FAQ - Perguntas Frequentes

Nessa página estão respondidas muitas perguntas que as pessoas fazem com frequência nas comunidades do Colab sobre os mais diversos assuntos. Veja também as página de Perguntas Frequentes dos produtos desenvolvidos pelo Interlegis: FAQ do Portal Modelo, FAQ do SAPL, FAQ do SAAP, FAQ do SPDO, FAQ do MetaBus, FAQ de Infra e FAQ do PPM.


1. Como instalar os sistemas que o Interlegis distribui?

Os sistemas do Interlegis são distribuídos livremente e publicados sob a licença GPL. Eles podem ser instalados manualmente em qualquer sistema operacional mas somente possuem instalador automático para o Ubuntu GNU/Linux, atualmente para a versão 5.10. Veja ComoInstalarUbuntu.

Para instalá-los, vá no interpretador de comando do linux

1º substitua o arquivo /etc/apt/sources.list para o Ubuntu 5.10 utilizando um editor de textos VI ou gedit.

2º atualize a lista de softwares do Ubuntu:

$ sudo apt-get update

3º E você poderá instalar os sistemas com os comandos:

$ sudo apt-get install portal-modelo

$ sudo apt-get install sapl

$ sudo apt-get install saap

Para melhorar o cache desses sistemas ou para deixar o Portal Modelo ou SAPL com a URL correta, utilize um VirtualHost com o Apache

Veja também a especificação mínima de hardware para utilizar os sistemas do Interlegis.

Você também pode utilizar a MaquinaVirtual com os sistemas já instalados.

2. Porque os produtos do Interlegis são distribuídos como software livre?

Um dos principais motivos tem relação ao fator econômico, pois a utilização e distribuição de softwares livres economiza uma quantidade enorme de recursos financeiros para os cofres públicos, sejam da federação ou dos municípios. Outro fator importante é a posse dos códigos fontes que acompanham os sistemas, permitindo que as Casas Legislativas customizem e adaptem esses sistemas às suas necessidades.

Além disso, o Interlegis desenvolve e distribui ferramentas especializadas para as Casas Legislativas, que são os locais onde as nossas leis são criadas. Constata-se, entretanto, que um número muito grande de Casas Legislativas brasileiras utilizam softwares proprietários, sem a aquisição de licenças de uso, ou seja, softwares piratas. O Interlegis incentiva as Casas Legislativas a regularizarem suas plataformas tecnológicas, migrando para software livres, que são, por definição, software legais. Uma casa de leis não pode estar ilegal'''

3. Como posso tirar dúvidas técnicas sobre software livre e os produtos do Interlegis?

Todos trocamos conhecimento participando na comunidade GITEC, através do Genesis, aqui do Colab, do Mensageiro e da lista de discussões.

Você pode fazer pesquisas sobre toda essa base de conhecimento nesses sites e no histórico da lista Gitec.

Existe uma página de pesquisa no Genesis onde você poderá facilmente fazer buscas por palavra-chave no histórico da lista, através do mecanismo de buscas do Google.

Se você não encontrar respostas para as suas dúvidas, por favor cadastre seu e-mail na lista Gitec e submeta sua pergunta.

4. Como posso participar da Comunidade Gitec?

Na Comunidade Gitec todo mundo pode participar, não existem restrições. Você pode tanto fazer perguntas e receber contribuições como pode responder perguntas, compartilhando o seu conhecimento. Veja aqui mais detalhes sobre como participar das comunicades Interlegis.

5. Como me cadastrar na lista Gitec?

Acesse a página da lista GITEC e, no formulário existente, informe seu endereço de e-mail, nome e uma senha. A senha será utilizada para você poder manipular os dados de sua inscrição ou se descadastrar da lista.

Você receberá um e-mail pedindo a confirmação da inscrição, basta respondê-lo ou clicar no link que segue no corpo da mensagem.

Após a confirmação, o moderador da lista GITEC receberá seu pedido de inscrição e fará a liberação de sua inscrição na lista.

