Version 38 (modified by claudiomorale, 5 anos atrás) (diff)

--

CARGA DE TEXTOS INTEGRAIS EM LOTE NO SAPL 2.5

Atividades executadas numa estação de trabalho Linux Ubuntu 14.04 LTS

Roteiro

  1. Download do Arquivo que contém os textos integrais.

Esta atividade pode ser feita na máquina local que estiver sendo utilizada para a realização da carga. Logo após o download, clique sobre o arquivo para descompactar e extrair os textos, caso o mesmo esteja compactado, colocando-os numa pasta.

  1. Transferência dos textos integrais para o Zope utilizando o gerenciador de arquivos Krusader.
    • Via ZMI, crie uma pasta na raiz do Zope.
    • Em seguida, abra o Krusader, posicione na janela à esquerda, o sub-diretório - visualizado no topo da janela - que contém a pasta origem, com os textos a serem transferidos e, à direita a pasta de destino, recém criada no Zope. Para a transferência, pode ser utilizado o protocolo webdav indicando na janela à direita webdav://endereço-de-destino. Este protocolo precisa estar ativado. Caso não esteja, edite o zope.conf do Zope, que se encontra no diretório /etc retirando-se o comentário existente sobre a definição do webdav.
    • Na janela à esquerda, uma vez posicionado dentro da pasta, clique sobre o 1º arquivo-texto e marque com as teclas Crtl-A todos os demais desejados, selecionando assim, os textos a serem transferidos e, com o mouse, arraste-os para a pasta de destino, indicada na janela à direita.

Veja exemplo: exemplo-krusader

  1. Exportação da pasta contendo os textos integrais.
    • Em seguida, via ZMI, exporte a pasta contendo os textos transferidos, assinalando-a e clicando no botão import/export ao final da página. A função de exportação irá gerar um arquivo nome-da-pasta.zexp no sub-diretório var do Zope. Para isso, durante esse processo, não selecione a máquina local como destino!

  1. Movimentação do arquivo para o ambiente Zope de destino.
    • Movimente ou copie o arquivo nome-da-pasta.zexp do diretório /var para o diretório import e, se necessário, antes da movimentação, altere a propriedade dele utilizando a instrução sudo chown zope:zope nome-da-pasta.zexp . Isso tornará o arquivo visível/disponível no combobox para a seleção e importação. Leve o arquivo para o diretório import utilizando: sudo cp /var/interlegis/SAPL-2.5/instances/sapl25/var/nome-da-pasta.zexp /var/interlegis/SAPL-2.5/instances/sapl25/import . Mas, se estiver operando em máquina distinta do Server do Sapl de destino, então utilize a instrução sudo scp /var/interlegis/SAPL-2.5/instances/sapl25/var/nome-da-pasta.zexp usuario@url-server-sapl-destino:/tmp e, em seguida, será necessário fazer login no destino sudo ssh usuario@sapl-destino, ir ao diretório /tmp utlizando cd /tmp e copiando sudo cp nome-da-pasta.zexp /var/interlegis/SAPL-2.5/instances/sapl25/import.
  1. Importação
    • Em seguida, via ZMI, vá até o sub-diretório, onde deseja importar a pasta contendo os textos, clique no 'selection box' e clique no botão import/export para efetivar a importação. Caso não tenha sido possível importar o arquivo diretamente no sub-diretório sapl_documentos, em virtude de algum bloqueio - ser um ponto de montagem (mount point), importe o arquivo na raiz do Zope e, em seguida, utilize as funções cut e paste para move-la para o sub-diretório sapl_documentos.

  1. Renomear os textos integrais, se necessário.
    • Pode haver a necessidade de alterar os nomes dos arquivos-textos no formato exigido pelo Sapl que é o nnn_texto_integral. Para isso, o procedimento anterior, que criou os arquivos-textos, deverá te-los gerado utilizando cada nnn de acordo com a respectiva chave do texto no banco de dados.
    • Para renomear os nomes dos arquivos-textos, após realizada a cópia na pasta de destino, é necessário executar o Script Python a seguir, via ZMI. Deve ser declarado no mesmo nível da pasta sapl_documentos. Veja exemplo renomeando os textos de normas jurídicas com a forma nnn_texto_integral.<content_type>, sendo o content_type igual a p.ex. .pdf para nnn_texto_integral:
      objetos = context.norma_juridica.objectValues('File')
      parent = context.sapl.aq_inner
      for o in objetos:
             obj_id = str(o.id())
             new_id = obj_id.split('.')[0]
             parent.sapl.sapl_documentos.norma_juridica.manage_renameObject(obj_id, new_id)
             print obj_id + '  -  ' new_id
      return printed
      

colaboração de Jean Ferri

Anexos (2)

Download de todos os anexos como .zip

 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.