Manual de Instalação

Instruções de instalação do sistema com comandos específicos para sistemas Linux (distribuição Ubuntu 8.04 LTS).

Pré Requisitos

Para realizar a instalação do Metabus com sucesso as seguintes dependências devem ser instaladas:

Pacotes Debian

Os pacotes listados abaixo podem ser instalados com o comando: apt-get.

  • python2.5
  • python-psycopg2
  • postgresql
  • apache2
  • libapache2-mod-wsgi
  • build-essential

Python Eggs

Os módulos listados abaixo podem ser instalados com o comando: easy_install. Para instalar este comando pode-se instalar o pacote: python-setuptools.

  • fabric
  • gettext
  • simplejson

Django

O processo de instalação do Django é simples, primeiramente, deve-se obter a versão 1.0 do site do próprio framework.

http://www.djangoproject.com/download/1.0/tarball/

Após baixar o Django descompacte o arquivo com o comando:

tar xzf Django-1.0.tar.gz

Entre no diretório criado pelo comando anterior e execute o comando abaixo, que instalará o Django em seu diretório site-packages da instalação do Python.

sudo python setup.py install

Instalação do Metabus

Para instalar o Metabus em uma máquina é necessário ter todas as depedências instaladas e fazer download do código fonte que pode ser obtido em http://code.google.com/p/metabus/source/checkout.

As instruções que seguem visam preparar o ambiente e rodar os scripts necessários para copiar todos os arquivos para os lugares corretos.

Em ambos projetos (mbserver ou mbcliente) podemos distinguir os arquivos de configuração que ficam no diretório deploy (dentro do diretório do projeto, exemplo: mbserver/deploy/). Este diretório contém (além do script de instalação automática) os arquivos de configuração, que definem as propriedades e o funcionamento dos softwares que acompanham este sistema, como por exemplo: Apache, Lighttpd e Postgresql. Estes arquivos podem eventualmente ser alterados, entretanto os scripts de instalação apresentados nas próximas seções executarão os comandos necessários para mover estes arquivos para os servidores e diretórios adequados reiniciando esses softwares, caso seja necessário.

Ambiente

Para iniciar a instalação do sistema é necessário criar um usuário metabus, de maneira que todos os arquivos do projetos ficarão dentro do diretório home deste usuário. Para criar um usuário metabus basta executar:

sudo adduser metabus

Após criar o novo usuário é necessário dar privilégios para que este possa executar comandos como administrador do sistema. Para isso deve-se editar o arquivo /etc/sudoers e adicionar o metabus na lista de sudoers como no exemplo:

# User privilege specification
root    ALL=(ALL) ALL
metabus ALL=(ALL) ALL

Instalação do Servidor (mbserver)

Para instalar um servidor é necessário já ter um usuário criado (como especificado na seção acima). Para realizar a instalação automática é necessário também ter acesso através de ssh à essa máquina. Para instalar ssh na máquina que rodará o servidor pode-se executar:

sudo apt-get install openssh-server

Para configurar a instalação temos também que editar o script localizado na pasta deploy do projeto. Para inserir a lista de IPs das máquinas em que este sistema será instalado.

No exemplo abaixo vamos configurar a instalação para copiar os arquivos para a mesma máquina que está executando a instalação (localhost). Para isto, editamos a variável fab_hosts no arquivo mbclient/deploy/fabfile.py como mostra o código abaixo:

set(
    project = 'mbserver',
    (...)

    fab_user    = 'metabus',
    fab_hosts   = ['127.0.0.1'], #localhost

    destination = '/home/metabus/$(project)',
)
(...)

Agora com as depedências instaladas, ambiente criado e arquivos de configuração editados podemos executar o script de instalação. O script de instalação pode ser analisado digitando o comando fab no diretório mbserver/deploy/ , como podemos ver abaixo:

Available commands are:
   build    : Build the project. Prepare the packages to deploy.
   clean    : Remove the build directory.
   deploy   : Deploy the project to the production server.
   help     : Display Fabric usage help, or help for a given command.
   license  : Display the Fabric distribution license text.
   list     : Display a list of commands with descriptions.
   set      : Set a Fabric variable.
   shell    : Start an interactive shell connection to the specified hosts.
   warranty : Display warranty information for the Fabric software.

