Instalação do SAPL versão 2.3

INTRODUÇÃO

Este roteiro destina-se a instalação do SAPL em um novo ambiente. Assim, para instalar em um ambiente onde já existe um SAPL, consulte o roteiro de migração.

Todo o processo de instalação deve ser feito através de linha de comando usando o Terminal. Caso você que segue esse tutorial, é novo em Sistemas Operacionais Linux (Ubuntu), e está instalando o SAPL versão 2.3 em um computador que tem a interface gráfica(Ubuntu-Desktop) instalada, localize no menu Aplicativos>Acessórios o utilitário Terminal, ou utilize o atalho Control+Alt+T .

O processo de instalação do SAPL versão 2.3 foi testado nas distribuições Ubuntu 8.04, 8.10, 9.04, 9.10, 10.04, 10.10, 11.04 e CentOS 5. Para melhor entendimento geral, dividimos esse processo em duas fases, que serão descritas no sumário.


SUMÁRIO

FASE 1 - PREPARAÇÃO DO AMBIENTE - Serão instalados e configurados todos os softwares e bibliotecas de apoio necessárias para o pleno e correto funcionamento do Sapl versão 2.3.

FASE 2 - INSTALAÇÃO DO SAPL 2.3 NO SERVIDOR - Será executado um script automatizado que realiza todas as tarefas necessárias a instalação do Sapl versão 2.3 no sistema de arquivos do seu servidor.


FASE 1 - PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

ASSISTA AO VIDEO TUTORIAL

1) Instalação do SGBD MySQL: Sistema Gerenciador de Banco de Dados, usado pelo Sapl versão 2.3 para armazenamento de parte de suas informações, parte porque o restante é armazenado no próprio servidor zope, razão disso: eficiência e qualidade no processamento de dados.

$ sudo apt-get install mysql-server

Pequenos passos: Logo após serem baixados todos os arquivos necessários para a instalação do MySQL, sua instalação propriamente dita será iniciada automaticamente solicitando a senha mestre do usuário 'root'. Crie uma senha forte e a anote de forma segura.

2) Instalação da biblioteca de desenvolvimento libmysqlclient-dev: Importantes para compilar o python-mysql usado pelo conector ZMySQLDA.

$ sudo apt-get install libmysqlclient-dev

3) Instalação do utilitário Subversion: Gerenciador de versões de software.

$ sudo apt-get install subversion

4) Instalação do pacote de utilitários build-essential: Esse pacote agrupa a instalação de diversos utilitários(make, gcc e g++) utilizados para transformação de código fonte em código de máquina.

$ sudo apt-get install build-essential

5) Instalação biblioteca de desenvolvimento libreadline: Responsável por gerenciar o histórico de linha de comando do Python

$ sudo apt-get install libreadline6 libreadline6-dev readline-common

6) Instalação biblioteca de compactação zlib: Responsável por ativar suporte a compressão e descompressão de arquivos no Python e Zope

$ sudo apt-get install zlib1g-dev

7) Instalação de softwares para pesquisa textual de Normas Jurídicas.

$ sudo apt-get install xpdf-utils gs-common wv catdoc ppthtml

8) Baixar o Sapl versão 2.3 do repositório Interlegis: Utilizando o Sub Version será feito checkout de todos os arquivos necessários para a instalação do Sapl versão 2.3:

 $ sudo svn co http://repositorio.interlegis.gov.br/ILSAPL/install/2.3/ install_sapl

9) Leitura de instruções gerais: O diretório install_sapl foi criado dentro da pasta em que foi executado o comando do PASSO 8, leia as instruções da instalação completa. É importante que todos os pré-requisitos estejam instalados corretamente.

$ less install_sapl/LEIAME.txt

FASE 2 - INSTALAÇÃO DO SAPL 2.3 NO SERVIDOR

ASSISTA AO VIDEO-TUTORIAL

10) Execução do Script de Instalação do Sapl versão 2.3: O Processo de instalação é automatizado. Após executar o comando abaixo, será necessário apenas informar o nome do usuário('root') e senha do Mysql('criado no PASSO 1').

$ cd install_sapl
$ sudo bash install.sh 

11) Arquivo de senha: Ao final da instalação, conheça a senha do usuário admin que é o administrador do Zope, bem como os comandos de inicialização (start) de finalização (shutdown) do SAPL, por meio do comando abaixo:

$ sudo less /var/interlegis/SAPL-2.3/adminPassword.txt

Observação: O processo de instalação faz a verificação dos pacotes necessários. Em casos de erro, confira a lista dos pré-requisitos reexecutando as instalações e após reexecute o passo 10. Aguarde a mensagem "Instalando sapl..."

12) O SAPL é inicializado automaticamente após a instalação. Teste de funcionamento do sistema: Abra um navegador web e digite na barra de endereços: http://127.0.0.1:8080/sapl. O endereço citado é o IP da máquina local. Para acessar outro servidor, utilize http://<ip_do_servidor>:8080/sapl


Qualquer problema durante o processo de atualização, reporte à Comunidade GITEC e abra um ticket aqui: registro de problemas.

Última modificação 6 anos atrás Última modificação em 06/09/2011 19:00:40
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.