Perguntas Frequentes Sobre o Portal Modelo

Abaixo estão listadas as perguntas feitas com frequência sobre o produto Portal Modelo e suas respectivas respostas.


1. Quais os primeiros passos para implantar o Portal Modelo do Interlegis?

Veja: PrimeirosPassosPortalModelo

2. Como faço para configurar a previsão do tempo no portal modelo?

Clique nesse link:

http://athos.inmet.gov.br/prev_clima_tempo/previsao/dbHTMLCapreCid_X.php?cidade=&Submit=OK

Então localize a cidade e copie sua URL. Faça login no portal modelo e entre em Preferências > Previsão do Tempo > Edição. Cole a URL que você copiou no campo URL da Previsão e salve.

3. É possível instalar o Portal Modelo em qualquer distribuição do Ubuntu?

É possível InstalacaoPortalModelo em qualquer versão do Ubuntu (assim como em qualquer outra distro), com a instalação via bundle (praticamente manual, mas que tb funciona).
A instalação via pacote (apt) é que tem a limitação de funcionar somente no Breezy.

4. Como proceder para adquirir Domínio?

Entre em contato com o órgão responsável do seu estado: RegistroDominios

5. Após hospedado o site, como funciona o procedimento de atualização da página?

Você poderá acessar normalmente a ZMI passando um '/manage' na URL do portal (Exemplo: http://www.camarateste.gov.br /manage). E a manutenção do conteúdo poderá ser feita através da interface do portal, pelos usuários que se autenticarem e tiverem as devidas permissões de escrita.

6. O portal mudou de idioma?

Quando logado, acesse o link 'Preferências' da caixa de Preferências, depois 'Configurações de Idioma'. Veja se está marcado Português do Brasil. Se sim, salve e veja se volta ao normal, se não, escolha esta opção.

7. Como aprender Plone?

O Plone é um CMS que serve como base para o Portal Modelo. Você pode começar assistindo a esses vídeos: http://arquivos.interlegis.leg.br/pub/interlegis/video/VideosPlone/

8. Como criar e manipular formulários no Plone / Portal Modelo?

Faça o donwload do arquivo form_controller.zexp e mova esse arquivo para o diretório import da sua instância de Plone ou Portal Modelo. Então, pela ZMI, clique no botão import/export e faça a importação desse arquivo.

Você verá que foi criada uma pasta chamada form_controller na raiz do Plone. Entre nessa pasta e clique em cada objeto cujo nome termina com _form. Clique na aba Test e perceba que cada um renderiza um pequeno formulário com diferentes comportamentos. Estude o código fonte desses formulários e entenderá as diferenças sobre como fazer formulários para o Plone, desde os mais comuns até os com mais recursos.

Outra opção mais amigável, porém menos performática e flexível, é utilizar o PloneFormGen.

9. Quais as principais vantagens no uso do Portal Modelo?

Oferece uma organização de informações padronizadas (mas que pode ser personalizada) definida junto às Casas Legislativas que já possuem portais na internet;

Disponibiliza ao cidadão, todo o acervo de leis, bem como a produção legislativa de seus parlamentares;

Estabelece um canal direto com o cidadão por meio da Ouvidoria, possibilitando pedido de informações e proposições aos seus representantes;

Possibilita a criação de diversos canais de comunicação com a sociedade, por meio da distribuição de boletins eletrônicos – diretamente aos cidadãos via e-mails, serviço de Ouvidoria, de transparência das ações dos parlamentares, fóruns e outros serviços;

Permite que qualquer pessoa, sem conhecimento das linguagens e técnicas da internet, possa publicar notícias, documentos, arquivos, imagens, vídeos e agenda de eventos da Casa Legislativa;

Gratuidade, rapidez na obtenção, treinamento presencial e a distância, gestão do domínio .leg, facilidade de uso, autonomia na gestão do conteúdo do portal, vem pronto para uso, fácil de utilizar, uso de padrões web, atendimento a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei da Transparência.

Hospedagem gratuita, licença de uso em software livre. Não há necessidade de licitação para aquisição do produto; nem de contratação de empresa ou profissional especializado. Suporte apoiado pela Comunidade GITEC.

10. Nossa Câmara Municipal precisa de apoio do Interlegis para hospedagem do Portal Modelo, o que fazemos?

Envie um e-mail para hospedagem@… solicitando o apoio para a hospedagem do Portal Modelo. Esse e-mail precisa ter anexado um ofício, destinado ao Diretor do Programa Interlegis/ILB, com os dados necessários. Veja um modelo de ofício.

Última modificação 4 anos atrás Última modificação em 13/02/2015 19:34:06
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.