função na linguagem do SGC, ou a facilidade de encontrar profissionais capacitados também podem ser importantes para o gestor de TI que pretende escolher o SGC mais indicado para o seu caso.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-26 23:14:25.0

Comentários Sem dúvida a existência de mão de obra qualificada e disponível é um fator importante na decisão de escolha da solução de SGC a ser utilizada. Porém quantidade nem sempre, aliás quase nunca, é sinônimo de qualidade. Escolher uma solução pelo número de profissionais (e o seu custo) é tão sensato quanto escolher um carro pelo número de "mecânicos" e pelo custo médio do conserto.
2013-02-28 22:37:13.0
Érico Andrei

A licença GPL-3 permite ao desenvolvedor incluir a cláusula de "Badgeware" para a sua solução. Isto não é válido apenas para os plugins (que sem dúvida são o problema mais claro pois eles ficam na mão de um desenvolvedor específico) mas também para o CMS em geral. A Plone Foundation alterou o licenciamento do Plone na versão 4.0 para GPL2 (e não 2 ou superior) para corrigir este problema.
2013-02-28 14:22:10.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  No mundo digital a segurança da informação é o ponto central e nisso o Plone sabe fazer como poucos.

Justificativa:  O Plone é um poderoso, polido, amigável e estavél. O plone 4 recém-lançado é mais uma ótima atualização, dentre as atualizações estão editores de conteúdo e desenvolvimento. Plone 4 ? Caracteristicas Mais rápido ainda, cerca de 50% mais rápido do que o Plone 3 geral, com grandes melhorias tanto para usuários anônimos e registrados. Plone é um dos mais rápidos CMS open-source do mercado. Bonito. Plone 4 apresenta um novo tema padrão chamado de "Sunburst". É elegante, minimalista, moderno e fácil de personalizar. Fácil de usar. No Plone 4 a interface de usuário foi polida e refinada e por isso é ainda mais intuitiva. Plone 4 inclui um novo editor gráfico HTML (TinyMCE), com definições de configuração padrão melhoradas e muito mais. Desenvolvimento. Plone é feita em Python, uma linguagem agil, segura e umas das mais usadas no Mundo, inclusive usada pelo Google.com Rápida instalação: Em menos de 10 minutos o Plone está instalado Comunidade forte no exterior e no Brasil - Dia 29/11, foi anunciado oficialmente que Brasília sediará a Plone Conference 2013. Pela primeira vez o maior evento de Plone ocorrerá no hemisfério sul!. Enfim, eventos como esse no Brasil só consolida e aumenta ainda mais a comunidade Plone Brasileira

Responsável:  ivanelson nunes

Data e Hora:  2013-02-26 23:30:34.0

Comentários O TinyMCE também é utilizado por outros SGC's, desde suas primeiras versões, e realmente agrega boas funcionalidades.
2013-02-27 10:06:58.0
Rafael de Souza Berlanda

Seguem duas fontes do que foi citado. 1) Quanto a segurança: http://www.taniaandrea.com/tutoriais/python-zope-plone/seguro_PorAnos.png/view 2) Quanto a performance: http://www.taniaandrea.com/tutoriais/python-zope-plone/performance_plone_others.jpg/view Quanto ao editor TinyMCE, ele é o editor padrão, mas outros editores WYSIWYG podem ser utilizados pelos editores, a gosto.
2013-02-28 00:20:35.0
Tânia Andrea Miranda Moreira Almeida

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  No Item 2.4 Plone - Uso no Governo, seria muito importante citar as iniciativas do Senado Federal através do programa Interlegis: http://www.interlegis.leg.br/

Justificativa:  Interlegis possui um Portal Modelo construído com o Plone, que é oferecido gratuitamente para todas as Câmaras Legislativas do Brasil como parte de sua estratégia de inclusão digital. http://www.interlegis.leg.br/tecnologia/produtos/portal-modelo

Responsável:  Andre Nogueira

Data e Hora:  2013-02-27 09:49:22.0

Comentários São 3 sistemas que o Interlegis desenvolveu com base no Plone (Portal Modelo, SAAP e SPDO) e um no Zope (SAPL), sendo esse último o primeiro software livre liberado pelo governo, em 2001. Somados, são aproximadamente 800 instâncias de sistema hospedadas no Interlegis além das hospedadas fora.
2013-02-28 00:55:19.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  No Item 2.4 Plone, na tabela de informações gerais (página 21), remover a seguinte frase: "No governo, há a demora de homologação de novas versões pelo SERPRO."

Justificativa:  o último ano essa informação deixou de ser válida. O Serpro passou a suportar as versões mais recentes do Plone sem maiores problemas. Todos os últimos portais publicados foram para o ar com a versão mais recente na data de publicação.

Responsável:  Andre Nogueira

Data e Hora:  2013-02-27 09:53:42.0

Comentários Também sugiro retirar este trecho. Porque esse ponto seria uma desvantagem? pergunto se para os outros CMSs que devem ser homologados pelo SERPRO o processo é mais rápido ou demorado?
2013-02-28 12:19:44.0
Marcello Bax

Complementando a informação passada pelo André Nogueira, o site www2.planalto.gov.br foi desenvolvido na versão mais atual existente no momento de seu lançamento (4.0.6) e outros portais, como Receita e sites desenvolvidos para a Presidência da República também estão atualizados tecnologicamente.
2013-02-28 23:51:53.0
Érico Andrei

Realmente não concordo com essa frase, recentemente o Plone foi migrado de Plone 3 para 4 no STM - Superior Tribunal Militar e o processo foi transparente e rápido ou seja quando a frase diz "No governo", somente o SERPRO esta incluso? outro exemplo o MRE - Ministério das Relações Exteriores também esta na versão 4 do Plone!
2013-03-01 13:15:55.0
Herson Rodrigues Santos

Para citar alguns cases com a versão nova: Planalto, Receita e sites da Presidência.
2013-02-28 00:24:29.0
Tânia Andrea Miranda Moreira Almeida

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  No item 3. Quadro comparativo, rever a avaliação do Plone para Comunidade/Funcionalidade Web 2.0. Essa avaliação deve ser pelo menos "item com futuras implementações"

Justificativa:  O Plone possui diversos plugins de integração com redes socias e permite publicações nas redes sociais de forma automática. Possui também produtos adicionais que adicionam funcionalidades de redes sociais dentro de um site Plone, como micro blogging, IM, follow users. Mais detalhes podem ser vistos aqui: http://plone.org/products/plonesocial.suite

Responsável:  Andre Nogueira

Data e Hora:  2013-02-27 10:20:27.0

Comentários Outros produtos para estas funcionalidades: collective.fbshare, sc.social.like, collective.twitter.accounts, collective.facebook.accounts.
2013-02-28 23:51:33.0
Érico Andrei

Complementando a informação passada pelo André Nogueira, o site www2.planalto.gov.br foi desenvolvido na versão mais atual existente no momento de seu lançamento (4.0.6) e outros portais, como Receita e sites desenvolvidos para a Presidência da República também estão atualizados tecnologicamente.
2013-02-27 21:42:05.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Acessibilidade administrativa do Plone (página 21)

Justificativa:  Diferente do que foi informado na tabela existente na página 21, a interface administrativa do Plone -- que é a mesma interface pública -- é acessível e validada sob o padrão Section 508c do governo americano

