Version 8 (modified by iolaneandrade, 4 semanas atrás) (diff)

--

ATENÇÃO: Esta versão do produto não está mais em uso

Procedimento para Migração SAPL 2.0 para 2.0.x

Pessoal, para aqueles que atualmente têm o SAPL 2.0 (vou testar ainda com versões mais antigas) e querem migrar para versões mais atualizadas, aí vai uma receitinha de bolo... Aqui em Ouro Preto, tínhamos o SAPL 2.0 rodando numa máquina com o Conectiva 9. Então partimos para a atualização para versão 2.0.2 rodando num Conectiva 10 (com ambiente gráfico!...rs) Onde existe o [recomendo] é porque acho mais simples e seguro.

Etapas:

1 – Fazer backup dos dados que estão no MySQL:

Via Comando: mysqldump -u root -p interlegis ><, sapl.sql

ou

Via Webmin [recomendo]: lzxlzzsieiwe

Instale o pacote via Synaptic (apt-get install webmin);

Acesse via browser com o endereço: https://IP_da_sua_maquina:10000, usuario root e senha do seu servidor Agora clique em “Servidores”, depois em “Servidor de Banco de Dados MySQL”, selecione o banco “Interlegis” e escolha a opção “Backup da Base de dados”. Agora basta selecionar o local onde irá salvar. Sugestão: sapl.sql

2 – Fazer backup dos dados que estão no Zope:

Todo esse processo é feito através do ZMI(interface de gerenciamento do zope) Para acessar é só digitar no browser http://IP_da_sua_maquina/manage (se estiver na porta 8080 é só colocar http://IP_da_sua_maquina:8080/manage). Vale lembrar que a senha padrão do ZMI do sapl é interlegis, com usuário admin.

Agora é entrar na pasta SAPL e selecionar as pastas que serão exportadas.

-acl_users – Seleciona a pasta e clique em “Import/Export?”. Agora vão aparecer duas opções: “Download to local machine” e “Save to file on server”[recomendado]. Como dá pra ver a primeira opção salva na máquina que onde você acessa o servidor. E a segunda opção, salva na propria máquina do SAPL( dentro de /usr/local/interlegis/Zope-2.7.0-sapl/var/) aí é só usar o ssh para pegar os arquivos.

-Tal processo também se repete para a pasta “Documentos”

-Para quem editou o SAPL, basta fazer tal processo nas pastas “Cadastro”(visual quando o usuário está logado), na pasta “Consulta”( visual quando o usuário é anônimo), “Genérico” e “Imagens”. Vale a pena dar uma conferida também nos arquivos: index_html, materia_header, standard_html_footer, standard_html_header, standard_html_lateral e standard_html_top_bar que estão na pasta SAPL.

3 – Importação do Backup do MySQL no SAPL 2.0.x

Via Comando: Apagando o banco padrão do SAPL

mysqladmin -u root -p drop interlegis (digite enter em password e clique em y + enter para confirmar

Criamos agora um banco de dados chamado interlegis:

mysqladmin -u root -p create interlegis

Importação dos dados da versão 2.0

mysql -u root -p interlegis < sapl.sql

Via Webmin [recomendado] :

Acesse via browser com o endereço: https://IP_da_sua_maquina:10000, usuario root e senha do seu servidor Agora clique em “Servidores”, depois em “Servidor de Banco de Dados MySQL”, selecione o banco “Interlegis” e escolha a opção “Apagar Base de dados”. Depois clique em “Criar um nova base de dados” e coloque o nome “Interlegis”. Depois entre no banco, e clique em “Executar SQL”. Confira se as tabelas foram criadas.

4 – Importação do Backup do Zope no SAPL 2.0.x

Como devem ter percebido, foram criadas no backup do Zope, arquivos do tipo .zexp. Para conseguir importá-los é bém fácil. Basta colocá-los dentro da pasta /usr/local/interlegis/Zope-2.7.0-sapl/import/ no servidor. Atencão: Para que consigamos importar os arquivos é preciso dar permissão aos mesmos. Abra o terminal e entre na pasta /usr/local/interlegis/Zope-2.7.0-sapl/import/ e execute o seguinte comando como root:

chown zopesapl:zopesapl *.zexp

Caso tenha que substituir ou adicionar arquivos de importação, rode esse comando novamente [recomendo]. Agora é importar os arquivos pelo ZMI. Depois de entrar no ZMI (ver item 2), delete as pastas dos referentes aos itens que quer importar. Exemplo: deletar a pasta “Documentos” caso queira importar o arquivo documentos.zexp Agora é clicar em “Import/Export?”, mantenha a opção “Take ownership of imported objects “ e escreva o nome completo do arquivo a ser importado. Faça esse procedimento com todos os arquivos. Tente acessar o SAPL e veja se as Matérias Legislativas e Normas Jurídicas estão todas ok!...

Glauber Francisco Alves (mailto:glauberufop@…)

Anexos (2)

Download de todos os anexos como .zip

 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.