Projeto Metabus

O objetivo deste projeto é facilitar e tornar mais eficiente a pesquisa por informações relevantes, organizando os resultados obtidos de diversos buscadores em uma única interface de simples utilização.

Para isso, este projeto disponibiliza a gestão do cadastro das fontes de busca registradas pelos administradores da ferramenta em uma intuitiva interface web.

O sistema é capaz de realizar buscas em qualquer outra aplicação web que possua algum mecanismo de pesquisa, o qual deve retornar os dados em formato Really Simple Syndication (RSS).

Caso a resposta da busca não respeite o formato mencionado, é possível cadastrar um arquivo de conversão (parser), a fim de transformar o resultado em RSS por meio de expressões XPATH e transformações XSLT aplicadas a XHTML .

O manual de utilização apresenta maiores detalhes de como administrar e configurar as fontes de busca. Para garantir robustez e eficiência, a obtenção das requisições das pesquisas são processadas paralelamente e os seus resultados salvos em um sistema de cache capaz de atualizar as pesquisas realizadas de acordo com o uso do metabuscador. O sistema é completamente escalável, pois permite a configuração de vários servidores para realizar as pesquisas.Veja em dicas de configuração como escalar e otimizar o Metabus.

Mais detalhes técnicos sobre o projeto também podem ser visto na wiki de tecnologias utilizadas e modelagem do sistema. Detalhes de instalação podem ser encontrados no manual de instalação. Veja também a sessão de perguntas frequentes - FAQ sobre o projeto.

Teste o MetaBus em produção no endereço http://busca.interlegis.leg.br

Repositório

O MetaBus é um software livre liberado sob licença GPL versão 2, feito em Python e DJango, e está publicado no repositório Subversion (SVN) do Interlegis. Como obter o MetaBus?

svn co http://repositorio.interlegis.gov.br/metabus/trunk metabus

Colaboradores

  • Felipe Vieira - felipe.tio EM gmail.com
  • Jean Ferri - jeanferri EM interlegis.leg.br
  • Diego Martins - conchas EM gmail.com

Documentação

Este projeto iniciou-se com a necessidade do Programa Interlegis de permitir a realização de pesquisas centralizadas por informações descentralizadas, a fim de melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores e aumentar a eficiência e competência das Casas Legislativas.

O documento de requisitos funcionais deste produto pode ser visto com mais detalhes no Termo de Referência do edital publicado. Os demais documentos são:

Última modificação 3 anos atrás Última modificação em 20/08/2014 10:07:00

Anexos (1)

Download de todos os anexos como .zip

 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.