Responsável:  Érico Andrei

Data e Hora:  2013-02-27 22:01:40.0

Comentários Desde quando número reduzido de plugins pode ser considerado como um ponto negativo? de que adianta eu ter 1 milhão de pluguin sem nenhuma homologação ou sem nenhuma qualidade ou ainda 200 pluguins que mostram uma barra de curtir do facebook, se quer promover uma ferramenta cite suas qualidades, e não desqualificar as outras.
2013-03-01 14:47:49.0
Herson Rodrigues Santos

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Banco de dados Plone (página 21)

Justificativa:  A base de dados ZODB atualmente pode ser serializada dentro de qualquer base de dados relacional (Oracle, MS SQL, MySQL e Postgres são algumas que já utilizei em produção)

Responsável:  Érico Andrei

Data e Hora:  2013-02-27 22:06:24.0

Comentários Vide https://pypi.python.org/pypi/RelStorage
2013-02-28 22:38:03.0
Marcio Mazza

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Comunidades Plone (página 21)

Justificativa:  Gostaria de adicionar a PloneGov-Br(http://colab.interlegis.leg.br/wiki/PloneGovBr) à lista de comunidades Plone. Esta comunidade, de profissionais que usam e atuam com Plone dentro do Governo Brasileiro, foi premiada com o Plone Awards, de melhor iniciativa de divulgação de Plone do ano de 2012

Responsável:  Érico Andrei

Data e Hora:  2013-02-27 22:10:35.0

Comentários A referência do prêmio Plone Awards é: http://plone.org.br/noticias/comunidade-plonegov.br-premiada-com-plone-innovation-awards
2013-02-28 11:40:40.0
Jean Rodrigo Ferri

A referência da comunidade PloneGov-BR é: http://www.softwarelivre.gov.br/plone
2013-02-28 12:09:05.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Facilidade de uso: Administração do Sítio (Página 26)

Justificativa:  Gostaria de saber quais as melhorias necessárias ao Plone neste quesito, dado que a interface administrativa -- para a gestão de conteúdo -- ser acessível, integrada ao site e ser a base da interface de edição do MediaWiki (Wikipedia)

Responsável:  Érico Andrei

Data e Hora:  2013-02-27 22:16:03.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Imprecisão nas entradas sobre licenciamento de todas as soluções

Justificativa:  É de suma importância explicitar em todas as soluções se as versões de GPL são 2 ou "2 ou superior". É um fato conhecido que a versão 3.0 da GPL permite aos desenvolvedores de uma solução obrigar a exibição de logos/marcas em todos os sites desenvolvidos com sua solução. Isto é um problema para sites governamentais.

Responsável:  Érico Andrei

Data e Hora:  2013-02-27 23:15:48.0

Comentários Mas isso através de plugin certo?
2013-02-28 12:34:34.0
Rafael Ferreira Silva

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Sobre a tabela comparativa e novos critérios comparativos, julgo que é interessante informar os padrões de código utilizados no desenvolvimento dos SGC's mencionados

Justificativa:  Julgo que é importante para as equipes de desenvolvimento saberem quais são os padrões arquiteturais adotados no desenvolvimento dos SGC's. O ideal seria que todos se utilizassem de padrões MVC, Singleton, Factory, etc. Posso falar pelo Joomla, SGC que melhor conheço dentre os propostos, que adota o MVC e esses outros padrões para componentes e módulos. Mais recentemente o framework do Joomla foi isolado do SGC, permitindo o desenvolvimento de aplicações stand-alone. Pode-se julgar implícita ou subentendida a utilização de determinados padrões para softwares desenvolvidos em algumas linguagens, como Java, mas informar claramente a utilização de tais padrões pode evitar surpresas futuras às equipes de sustentação do site/sistema desenvolvido com o SGC escolhido.

Responsável:  Rafael de Souza Berlanda

Data e Hora:  2013-02-28 10:07:52.0

Comentários Boa a colocação do Rafael. É de suma importância identificarmos as boas práticas de cada uma das equipes mantenedoras dos SGC. Utilização de integração contínua, testes unitários e de aceitação e processo de aprovação de novas funcionalidades são pontos de comparação úteis a esta cartilha.
2013-02-28 22:51:16.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  [página 12 - Informações gerais Wordpress - pontos fracos] * A implementação de soluções em Wordpress sem brechas de segurança demanda configurações de servidor complexas e pouco conhecidas por administradores de rede, o que pode levar a instalações inseguras no governo.

Justificativa:  Soluções em Wordpress foram alvo de "pixação eletrônica" no governo em 2012.

Responsável:  Cintia de Souza Cinquini

Data e Hora:  2013-02-28 10:40:36.0

Comentários Na verdade um site seguro não depende de configurações complexas de servidor, isso não passa de práticas comuns, inerentes ao profissional apto para essa função. Agora ser for qualquer pé rapado administrador de rede, tenho que concordar com a Cintia de Souza Cinquini. Imagina se esse administrador de rede precisa-se fazer a implementação de um certificado ssl dentro do servidor, para aumentar a segurança no uso do domínio. Nem pensar né!!!! Só para constar não existe site 100% seguro. Facebook já sofreu ataque, páginas de banco já foram derrubadas, entre outras coisa... Só um exemplo: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/01/grupo-hacker-diz-ter-derrubado-site-do-fbi.html, só falta dizer que foi feito em wordpress...
2013-03-01 20:24:38.0
Adauto da Silva Riscado

A implementação de qualquer sistema demanda de configuração de segurança no servidor, falta de brechas na aplicação não dá qualquer garantia de segurança se o servidor não estiver bem configurado, isso se aplica a qualquer sistema, não exclusivamente ao WordPress. Todos os sistemas já foram alvo de "pixação eletrônica" e é justamente por isso que eles continuam em evolução, corrigindo os problemas encontrados.
2013-03-01 20:10:15.0
Gustavo Gomes Alves

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  [Página 19 - Uso no governo] https://www.governoeletronico.gov.br http://www.casacivil.gov.br http://www.sri.gov.br http://www.gsi.gov.br http://www.sg.gov.br http://www.ebc.gov.br http://www.secom.gov.br Mais de 500 Câmaras Legislativas municipais em todo o Brasil.

Justificativa:  Esses sítios e portais, relevantes em acesso e conteúdo frente às demais tecnologias, estão desenvolvidos em Zope/Plone.

Responsável:  Cintia de Souza Cinquini

Data e Hora:  2013-02-28 10:45:48.0

Comentários www.itamaraty.gov.br, www.tse.jus.br, www.stm.jus.br, www.tjdft.jus.br, www.trt13.jus.br
2013-03-01 13:23:12.0
Herson Rodrigues Santos

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Página 19 - Características do Plone * Mecanismo de busca avançada, inclusive buscando dentro de arquivos como PDF ou ODT; * Agendamento e divulgação de eventos e formulário de inscrição; * Fácil integração com bases de dados como LDAP ou AD; * Temas responsivos e adaptáveis para dispositivos móveis, disponíveis no repositório da comunidade; * Facilidade de implementação de temas a partir de um arquivo HTML;

Justificativa:  Essas são algumas características relevantes do Plone que podem ter passado em branco na análise.

