Version 101 (modified by angeloneto, 9 anos atrás) (diff)

--

Instalação do SAPL versão 2.3

INTRODUÇÃO

Este roteiro destina-se a instalação do SAPL em um novo ambiente. Assim, para instalar em um ambiente onde já existe um SAPL, consulte o roteiro de migração.

Todo o processo de instalação deve ser feito através de linha de comando usando o Terminal. Caso você que segue esse tutorial, é novo em Sistemas Operacionais Linux (Ubuntu), e está instalando o SAPL versão 2.3 em um computador que tem a interface gráfica(Ubuntu-Desktop) instalada, localize no menu Aplicativos>Acessórios o utilitário Terminal, ou utilize o atalho Control+Alt+T .

O processo de instalação do SAPL versão 2.3 foi testado nas distribuições Ubuntu 8.04, 8.10, 9.04, 9.10, 10.04, 10.10, 11.04 e CentOS 5. Para melhor entendimento geral, dividimos esse processo em três fases, que serão descritas no sumário.


SUMÁRIO

FASE 1 - PREPARAÇÃO DO AMBIENTE - Serão instalados e configurados todos os softwares e bibliotecas de apoio necessárias para o pleno e correto funcionamento do Sapl versão 2.3.

FASE 2 - INSTALAÇÃO DO SAPL 2.3 NO SERVIDOR - Será executado um script automatizado que realiza todas as tarefas necessárias a instalação do Sapl versão 2.3 no sistema de arquivos do seu servidor.

FASE 3 - CONFIGURANDO O SAPL APÓS A INSTALAÇÃO - Será realizada a criação da instância SAPL dentro do zope, finalizando o processo de instalação..


FASE 1 - PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Assista ao video-tutorial

1) Instalação do SGBD MySQL: Sistema Gerenciador de Banco de Dados, usado pelo Sapl versão 2.3 para armazenamento de parte de suas informações, parte porque o restante é armazenado no próprio servidor zope, razão disso: eficiência e qualidade no processamento de dados.

$ sudo apt-get install mysql-server

Pequenos passos: Logo após serem baixados todos os arquivos necessários para a instalação do MySQL, sua instalação propriamente dita será iniciada automaticamente solicitando a senha mestre do usuário 'root'. Crie uma senha forte e a anote de forma segura.

2) Instalação da biblioteca de desenvolvimento libmysqlclient-dev: Importantes para compilar o python-mysql usado pelo conector ZMySQLDA.

$ sudo apt-get install libmysqlclient-dev
$ sudo apt-get install libmysqlclient16-dev

3) Instalação do utilitário Sub Version: Gerenciador de versões de software.

$ sudo apt-get install subversion

4) Instalação do pacote de utilitários build-essential: Esse pacote agrupa a instalação de diversos utilitários(make, gcc e g++) utilizados para transformação de código fonte em código de máquina.

$ sudo apt-get install build-essential

5) Instalação biblioteca de desenvolvimento libreadline: Responsável por gerenciar o histórico de linha de comando do Python

$ sudo apt-get install libreadline6 libreadline6-dev readline-common

6) Baixar o Sapl versão 2.3 do repositório Interlegis: Utilizando o Sub Version será feito checkout de todos os arquivos necessários para a instalação do Sapl versão 2.3:

 $ sudo svn co http://repositorio.interlegis.gov.br/ILSAPL/install/2.3/ install_sapl

7) Leitura de instruções gerais: O diretório install_sapl foi criado dentro da pasta em que foi executado o comando do PASSO 6, leia as instruções da instalação completa. É importante que todos os pré-requisitos estejam instalados corretamente.

$ less install_sapl/LEIAME.txt

FASE 2 - INSTALAÇÃO DO SAPL 2.3 NO SERVIDOR

8) Execução do Script de Instalação do Sapl versão 2.3: O Processo de instalação é automatizado. Após executar o comando abaixo, será necessário apenas informar o nome do usuário('root') e senha do Mysql('criado no PASSO 1').

$ cd install_sapl
$ sudo bash install.sh 

9) Arquivo de senha: Ao final da instalação, conheça a senha do usuário admin que é o administrador do Zope, bem como os comandos de inicialização (start) de finalização (shutdown) do SAPL, por meio do comando abaixo:

$ sudo less /var/interlegis/SAPL-2.3/adminPassword.txt

Observação: O processo de instalação faz a verificação dos pacotes necessários. Em casos de erro, confira a lista dos pré-requisitos reexecutando as instalações e após reexecute o passo 8. Aguarde a mensagem "Instalando sapl..."

10) Realize a inicialização do sistema instalado, com executando o seguinte comando no terminal:

$ sudo /var/interlegis/SAPL-2.3/instances/sapl23/bin/startsapl.sh

11) Teste de funcionamento do sistema: Abra um navegador web e digite na barra de endereços: http://127.0.0.1:8080. O endereço citado é o IP da máquina local. Para acessar outro servidor, utilize http://<ip_do_servidor>:8080 . Observe que no navegador deverá aparecer uma Página com o título Zope Quick Start ´.


FASE 3 - CONFIGURANDO O SAPL APÓS A INSTALAÇÃO

12) Ainda no navegador, acesse o endereço http://127.0.0.1:8080 ou http://<ip_do_servidor>:8080 (em caso de servidor), e utilizando o usuário e senha, informados no item 9), efetue o login na ZMI (Interface de gerenciamento do Zope).

13) Estando dentro da ZMI, clique no menu drop down chamado select type to add, localizado do lado direito da tela, posteriormente selecione o item "SAPL" e depois clique no botão "Add".

14) No formulário que apresenta-se a seguir, chamado "Adicionar SAPL", preencha os campos conforme exemplo a seguir:
ID: sapl
Título: SAPL
Descrição:
Banco de dados: Mysql
E, posteriormente clique no botão "Adicionar SAPL". Após finalizado o processo anterior, observe que aparecerá abaixo de Root folder a pasta sapl.

15) Assim, realize o logout, clicando no menu superior do lado direito em "Logged in as admin" e selecionando a opção "logout" e clicando no botão "Go"

16) Agora, acese a página principal do SAPL através do endereço http://127.0.0.1:8080/sapl ou http://<ip_do_servidor>:8080/sapl e experimente, utilize e usufrua, todos os benefícios que o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, pode trazer a sua casa de leis.


Qualquer problema durante o processo de atualização, reporte à Comunidade GITEC e abra um ticket aqui: registro de problemas.

 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.