Dentre estes comandos apenas três deles são diretamente responsáveis pela instalação do servidor, são eles:

  • deploy: responsável por instalar o servidor de busca nos IPs determinados. Esta instalação é feita enviando os pacotes tar.gz (criados pelo comando build) para os servidores, descompactando e movendo para os locais adequados.
  • build: seleciona e agrupa os arquivos do servidor para serem utilizados pelo comando deploy. Este comando cria 2 pacotes: mbserver.tar.gz (arquivos django do sistema) e mbserver_config (arquivos de configuração do Apache)
  • clean: limpa os pacotes e diretórios de instalações antigas criados pelo comando build.

Portanto para instalar o mbserver e copiar os arquivos para as pastas corretas basta executar:

fab deploy

Este comando além de copiar os arquivos para as pastas reinicia o sevidor web antes de finalizar a instalação, de modo que o serviço do Metabus (mbserver) já possa ser acessado através do servidor web.

Instalação Manual

Para fazer a instalação manual pode utilizar o script de instalação para preparar os pacotes a serem instalados. Ao rodar o comando build na pasta de deploy o script irá gerar os pacotes necessario para instalar em '/tmp/metabus/mbserver'.

cd /path/to/metabus/mbserver/deploy/
fab build

Para instalar os modulos do sistemas primeiramente deve-se criar o usuário metabus, no diretório home serão criados as pastas de log e descompactados os pacotes gerados pelo método build.

#como usuário metabus...
mkdir ~/mbserver/
mkdir -p ~/var/log/mbserver/

cp /tmp/metabus/mbserver/* ~/mbserver/
cd ~/mbserver/
tar xf mbserver.tar.gz; rm mbserver.tar.gz;

Por fim, para finalizar a instalação é necessario descompactar os arquivos de configuração do apache e copia-los para os devidos diretórios.

cd /tmp/metabus/mbserver/
tar xf mbserver_apache2.tar.gz;

Após descompactar o pacote copie os arquivos para o sistema. Exemplo:

sudo cp /tmp/metabus/mbserver/etc/apache2/envars etc/apache2/envars

Atenção! Se a instalação dos pacotes forem feitas no mesmo servidor, ou se existir alguma aplicação na porta 80 os arquivos de configuração deverão ser modificado e adicionados nos arquivos do sistema a fim de não sobrescrever as configurações existentes.

Depois de copiar os arquivos habilite o móodulos wsgi e o site do mbserver. Feito isto basta reiniciar o servidor para visualizar o metabus no navegador.

sudo a2enmod wsgi
sudo a2ensite mbserver

sudo /etc/init.d/apache2 restart

Instalação do Cliente (mbclient)

A instalação do Cliente - módulo que contém a interface com o usuário - é muito similar à instalação dos servidores, de forma que, também é necessário já ter um usuário criado e acesso ssh à máquina em que se deseja efetuar a instalação.

Para configurar a instalação temos também que editar o script localizado na pasta deploy do projeto. Entretanto, diferentemente da instalação dos servidores o cliente deve ser instalado em apenas uma máquina. Para isto, editamos a variável fab_hosts no arquivo mbclient/deploy/fabfile.py como mostra o código abaixo:

set(
    project = 'mbclient',
    (...)

    fab_user    = 'metabus',
    fab_hosts   = ['127.0.0.1'], #localhost

    destination = '/home/metabus/$(project)',
)
(...)

O script de instalação do cliente tem a mesma estrutura do script de instalação dos servidores. Portanto se digitarmos o comando fab no diretório mbclient/deploy/ no terminal teremos a mesma saída da seção anterior:

Available commands are:
   build    : Build the project. Prepare the packages to deploy.
   clean    : Remove the build directory.
   deploy   : Deploy the project to the production server.
   help     : Display Fabric usage help, or help for a given command.
   license  : Display the Fabric distribution license text.
   list     : Display a list of commands with descriptions.
   set      : Set a Fabric variable.
   shell    : Start an interactive shell connection to the specified hosts.
   warranty : Display warranty information for the Fabric software.