Responsável:  Cintia de Souza Cinquini

Data e Hora:  2013-02-28 10:52:08.0

Comentários O Diazo (diazo.org) é uma tecnologia do Plone que pode ser utilizada para facilitar a criação de temas para Wordpress, Drupal, Joomla e outras ferramentas web. Referência: http://www.slideshare.net/simplesconsultoria/criando-temas-para-joomla-wordpress-drupal-e-tudo-mais-sem-tocar-em-templates
2013-02-28 12:17:49.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Ponto Fraco: "A instalação e configuração da ferramenta é complicada" - Página 21

Justificativa:  Não concordo que a instalação do Plone seja complicada. Ela pode ser realizada de maneira não tão complexa. Além disso, pode ser feita nos mais tradicionais Sistemas Operacionais, conforme link abaixo. http://plone.org/documentation/manual/installing-plone/installation-quick-guide

Responsável:  Luciano Camargo Cruz

Data e Hora:  2013-02-28 11:17:25.0

Comentários As pessoas estão acostumadas com instalações de modo "Wizard" e se esquecem da segurança, em CMS como "Joomla" por exemplo em seu processo de instalação, caso não se apague o diretório de "Instalação" abre-se uma brecha de segurança. esses pontos não ocorrem com o processo de instalação do Plone!
2013-03-01 13:27:30.0
Herson Rodrigues Santos

Vale a pena citar que o Plone conta com instaladores para os principais sistemas operacionais e plataformas -- além de appliances Bitnami e Turnkey
2013-02-28 21:45:13.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Considerações sobre "Pontos Fracos" do Plone na página 21: Texto original: "A instalação e configuração da ferramenta é complicada, pois requer uma configuração de hospedagem personalizada." Sugiro substituir pelo texto: "Em geral a hospedagem em provedor genérico requer acesso ao servidor para realizar a instalação própria."

Justificativa:  A instalação e configuração da ferramenta não é mais complicada do que é nas outras ferramentas. A minha experiência de mais de 12 anos com Plone dando aulas na UFMG sobre "gestão de conteúdo" mostra o contrário: alunos com nenhuma experiência instalam Plone com mais facilidade do que fazem com os outros. Notar que existe um instalador unificado que facilita a tarefa.

Responsável:  Marcello Bax

Data e Hora:  2013-02-28 11:59:56.0

Comentários Acho que estão confundido a parte de instalação do Plone, com a parte de "Tunning", eu não acho o processo de instalação do Plone mais complexo que instalar as libs do apache, mysql e php por exemplo, acho que a frase esta incoerente!
2013-03-01 13:30:21.0
Herson Rodrigues Santos

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Considerações sobre "Pontos Fracos" do Plone na página 21: Texto original: "O núcleo (core) é considerado o maior e mais pesado entre os SGC."

Justificativa:  Sugiro suprimir o texto original, pois o fato de ser maior pode ser visto como um ponto positivo também, pela possibilidade de reutilização de funcionalidades já programadas no núcleo. Além disso eu não usaria o termo "mais pesado" pois a partir das versões mais recentes do Plone as APIs que formam o núcleo estão modularizadas. Há tempos já não é mais válida a expressão "pegue tudo ou nada" para o Plone.

Responsável:  Marcello Bax

Data e Hora:  2013-02-28 12:03:15.0

Comentários Uma prova de que o núcleo do Plone não pode ser considerado "mais pesado" (este termo é incorreto) é a evolução do número de requisições simultâneas atendidas por uma instalação padrão (sem plugins ou extensões) pelo Plone.
2013-02-28 23:11:59.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Considerações sobre "Pontos Fracos" do Plone na página 21: Texto original: "No governo, há a demora de homologação de novas versões pelo SERPRO."

Justificativa:  Sugiro suprimir este trecho, afinal por que esse ponto seria uma desvantagem do Plone perante aos outros CMS? Por que apenas para o Plone? Ora, é notório que o SERPRO possui longa experiência em Plone. Imagino quanto tempo levaria para homologar os outros CMS que não possuem presença marcante no SERPRO. Ou seja, a observação original somente faz sentido se houver dados sobre o processo de homologação dos outros CMS no SEMPRO. Pergunto se para os outros, que também devem ser homologados pelo SEPRO, o processo é mais rápido ou demorado? Dados que evidenciam tal fato existem?

Responsável:  Marcello Bax

Data e Hora:  2013-02-28 12:08:49.0

Comentários A complexidade na instalação do Plone é associada ao componente Buildout que garante a replicabilidade de ambientes de forma automatizada. Não se trata de um ZIP a ser descompactado, porém permite o uso de extensões para compilar e configurar outros software, tais como servidores web, além de baixar todos os arquivos necessários e até mesmo criar um site já com a estrutura de produtos e conteúdos. Dessa forma o trabalho fica extremamente facilitado, havendo consistência precisa entre as máquinas de múltiplos desenvolvedores e ambientes de homologação/produção.
2013-02-28 17:27:23.0
|Davi Lima de Medeiros

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Sistema de administração e edição de modelos (templates) gráficos

Justificativa:  É importante ressaltar que o Plone, em sua versão 4.3 (que está como release candidate) integra ao core a funcionalidade de "Editor de Temas (Theme Editor)", desenvolvida pela UCLA, e que permite a criação e alteração de temas visuais (templates) para aplicação no Plone. Ressalto que esta funcionalidade, demonstrada aqui http://www.youtube.com/watch?v=c3jfCkgEhTI, pode ser utilizada para criar temas para outros SGC, como apresentado na palestra http://slidesha.re/LQdoBS

Responsável:  Érico Andrei

Data e Hora:  2013-02-28 22:11:12.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Sugiro avaliar também a qualidade de desenvolvimento do CMS e sua aderência a novos padrões e práticas

Justificativa:  A qualidade e processo de desenvolvimento do software é cada vez mais importante considerando o domínio de novas ferramentas e técnicas de desenvolvimento e muito mais possibilidades de colaboração, através dos atuais ambientes de social coding. Por exemplo, o Plone hoje está todo componentizado, sendo possível desenvolver aplicações utilizando apenas pedaços dele, sem a necessidade de utilizar todo o CMS. Além disso, o processo de desenvolvimento do Plone foi migrado para o GitHub, aumentando muito as colaborações, bem como, ele está 100% coberto por testes e possui um ambiente de integração contínua que fica monitorando constantemente os commits de código, gerando alertas se algo estiver errado.

Responsável:  Jean Rodrigo Ferri

Data e Hora:  2013-03-01 01:46:01.0

Comentários Incluo aqui também o uso extensivo da Integração contínua provida pelo serviço Travis-CI para os plugins desenvolvidos pela comunidade. Alguns exemplos: https://travis-ci.org/plonegovbr/brasil.gov.barra e https://travis-ci.org/collective/sc.contentrules.groupbydate
2013-03-01 21:40:38.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  No quadro comparativo, item 3, na linha Apoio/Força Comunidade, o WordPress foi classificado como 'item precisa de melhorias' quando deveria ser classificado como 'item estável'

Justificativa:  A comunidade WordPress brasileira é uma das mais ativas do mundo, toda tradução do sistema é feito de forma voluntária e colaborativa por membros de sua comunidade através do site translate.wordpress.org e é possível notar através de redes sociais e volume de buscas no Google Brasil que tal ferramenta é a que possui o maior volume de buscas e menções a sua marca. O grupo https://www.facebook.com/groups/wordpress.brasil/ é um dos mais ativos do Facebook, contando com um número crescente de participantes a cada dia.