Feito isso você já poderá participar da lista, recebendo e enviando perguntas e respostas para o endereço gitec@….

6. Como me descadastrar da lista GITEC

Os membros que participam da lista GITEC tem um consenso: Ninguém sai''' Mas se você realmente deseja sair da lista, no final de cada mensagem enviada para ela tem o link: http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gitec.

Basta visitar esse link e, no final da página, inserir seu endereço de e-mail que está cadastrado na lista, clicar no botão 'Unsubscribe' (desinscrever) e então informar sua senha, que você cadastrou quando se inscreveu.

7. Como configurar o mensageiro do Interlegis?

O mensageiro do Interlegis utiliza o protocolo XMPP (Jabber) e você poderá utilizá-lo com qualquer cliente Jabber. Para configurá-lo use os seguintes parâmetros:

servidor: mensageiro.interlegis.leg.br
porta: 5222

Clientes recomendados:

  • Empathy (GNOME, Linux)
  • Gaim/Pidgin? (Linux, Windows)
  • Gajim (Linux, Windows)
  • PSI (Linux, Mac, Windows)

Em caso de estar criando uma nova conta você deve fazer o registro. Para isso basta acessar o Menu Contas >> Adicionar/Modificar?, selecionar a conta criada e clicar em registrar na aba Básico no GAIM.

8. Como usar o apt para instalar ou atualizar um software quando eu tenho um proxy?

Crie o arquivo /etc/apt/apt.conf com o seguinte conteúdo:

Acquire{
HTTP::proxy "http://usuario:senha@endereco.do.proxy:porta";;
FTP::proxy "http://usuario:senha@endereco.do.proxy:porta";;
}

Substitua os valores com os dados pertinentes a sua configuração. Se o seu proxy não requer autenticação suprima o usuario:senha.

9. Quem pode criar ou alterar os conteúdos do Colab?

Alterar, qualquer pessoa pode, mesmo sem efetuar login no site, liberdade é um de nossos princípios e agradecemos a qualquer ajuda boa que tivermos.

Para criar páginas é necessário efetuar login no Colab e criar um nome para a página com CamelCase. Esse nome dará origem a um link para uma página que não existe. Edite esta página e ela passará a existir e poderá ser linkada novamente em qualquer parte do wiki, através de palavras CamelCase.

10. Quais os software que posso usar no Linux?

Praticamente qualquer software que funciona no Windows tem um ou vários similares para Linux, tão bom quanto ou até melhores que os softwares existentes para Windows. Aqui temos uma lista de equivalência de softwares entre os sistemas operacionais Windows e GNU/Linux.

11. Como usar o mirror Ubuntu do Interlegis?

Edite o arquivo /etc/apt/sources.list e substitua o endereço dos repositorios http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ e http://security.ubuntu.com/ubuntu/ por http://ubuntu.interlegis.gov.br/ubuntu/. Então o comando sudo apt-get update para atualizar a lista de pacotes.

12. O que é o Interlegis?

Leia em:

Sobre o Interlegis

13. Quais são os produtos e serviços disponibilizados até o momento?

Leia em:

Produtos & Serviços Disponíveis

14. Que compromissos a Casa Legislativa deve assumir para ter sucesso enquanto parceira do Interlegis e usuária dos Produtos e Serviços?

Leia em:

Compromissos

15. Quem pode participar das comunidades Interlegis?

A participação nas comunidades do Interlegis não é restrita somente a pessoas com vínculo ao legislativo nacional, basta a intenção e vontade de participar e compartilhar conhecimento para qualificar qualquer pessoa como membro dessas comunidades.

As pessoas poderão se inscrever na comunidade que desejar, através do endereço: http://listas.interlegis.gov.br/

Quando questionado pelo moderador sobre sua intenção, basta ser sincero sobre querer contribuir com a comunidade. Para isso temos em nossas listas a figura do moderador. Ele julgará quando são boas ou não as intenções das pessoas em participar delas, e agirá caso seja necessário, por exemplo, quando uma empresa ou pessoa ingressa com o simples interesse em divulgar-se ou tirar algum proveito próprio, sem contribuir em nada.