Da mesma forma apenas três opções são responsáveis pela instalação da interface gráfica, são elas:

  • deploy: responsável por instalar o projeto no IP determinado (executa o comando build). Esta instalação é feita enviando os pacotes tar.gz (criados pelo comando build) para o servidor, descompactando e movendo para os locais adequados.
  • build: divide, seleciona e agrupa os arquivos do projeto para serem utilizados pelo comando deploy. Este comando cria 3 pacotes: mbclient.tar.gz (arquivos django do sistema), mbclient_media.tar.gz (arquivos estáticos utilizado pelo sistema) e mbserver_config (arquivos de configuração do Apache, Lighttpd e Postgresql)
  • clean: limpa os pacotes e diretórios de instalações antigas criados pelo comando build.

Portanto para instalar o cliente do sistema e copiar os arquivos para as pastas corretas basta executar:

fab deploy

Este comando além de copiar os arquivos para as pastas reinicia os sevidores antes de finalizar a instalação, de modo que a interface gráfica já possa ser acessada pelos usuários através do browser.

Instalação Manual

A instalação manual do cliente é análoga a instalação do mbserver. Entretanto como o mbserver é uma dependência do mbcliente o mbserver deve ser parcialmente instalado (não sendo necessário caso o mbserver rode em uma máquina diferente abilitar as configurações do apache do mbserver).

Para instalar o mbclient execute as instruções abaixo:

cd /path/to/metabus/mbclient/deploy/
fab build

cd /path/to/metabus/mbserver/deploy/
fab build

#como usuário metabus...
mkdir ~/mbclient/
mkdir -p ~/var/log/mbclient/
mkdir ~/mbserver/
mkdir -p ~/var/log/mbserver/

cp /tmp/metabus/mbclient/* ~/mbclient/
cd ~/mbclient/
tar xf mbclient.tar.gz; rm mbclient.tar.gz;
tar xf mbclient_media.tar.gz; rm mbclient_media.tar.gz;
cp /tmp/metabus/mbserver/* ~/mbserver/
cd ~/mbserver/
tar xf mbserver.tar.gz; rm mbserver.tar.gz;

Após descompactar os arquivos na home do usuario metabus é necessário sincronizar o banco de dados, para isso execute os comandos:

cd ~/mbserver
python manage.py syncdb

Por fim, para finalizar a instalação é necessário descompactar os arquivos de configuração do apache e copia-los para os devidos diretórios.

cd /tmp/metabus/mbclient/
tar xf mbclient_apache2.tar.gz;

Após descompactar o pacote copie os arquivos para o sistema. Exemplo:

sudo cp /tmp/metabus/mbclient/etc/apache2/envars etc/apache2/envars

Atenção novamente! Se a instalação dos pacotes forem feitas no mesmo servidor, ou se existir alguma aplicação na porta 80 os arquivos de configuração deverão ser modificado e adicionados nos arquivos do sistema a fim de não sobrescrever as configurações existentes.

Depois de copiar os arquivos habilite o móodulos wsgi e o site do mbclient. Feito isto basta reiniciar o servidor para visualizar o metabus no navegador.

sudo a2enmod wsgi
sudo a2ensite mbclient

sudo /etc/init.d/apache2 restart

Ajuda

Se foram encontrados problemas ou dúvidas durante a instalação, por favor envie um email para metabus@….

Os arquivos de log podem ajudar a resolver a maioria dos problemas encontrados durante a instalação e execução do sistema. Os logs do sistema metabus são:

/home/metabus/var/log/metabus/mbserver.log
/home/metabus/var/log/metabus/mbclient.log

Além dos dados encontrados nos arquivos de logs do Metabus, outros dados sobre erros do sistema podem ser encontrados nos logs de erros dos servidores, por exemplo:

/var/log/apache2/error.log
Última modificação 4 anos atrás Última modificação em 21/03/2013 16:34:54
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.