Responsável:  Gustavo Gomes Alves

Data e Hora:  2013-03-01 09:58:32.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Considerar acrescentar no item "Administração" na página 21 do CMS Plone, o plugin nativo do OpenID.

Justificativa:  Além da conxão via LDAP o Plone traz consigo o OpenID que oferece mais uma forma de autenticação, sem a necessidade de instalações de complementos.

Responsável:  Herson Rodrigues Santos

Data e Hora:  2013-03-01 10:32:25.0

Comentários Com a adição de plugins é possível autenticar os usuários do Plone com suas contas de Facebook e Twitter (autenticação oAuth), certificados digitais, bases de dados relacionais e através de webservices de aplicações legadas.
2013-03-01 21:39:01.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Considerar acrescentar na página 21 no item "URLs amigáveis", Sim sem a necessidade de configuração alguma.

Justificativa:  A maioria dos CMS que utilizam as URLs amigáveis necessitam de configurações no módulo do apache, e criação do arquivo .htaccess em seus diretórios de arquivos com suas respectivas regras de reescrita, o Plone descarta essa necessidade e já vem por padrão com suas URLs amigáveis e em total funcionamento.

Responsável:  Herson Rodrigues Santos

Data e Hora:  2013-03-01 13:39:43.0

Comentários Não só URLs amigáveis nativas mas estrutura de navegação hierárquica com a criação de pastas e pastas dentro de pastas sem limites, a partir da própria interface padrão do site, sem confundir os usuários (usabilidade) com interfaces de administração diferentes das interfaces de navegação (WYSIWYG). Tem também nativo a tipificação de conteúdos, que são todos indexados e buscáveis no mecanismo de busca, inclusive o conteúdo de arquivos binários.
2013-03-01 15:58:16.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Considerar acrescentar as características do Plone o item: "Ambiente Web que permite o desenvolvimento e a manutenção de forma remota"

Justificativa:  O Plone permite que seus conteúdos sejam alterados remotamente, desde que o usuário tenha permissão pra isso acessando a ZMI - Zope Manage Interface é possível alterar boa parte dos códigos da camada de apresentação do CMS.

Responsável:  Herson Rodrigues Santos

Data e Hora:  2013-03-01 13:47:18.0

Comentários Bom ponto Herson. O Plone, através da estrutura provida pelo Zope, permite o desenvolvimento de templates e scripts pela web (TTW) de maneira segura -- controle de permissão de acesso e de execução para todos os itens criados. Além disto, graças ao uso de um plugin, é possível fazer push destas alterações para repositórios GIT remotos.
2013-03-01 21:37:01.0
Érico Andrei

Concordo, isso significa comparar também a habilidade de customização da interface do site e de lógica de negócio relacionada a estas interfaces através da web, ou programação TTW (thought the web), que o Plone tem nativo através do acesso à ZMI. Isso é bastante útil em vários casos, por exemplo, o Interlegis utiliza esse recurso para prestar suporte e apoio às Câmaras Municipais, quando seus portais estão em redes onde o acesso é limitado.
2013-03-01 16:22:42.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Considerar acrescentar nas características do Plone: "Sistema de template para separar a lógica da apresentação"

Justificativa:  O Plone utiliza para composição de seus templates a linguagem TAL - Template Attribute Language que separa a totalmente a camada de apresentação dos códigos tornando fácil a visualização do código para um Webdesigner, seu uso se tornal tão difundido que foi feitas versões para várias linguagens de programação conceituadas no mercado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Template_Attribute_Language#Java

Responsável:  Herson Rodrigues Santos

Data e Hora:  2013-03-01 14:00:18.0

Comentários O modelo de templates do Zope também foi portado para o php (http://phptal.org/)
2013-03-01 21:28:13.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Tecnologia: Plone Texto: Introdutório sobre o Plone Contribuição: Desenvolvido por com Alan Runyan, Alexander Limi e Vidar Andersen, o Plone surgiu em 1999, o que o torna um dos SGC mais antigos ainda em uso no mercado. Em 2004 foi fundada a Fundação Plone, para proteger e promover seu uso, e em 2011 foi fundada a comunidade do Governo PloneGovBr que atua promovendo o software, eventos e articulando as contribuicoes entre os vários órgãos do Governo pertencente a comunidade. Como prova da efetividade, comprometimento, e reconhecimento global em 2013 o maior evento de Plone do mundo, a Plone Conference (alguém pode por o link?), será organizado, realizado e promovido no Brasil pela Comunidade PloneGovBr. Orgaos que participam da comunidade Plone do Governo: 1. Presidencia da República; 2. Camara dos Deputados; 3. Interlegis; 4. Ministerio do Planejamento; 5. SERPRO ? Serviço Federal de Processamento de Dados; 6. Caixa Economica Federal; 7. EBC ? Empresa Brasil de Comunicação; 8. Correios. O Plone é escrito na linguagem Python e que roda sobre um Servidor de Aplicações Zope e sobre o framework CMF. Além da gestão de sítios e portais pode ser usado para construir sistemas de publicação de documentos e ferramenta para trabalho colaborativo.

Justificativa:  Atualização do texto que fala do Plone sob a perspectiva Governo, importante citação da comunidade Governamental, atuante no Governo Brasileiro e expressiva a nível mundial, e dos órgãos comprometidos com a comunidade.

Responsável:  Rodrigo de Lima Castardo

Data e Hora:  2013-03-01 14:42:20.0

Comentários O link da Plone Conference é http://ploneconf.org e o link da comunidade PloneGov-BR é http://www.softwarelivre.gov.br/plone
2013-03-01 16:31:07.0
Jean Rodrigo Ferri

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Tecnologia: Plone Texto: Uso no Governo Contribuição: http://www.presidencia.gov.br http://www.brasil.gov.br http://www.camara.gov.br http://www.governoeletronico.gov.br http://www.serpro.gov.br http://intranetac (Intranet Corporativa da Agência Central dos Correios ? rede interna) http://itec.al.gov.br (fábrica de sítios do Estado de Alagoas) http://www.sebrae.com.br Ministérios das Relações Exteriores http://www.tse.jus.br/ http://embrapa.br http://www.stm.gov.br http://www.mpm.gov.br http://ww.softwarelivre.gov.br http://www.inpi.gov.br http://www.ebc.com.br http://www.codevasf.gov.br/ http://www.tjdft.jus.br/ Intranet CGU http://www.pgr.mpf.gov.br/ https://www.coaf.fazenda.gov.br/ http://www.consegi.gov.br/ http://universidade.caixa.gov.br/ucc

Justificativa:  Atualização dos cases mais expressivos de uso de Plone no Governo, porém não estão todos os cases conhecidos, apenas os mais expresivos pois apenas o SERPRO tem mais de 200 cases de Governo.