16. O Interlegis pode apoiar minha Casa Legislativa e fornecer hospedagem para o nosso DNS?

Sim. Basta entrar em contato com o setor de TI do Interlegis, através do telefone (61)3303-2620, e solicitar tal apoio. Você precisará entrar em contato com o órgão responsável pelo registro de domínios no seu Estado e informar os seguintes servidores de DNS do Interlegis:

  • Primário: dns1.interlegis.gov.br (200.199.205.130)
  • Secundário: dns2.interlegis.gov.br (184.54.195.12)

17. A publicação de informações institucionais na internet, relativas à Casa Legislativa e ao parlamentar, utilizando os produtos Interlegis (Portal Modelo, Sapl e Saap) hospedados em ambiente fora da Casa Legislativa, por ela custeados, poderá vir a ser entendida como Propaganda Política?

Não, os produtos Interlegis: PORTAL MODELO, SAPL e SAAP, se constituem em instrumentos de trabalho, criados pelo Programa Interlegis do Senado Federal em parceria com o Banco Interamericano(BID), para as Casas Legislativas, os quais estão intrínsicamente vinculados às ações delas, objetivando modernizar essas instituições, com o aprimoramento e a maior transparência de suas realizações em benefício da sociedade em geral. Como ferramentas de trabalho do dia-a-dia estão ligadas às atividades do processo legislativo e de divulgação de informações para as comunidades, por meio da internet. O portal modelo propicia à Casa Legislativa maior interação com os cidadãos, com a publicação das suas notícias, de relatórios, prestação de contas e demais atividades na internet, buscando dar transparência às suas ações. Com isso, possibilita à sociedade participar daquilo que acontece na Casa Legislativa. O Sapl está ligado diretamente ao processo legislativo em si, pois destina-se a automação de todo o processo legislativo da Casa, desde a elaboração e propositura da matéria legislativa pelo parlamentar, sua apreciação pelas Comissões, tramitação interna, discussão e votação em plenário e a publicação na internet da íntegra da norma jurídica decorrente da aprovação. Já o Saap tem enfoque no suporte necessário aos serviços de gabinete do parlamentar, nas questões ligadas à burocracia do escritório propriamente, como o tratamento de agenda, contatos, serviços de mala direta, distribuição de boletins eletrônicos, correio, registro e acompanhamento de projetos, entre outros. Desse modo, não há que se pensar ou falar do uso desses produtos para propaganda política, o que não é cabível, uma vez que eles foram concebidos, desenvolvidos e disponibilizados dentro de um Programa, que objetiva, exclusivamente, a modernização do Legislativo com inúmeras vantagens e benefícios gerais para a sociedade.

Saiba o que o Tribunal Superior Eleitoral vê como propaganda eleitoral e as condutas permitidas às vésperas das eleições municipais

18. Como hospedar um produto Interlegis?

Há basicamente 3 tipos de hospedagem, veja em HospedagemDeProdutos.

19. Quero ajudar a desenvolver os produtos Interlegis, como faço para ter permissão de escrita no repositório de códigos?

Qualquer pessoa querendo ajudar nos produtos Interlegis (seja escrever código, corrigir problemas, traduzir o sistema ou melhorar a documentação) pode solicitar permissão de escrita no repositório SVN do Interlegis. Basta se autenticar no Colab, se cadastrar na lista -dev do produto o qual deseja contribuir e enviar um e-mail para a lista, se apresentando e dizendo o porque ou em que gostaria de contribuir com este produto.

20. O que é a Solução Web?

É um pacote de produtos e serviços oferecidos pelo Programa Interlegis que permite às Casas Legislativas criarem seu portal na Internet de maneira simples, rápida e gratuita. Conheça cada item da Solução Web Interlegis. .

Última modificação 2 anos atrás Última modificação em 12/02/2015 16:44:55
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.