Responsável:  Rodrigo de Lima Castardo

Data e Hora:  2013-03-01 14:43:52.0

Comentários O wordpress não necessita de nenhuma dessas configurações mencionadas é só habilitar...
2013-03-01 20:41:09.0
Adauto da Silva Riscado

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Tecnologia: Plone Texto: Características Contribuição: Interface amigável e simplificada; Publicação de conteúdos intuitiva e simples; Gestão de conteúdo integrada à navegação do Portal; Criação e manutenção de conteúdo; Suporte a múltiplos temas em um mesmo site/portal/intranet/hotsite; Suporte a múltiplos sites em uma mesma instalação. Suporte a múltiplos sub-sites em um mesmo site/portal/intranet/hotsite; Dashboard; Facilmente configurável; Busca inteligente; Busca por arquivos binários (pdf, xls, doc, docx, txt, etc.) Busca contextual; Classificação de conteúdos; Extensível (diversos plugins adicionais disponíveis); Conteúdo multi-lingue; SEO (Search Engine Optimization); URLs amigáveis; Fluxo de publicação colaborativa de conteúdo (workflow); Geração automática de infra-estrutura de navegação; Mecanismo de busca avançada; Possibilidade de criação de portais de Internet ou Intranet; Criação de blog corporativo; Ferramentas colaborativas para groupware; Repositório de conteúdos como imagens, documentos e vídeos; Agendamento e divulgação de eventos; Área integrada de notícias; Segurança e integridade dos dados; Suporte a internacionalização (mensagens de sistema); Feeds e RSS; Integração com redes sociais; Gerenciamento de usuários (membros) com níveis hierárquicos: leitor: poderá ler itens que não estão publicados, porém sem alterá-los. colaborador: poderá adicionar novos itens, porém não é permitido que ele edite conteúdos existentes. editor: pode adicionar e editar qualquer item e conteúdo. revisor: publicar itens para serem visualizados por os membros e visitantes anônimos. Ou seja, poderá publicar itens para que eles possam ser visualizados por todos os membros e visitantes anônimos do site. Também poderá rejeitar um conteúdo e sugerir mudanças para sua publicação, gerando uma mensagem de pendência. administrador: responsável por todo o funcionamento do portal. Poderá ver, editar e excluir qualquer objeto do portal, além de aprovar ou reprovar conteúdos. Além disso, o administrador habilita os usuários para utilização do PLONE. De acordo com a norma 508 americana de acessibilidade; Impossibilidade de geração de código em desconformidade com os padrões web (a linguagem de templates usada por baixo, ZPT, bloqueia conteúdo mal formado); Privilégios granulares; Redimensionamento automático de Imagens; Rotação de imagens; Upload de arquivos em massa; Mapa de site; Undo; Versionamento; Staging; Autorização in place; Modo Slide de apresentação de conteúdo; Suporte à mudança de URL ; Acesso FTP ; Compartilhamento cooperativo; Fácil customização e extensão de funcionalidades; Regras de conteúdo; Modo Wiki; Modo de nevageção next/previous; Aderência ao padrão Dublin Core de metadados; Suporte à customização do Workflow; Suporte à Múltiplas Politicas de Segurança/Workflow; Suporte à Autenticação com base externa de usuários;

Justificativa:  Atualização da lista de características e funcionalidades do Plone. Estas informações estão disponíveis no plone.org e em material utilizado nos eventos promovidos pela comunidade mundial de Plone.

Responsável:  Rodrigo de Lima Castardo

Data e Hora:  2013-03-01 14:45:32.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Tecnologia: Plone Texto: Texto descritivo sobre Plone onde cita a participação dos órgãos na comunidade Plone Governamental. Contribuição: Executivo --------- planalto.gov.br stm.gov.br caixa.gov.br planejamento.gov.br serpro.gov.br receita.fazenda.gov.br cnpdia.embrapa.br prsp.mpf.gov.br pgr.mpf.gov.br prrn.mpf.gov.br prdf.mpf.gov.br prpb.mpf.gov.br ac.gov.br guarulhos.sp.gov.br anapolis.go.gov.br capaodacanoa.rs.gov.br correios.com.br ebc.com.br Judiciário ---------- tse.jus.br trt13.jus.br tjdft.jus.br Legislativo ----------- camara.leg.br senado.leg.br interlegis.leg.br telemacoborba.pr.leg.br camaramombaca.ce.gov.br camarasbc.sp.gov.br camarajau.sp.gov.br camaracanela.com.br Ensino ------ ifal.edu.br utfpr.edu.br cpd.ufrgs.br id.uff.br uem.br ipen.br ufrj.br

Justificativa:  Lista atualizada (segundo registro de inscritos) de todos os órgãos que estão inscritos na lista de discussão da comunidado PloneGovBr.

Responsável:  Rodrigo de Lima Castardo

Data e Hora:  2013-03-01 16:15:22.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Tecnologia: Plone Texto: Uso no Governo Contribuição: UF Nome Endereço AL Câmara Municipal de Arapiraca www.cma.al.gov.br AL Câmara Municipal de Barra de Santo Antônio www.barradosantoantonio.al.leg.br AL Câmara Municipal de Delmiro Gouveia www.delmirogouveia.al.leg.br AL Câmara Municipal de Maceió www.camarademaceio.al.gov.br AL Câmara Municipal de Mar Vermelho www.cmmarvermelho.al.gov.br AL Câmara Municipal de Murici www.murici.al.leg.br AL Câmara Municipal de Palmeira dos Índios www.palmeiradosindios.al.leg.br AL Câmara Municipal de Santana do Ipanema www.santanadoipanema.al.leg.br AL Câmara Municipal de São José da Laje www.saojosedalaje.al.leg.br AL Câmara Municipal de União dos Palmares www.uniaodospalmares.al.leg.br AM Câmara Municipal de Presidente Figueiredo www.cmpf.am.gov.br AM Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira www.camarasgc.am.gov.br BA Câmara Municipal de Barra www.barra.ba.leg.br BA Câmara Municipal de Catu www.cmcatu.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Alagoinhas www.alagoinhas.ba.leg.br BA Câmara Municipal de Amargosa www.amargosa.ba.leg.br BA Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa www.cmbomjesusdalapa.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu www.camaracabaceirasdoparaguacu.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Cafarnaum www.cafarnaum.ba.leg.br BA Câmara Municipal de Correntina www.correntina.ba.leg.br BA Câmara Municipal de Cruz das Almas www.camaracruzdasalmas.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Euclides da Cunha www.camaraeuclidesdacunha.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Glória www.camaradegloria.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Governador Mangabeira www.cmgovernadormangabeira.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Guanambi www.guanambi.ba.leg.br BA Câmara Municipal de Irecê www.cmirece.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Itaberaba www.itaberaba.ba.leg.br BA Câmara Municipal de Juazeiro www.cmj.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães www.cmlem.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Morro do Chapéu www.camaramorrodochapeu.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Seabra www.camaraseabra.ba.gov.br BA Câmara Municipal de Uibaí www.uibai.ba.leg.br CE Câmara Municipal de Eusébio www.eusebio.ce.leg.br CE Câmara Municipal de Barro www.camaramunicipaldebarro.ce.gov.br CE Câmara Municipal de Guaramiranga www.cmguaramiranga.ce.gov.br CE Câmara Municipal de Palmácia www.cmpalmacia.ce.gov.br ES Câmara Municipal de Aracruz www.aracruz.es.leg.br ES Câmara Municipal de Barra de São Francisco www.barradesaofrancisco.es.leg.br ES Câmara Municipal de Bom Jesus do Norte www.bomjesusdonorte.es.leg.br ES Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim www.cachoeirodeitapemirim.es.leg.br ES Câmara Municipal de Iconha www.camaraiconha.es.gov.br ES Câmara Municipal de Itapemirim www.itapemirim.es.leg.br ES Câmara Municipal de João Neiva www.joaoneiva.es.leg.br ES Câmara Municipal de Linhares www.linhares.es.leg.br ES Câmara Municipal de Pancas www.pancas.es.leg.br ES Câmara Municipal de Pinheiros www.pinheiros.es.leg.br ES Câmara Municipal de Piúma www.cmpiuma.es.gov.br ES Câmara Municipal de Rio Novo do Sul www.rionovodosul.es.leg.br ES Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá www.camarasantamaria.es.gov.br ES Câmara Municipal de São Gabriel da Palha www.camarasgp.es.gov.br ES Câmara Municipal de São José do Calçado www.saojosedocalcado.es.leg.br ES Câmara Municipal de São Mateus www.saomateus.es.leg.br GO Câmara Municipal de Alexânia www.alexania.go.leg.br GO Câmara Municipal de Anicuns www.aricuns.go.leg.br GO Câmara Municipal de Aparecida do Rio Doce www.aparecidadoriodoce.go.leg.br GO Câmara Municipal de Bom Jardim de Goiás www.bomjardimdegoias.go.leg.br GO Câmara Municipal de Campos Belos www.cmcamposbelos.go.gov.br GO Câmara Municipal de Cristalina www.cristalina.go.leg.br GO Câmara Municipal de Iaciara www.iaciara.go.leg.br GO Câmara Municipal de Morrinhos www.morrinhos.go.leg.br GO Câmara Municipal de Pontalina www.camarapontalina.go.gov.br GO Câmara Municipal de São João D'Aliança www.camarasaojoao.go.gov.br GO Câmara Municipal de São Miguel do Araguaia www.saomigueldoaraguaia.go.leg.br GO Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás www.cmvg.go.gov.br MA Câmara Municipal de Coelho Neto www.cmcoelhoneto.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Estreito www.cmestreito.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Bacabal www.cmbacabal.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Barra do Corda www.camaradabarra.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Barreirinhas www.cmbarreirinhas.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Codó www.cmcodo.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Humberto de Campos www.cmhumbertodecampos.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Itapecuru Mirim www.cmitapecurumirim.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Paço do Lumiar www.cmpl.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Paulo Ramos www.cmpauloramos.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Pinheiro www.cmpinheiro.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Porto Franco www.cmportofranco.ma.gov.br MA Câmara Municipal de Santa Inês www.cmsantaines.ma.gov.br MA Câmara Municipal de São Bernardo www.cmsaobernardo.ma.gov.br MA Câmara Municipal de São José de Ribamar www.cmjosederibamar.ma.gov.br MG Câmara Municipal de Teófilo Otoni www.cmto.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Governador Valadares www.governadorvaladares.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Arinos www.arinos.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Brasília de Minas www.brasiliademinas.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Caeté www.caete.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Campo Azul www.campoazul.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Capim Branco www.capimbranco.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Capitão Enéas www.capitaoeneas.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Carbonita www.carbonita.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Careaçu www.cmcareacu.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Cataguases www.camaracataguases.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Chapada Gaúcha www.chapadagaucha.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Claro dos Pocões www.clarosdospocoes.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Conceição dos Ouros www.conceicaodosouros.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Coração de Jesus www.coracaodejesus,mg.leg.br MG Câmara Municipal de Cordislândia www.cordislandia.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Coromandel www.coromandel.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Dom Bosco www.dombosco.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Esmeraldas www.esmeraldas.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Espera Feliz www.camaraefeliz.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Fervedouro www.fervedouro.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Francisco Sá www.franciscosa.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Glaucilândia www.glaucilandia.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Guimarânia www.guimarania.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Ibiaí www.cmibiai.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Ibiracatu www.ibiracatu,mg.leg.br MG Câmara Municipal de Ibirité www.ibirite.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Itabirito www.itabirito.cam.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Itapeva www.camaraitapeva.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Jaboticatubas www.jaboticatubas.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Janaúba www.janauba.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Japonvar www.japonvar.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Joaquim Felício www.joaquimfelicio.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Lagoa Dourada www.cmlagoadourada.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Lontra www.lontra.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Luislândia www.luislandia.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Manhumirim www.cmmanhumirim.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Marmelópolis www.cmmarmelopolis.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Mirabela www.mirabela.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Monte Santo de Minas www.montesantodeminas.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Natércia www.cmnatercia.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Nova Lima www.novalima.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Nova União www.novauniao.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Pará de Minas www.camarapm.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Patis www.patis.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Patos de Minas www.camarapatos.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Peçanha www.pecanha.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Pedro Leopoldo www.camarapl.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Pedro Leopoldo www.pedroleopoldo.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Pirapora www.pirapora.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Ponte Nova www.pontenova.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Ponto Chique www.pontochique.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Raposos www.raposos.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Reduto www.reduto.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Ribeirão das Neves www.ribeiraodasneves.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Rio Acima www.rioacima.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Sabará www.sabara.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Salinas www.salinas.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Santa Luzia www.santaluzia.mg.leg.br MG Câmara Municipal de São Francisco www.camarasaofrancisco.mg.gov.br MG Câmara Municipal de São João da Lagoa www.saojoaodalagoa.mg.leg.br MG Câmara Municipal de São João da Ponte www.saojoaodaponte.mg.leg.br MG Câmara Municipal de São João do Pacuí www.saojoaodopacui.mg.leg.br MG Câmara Municipal de São Sebastião da Bela Vista www.cmssbelavista.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Taiobeiras www.taiobeiras.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Tocantins www.cmtocantins.mg.gov.br MG Câmara Municipal de Ubaí www.ubai.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Varzelândia www.varzelandia.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Vespasiano www.vespasiano.mg.leg.br MG Câmara Municipal de Viçosa www.vicosa.mg.leg.br MS Câmara Municipal de Nova Andradina www.novaandradina.ms.leg.br MS Câmara Municipal de Coxim www.coxim.ms.leg.br MS Câmara Municipal de Porto Murtinho www.portomurtinho.ms.leg.br PA Câmara Municipal de Altamira www.cmaltamira.pa.gov.br PA Câmara Municipal de Ananindeua www.ananindeua.pa.leg.br PA Câmara Municipal de Aveiro www.cmaveiro.pa.gov.br PA Câmara Municipal de Belém www.belem.pa.leg.br PA Câmara Municipal de Castanhal www.castanhal.pa.leg.br PA Câmara Municipal de Irituia www.cmirituia.pa.gov.br PA Câmara Municipal de Ourilândia do Norte www.cmourilandia.pa.gov.br PA Câmara Municipal de Parauapebas www.parauapebas.pa.leg.br PB Câmara Municipal de Conceição www.camaradeconceicao.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Cajazeiras www.cmc.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Alhandra www.cmalhandra.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Araçagi www.cmaracagi.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Bananeiras www.cmbananeiras.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Barra de Santa Rosa www.camarabsr.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Boa Vista www.boavista.pb.leg.br PB Câmara Municipal de Bonito de Santa Fé www.çmbsf.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Caaporã www.cmcaapora.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Campina Grande www.cmcampinagrande.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Catolé do Rocha www.camaracatole.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Esperança www.cmesperanca.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Gurinhem www.cmgurinhem.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Itabaiana www.cmitabaiana.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Juripiranga www.cmjuripiranga.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Piancó www.camarapianco.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Pilar www.cmpilar.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Santa Luzia www.cmsantaluzia.pb.gov.br PB Câmara Municipal de São Miguel de Taipu www.cmsaomigueldetaipu.pb.gov.br PB Câmara Municipal de Solânea www.cmsolanea.pb.gov.br PE Câmara Municipal de Águas Belas PE Câmara Municipal de Condado www.condado.pe.leg.br PE Câmara Municipal de Petrolândia www.camarapetrolandia.pe.gov.br PE Câmara Municipal de Tabira www.cmtabira.pe.gov.br PI Câmara Municipal de Pedro II www.cmpedro2.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Barras www.camarabarras.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Alegrete do Piauí www.cmalegrete.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Curimatá www.cmcurimata.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Guadalupe www.guadalupe.pi.leg.br PI Câmara Municipal de Madeiro www.cmmadeiro.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Massapê do Piauí www.cmmassape.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Palmeirais www.camarapalmeirais.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Parnaíba www.cmparnaiba.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Picos www.camarapicos.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Redenção do Gurguéia www.cmredencaodogurgueia.pi.gov.br PI Câmara Municipal de São Pedro do Piauí www.saopedrodopiaui.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Teresina www.cmteresina.pi.gov.br PI Câmara Municipal de Uruçuí www.camaraurucui.pi.gov.br PR Câmara Municipal de Guarapuava www.guarapauva.mg.leg.br PR Câmara Municipal de Campo Largo www.cmcampolargo.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Apucarana www.cma.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Barbosa Ferraz www.cmbf.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Bom Sucesso www.cmbomsucesso.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Borrazópolis www.cmborrazopolis.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Cambé www.cmcambe.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Cambira www.cmcambira.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Cianorte www,cianorte.pr.leg.br PR Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul www.cmcruzeirodosul.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Cruzmaltina www.cmcruzmaltina.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Formosa do Oeste www.formosadooeste.pr.leg.br PR Câmara Municipal de Irati www.irati.pr.leg.br PR Câmara Municipal de Jandaia do Sul www.cmjandaiadosul.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Jardim Alegre www.cmjardimalegre.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Kaloré www.cmkalore.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Lapa www.camaralapa.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Maripá www.maripa.pr.leg.br PR Câmara Municipal de Marumbi www.cmmarumbi.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Morretes www.camaramorretes.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Paranaguá www.paranagua.pr.leg.br PR Câmara Municipal de Roncador www.roncador.pr.leg.br PR Câmara Municipal de Sabáudia www.sabaudia.pr.leg.br PR Câmara Municipal de São Pedro do Ivaí www.cmsaopedrodoivai.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Telêmaco Borba www.cmtb.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Umuarama www.cmu.pr.gov.br PR Câmara Municipal de Vera Cruz do Oeste www.veracruzdooeste.pr.leg.br RJ Câmara Municipal de Itaperuna www.cmitaperuna.rj.gov.br RJ Câmara Municipal de Paracambi www.camaraparacambi.rj.gov.br RJ Câmara Municipal de Petrópolis www.cmp.rj.gov.br RJ Câmara Municipal de Piraí www.pirai.rj.leg.br RJ Câmara Municipal de Quatis www.cmquatis.rj.gov.br RJ Câmara Municipal de Rio das Flores www.cmriodasflores.rj.gov.br RJ Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana www.saofranciscodeitabapoana.rj.leg.br RN Câmara Municipal de Acari www.cma.rn.gov.br RN Câmara Municipal de Apodi www.cmapodi.rn.gov.br RN Câmara Municipal de Caicó www.cmc.rn.gov.br RN Câmara Municipal de Canguaretama www.cmcanguaretama.rn.gov.br RN Câmara Municipal de Ceará-mirim www.camaracm.rn.gov.br RN Câmara Municipal de Espírito Santo www.cmespiritosanto.rn.gov.br RN Câmara Municipal de Messias Targino www.cmmessiastargino.rn.gov.br RN Câmara Municipal de Santo Antônio www.santoantonio.rn.leg.br RN Câmara Municipal de São José de Mipibu www.cmsjm.rn.gov.br RN Câmara Municipal de Tibau do Sul www.cmtibaudosul.rn.gov.br RN Câmara Municipal de Várzea www.cmvarzea.rn.gov.br RO Câmara Municipal de Guajará-Mirim www.guajaramirim.ro.leg.br RO Assembleia Legislativa de Rondônia www.al.ro.leg.br RO Câmara Municipal de Rolim de Moura www.cmrolimdemoura.ro.gov.br RR Câmara Municipal de Uiramutã www.cmuiramuta.rr.gov.br RS Câmara Municipal de Agudo www.agudo.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Barra do Quaraí www.cmbarradoquarai.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Barra do Ribeiro www.barradoribeiro.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Barracão www.barracao.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Boa Vista do Incra www.cmboavistadoincra.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Campestre da Serra www.campestredaserra.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Capão Bonito do Sul www.capaobonitodosul.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Caseiros www.caseiros.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Cerrito www.cmcerrito.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Cerro Branco www.cerrobranco.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Constantina www.constantina.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Coqueiros do Sul www.cmcoqueirosdosul.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Coronel Pilar www.coronelpilar.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Dona Francisca www.donafrancisca.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Fagundes Varela www.fagundesvarela.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Faxinal do Soturno www.cmfaxinal.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Formigueiro www.camaraformigueiro.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Fortaleza dos Valos www.fortalezadosvalos.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Ibarama www.ibarama.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Ibiaçá www.ibiaca.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Itaara www.itaara.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Ivorá www.ivora.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Jaquirana www.jaquirana.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Lagoa Bonita do Sul www.lagoabonitadosul.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Mato Castelhano www.matocastelhano.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Minas do Leão www.cmminasdoleao.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Montenegro www.montenegro.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Muliterno www.muliterno.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Nova Esperança do Sul www.camaranovaesperancadosul.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Novo Cabrais www.novocabrais.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Panambi www.cmpanambi.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Paraíso do Sul www.cmparaisodosul.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Pinhal Grande www.pinhalgrande.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Santa Bárbara do Sul www.cmsantabarbaradosul.rs.gov.br RS Câmara Municipal de São Jerônimo www.saojeronimo.rs.leg.br RS Câmara Municipal de São João da Urtiga www.saojoaodaurtiga.rs.leg.br RS Câmara Municipal de São João do Polêsine www.saojoaodopolesine.rs.leg.br RS Câmara Municipal de São José do Ouro www.saojosedoouro.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Sentinela do Sul www.sentineladosul.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Tapes www.camaratapes.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Turuçu www.camaraturucu.rs.gov.br RS Câmara Municipal de Vacaria www.vacaria.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Veranópolis www.veranopolis.rs.leg.br RS Câmara Municipal de Vila Flores www.cmvilaflores.rs.gov.br SC Câmara Municipal de Jaraguá do Sul www.jaraguadosul.sc.leg.br SC Câmara Municipal de Alfredo Wagner www.camaraaw.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Arabuta www.camaraarabuta.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Balneário Gaivota www.camaragaivota.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Bom Retiro www.camarabomretiro.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Caxambu do Sul www.cmcaxambudosul.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Cunhataí www.camaracunhatai.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Formosa do Sul www.camaraformosa.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Ibirama www.ibirama.sc.leg.br SC Câmara Municipal de Imbuia www.imbuia.sc.leg.br SC Câmara Municipal de Ipumirim www.camaraipumirim.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Itapoá www.camaraitapoa.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Jacinto Machado www.camarajam.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Papanduva www.papanduva.sc.leg.br SC Câmara Municipal de Quilombo www.cmquilombo.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Rio Rufino www.camarariorufino.sc.gov.br SC Câmara Municipal de Urubici www.camaraurubici.sc.gov.br SE Câmara Municipal de Lagarto www.lagarto.se.leg.br SE Câmara Municipal de Aquidabã www.aquidaba.se.leg.br SE Câmara Municipal de Estância www.estancia.se.leg.br SE Câmara Municipal de Estância www.estancia.se.leg.br SE Câmara Municipal de Malhador www.malhador.se.leg.br SE Câmara Municipal de Pirambu pirambu.se.leg.br SE Câmara Municipal de Poço Verde www.pocoverde.se.leg.br SP Câmara Municipal de Osasco www.osasco.sp.leg.br SP Câmara Municipal de Adamantina www.camaraadamantina.sp.gov.br SP Câmara Municipal de Carapicuiíba www.carapicuiba.sp.leg.br SP Câmara Municipal de Fernandópolis www.legisfer.sp.gov.br SP Câmara Municipal de Guará www.camaraguara.sp.gov.br SP Câmara Municipal de Ibiúna www.camaraibiuna.sp.gov.br SP Câmara Municipal de Itápolis www.camaraitapolis.sp.gov.br SP Câmara Municipal de Itapura www.camaraitapura.sp.gov.br SP Câmara Municipal de Miracatu www.miracatu.sp.leg.br SP Câmara Municipal de Pedreira www.cmpedreira.sp.gov.br SP Câmara Municipal de Rafard www.camararafard.sp.gov.br SP Câmara Municipal de Salmourão www.cmsalmourao.sp.gov.br SP Câmara Municipal de Ubirajara www.camaraubirajara.sp.gov.br TO Câmara Municipal de Araguaína www.araguaina.to.leg.br TO Câmara Municipal de Araguatins www.camaraaraguatins.to.gov.br TO Câmara Municipal de Axixá do Tocantins www.axixa.to.leg.br TO Câmara Municipal de Gurupi www.cmgurupi.to.gov.br TO Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins www.paraisodotocantins.to.leg.br TO Câmara Municipal de Pedro Afonso www.camarapedroafonso.to.gov.br

Justificativa:  Estou adicionando esta lista, vinda do Interlegis, que contém mais de 300 projetos em Plone em Câmaras Legislativas espalhadas pelo país.

Responsável:  Rodrigo de Lima Castardo

Data e Hora:  2013-03-01 16:27:37.0

Comentários Estes portais foram implementados com base em Plone com alterações empacotas e distribuídas livremente pelo projeto Interlegis -- Provavelmente o maior caso de colaboração e código aberto do Governo Brasileiro.
2013-03-01 21:33:04.0
Érico Andrei

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Wordpress - Não é recomendado para portais com funcionalidade complexas pois não permite escalabilidade?

Justificativa:  Técnicamente: Um sistema cujo desempenho aumenta com o acréscimo de hardware, proporcionalmente à capacidade acrescida, é chamado "sistema escalável". (Fonte)http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalabilidade Sendo assim: Escalável é simplesmente um sistema que está apto a agregar uma característica ou função que não existem ou estão habilitadas, mas, que são possíveis como a utilização de plugins ou manipulação de arquivos já existentes dentro da plataforma. No meu caso, trabalho com a plataforma wordpress a vários anos e nunca me deparei com alguma impossibilidade que o sistema não pudesse executar...

Responsável:  Adauto da Silva Riscado

Data e Hora:  2013-03-01 16:37:55.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Retirar os "Pontos Fracos" do Plone (na página 21) sobre [I] instalação e configuração complicadas e [II] núcleo maior e mais pesado.

Justificativa:  [I] A instalação do Plone consiste em garantir a presença de alguns pacotes de sistema (via gerenciador de pacotes padrão do SO, como apt) e rodar um instalador automático (unified installer, http://developer.plone.org/getstarted/installation.html#installing-plone-using-the-unified-unix-installer). Diferente de outros CMS's, não é preciso instalar, configurar e integrar um servidor web à parte (Apache) e suas extensões de linguagem (mod_php). Não é preciso instalar e configurar um banco de dados relacional. O instalador do Plone produz, de forma direta e automática, a instalação e integração de todos os elementos necessários. A referência à necessidade de configuração de hospedagem personalizada não diz respeito à instalação do Plone. Essa necessidade é comum a todos os CMS's. Todos requerem configuração de DNS, serviço de proxy, etc., para funcionamento em nível profissional. Não faz sentido considerar aqui as instalações automáticas de pequenos sites oferecidas por provedores para alguns CMS's: não é este o cenário de uso do serviço público. [II] Sobre a frase ?O núcleo (core) é considerado o maior e mais pesado?, entendemos que ?maior? deve se referir ao tamanho da base de código e ?mais pesado? deve se referir a performance. Temos então um ponto positivo e outro falso: 1) Uma base de código grande reflete grande número de funcionalidades nativas, o que é um ponto positivo, no caso. 2) Performance é algo objetivo e mensurável. Neste quesito o Plone é, na realidade, o mais performático se comparado a Joomla, Drupal e Wordpress, em versões recentes. Isto foi medido, por benchmarks reproduzíveis, como indica o artigo de Jon Stahl, onde se *mede* que o Plone 4.0 é 3 vezes mais veloz que seus contemporâneos: http://jstahl.org/archives/2010/01/19/plone-4-three-times-faster-than-drupal-joomla-or-wordpress/. As últimas versões menores do Plone (4.1 e 4.2) elevaram ainda mais sua velocidade. Existem várias explicações para esta excelente performance, mas o fato é que ela pode ser *medida*. A imaginação de que o Plone seria pesado é simplesmente um mito. Se um dia isso foi verdade, não é mais.

Responsável:  Marcio Mazza

Data e Hora:  2013-03-01 19:02:19.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Acrescentar à lista "Uso no governo": * www.senado.gov.br * www.interlegis.leg.br * centenas de portais do legislativo nacional

Justificativa:  O Senado Federal utiliza Plone em grande parte de sua estrutura, especialmente em sua Agência de Notícias (http://www.senado.gov.br/noticias). O Interlegis, programa de modernização do legislativo nacional, utiliza Plone em seus portais. O Plone é a base do Portal Modelo, usado em centenas de portais de Câmaras Municipais.

Responsável:  Marcio Mazza

Data e Hora:  2013-03-01 20:48:57.0

Dados do item

Consulta:  113 - Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Órgão Responsável:  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP

Item:  Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Contéudo

Detalhes da Contribuição

Contribuição:  Comunidade PloneGov.Br e contribuições efetivas ao Governo Brasileiro

Justificativa:  A comunidade PloneGov.Br tem atuado no fomento de colaboração e compatilhamento de conhecimento entre os órgãos do Governo Brasileiro que utilizam o Plone. Como exemplos podemos citar as palestras de atualização ministradas por mim em 2012 no Interlegis, Presidência da República e Serpro. Também a realização de sprints. como o para desenvolvimento de produto que implemente o VCGE para Plone, além da colaboração efetiva pelo desenvolvimento de plugins pela comunidade, que então são doados ao Governo Brasileiro (https://github.com/plonegovbr)

Responsável:  Érico Andrei

Data e Hora:  2013-03-01 21:45:41.0

Última modificação 4 meses atrás Última modificação em 18/03/2020 17:39:17
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.