Mudanças entre a Versão 2 e Versão 3 de MigracaoPortalModelo


Ignorar:
Timestamp:
16/12/2014 20:09:16 (5 anos atrás)
Autor:
jeanferri
Comentário:

--

Legenda:

Não Modificado
Adicionado
Removido
Modificado
  • MigracaoPortalModelo

    v2 v3  
    55É importante lembrar que a equipe de desenvolvimento do Plone tem dedicado um cuidado especial ao tópico da atualização de versões e que se estivéssemos falando apenas de conteúdos criados com os tipos de conteúdo base do Plone a migração entre as versões seria apenas a questão de copiar a base do site antigo para o site novo e iniciar o mecanismo de atualização do próprio Plone.
    66
    7 Porém o Portal Modelo 2.0 continha diversos produtos adicionais -- como Products.PlonePopoll, Products.CMFSin, etc -- e estes foram descontinuados ou não possuem um mecanismo de migração completo e confiável. Isto somado ao fato que a própria arquitetura da informação foi repensada para o Portal Modelo 3.0, elimina uma migração utilizando apenas o mecanismo existente no Plone.
     7Porém o Portal Modelo 2.0 continha diversos produtos adicionais (de terceiros), como por exemplo o PlonePopoll, CMFSin e etc, e estes foram descontinuados ou não possuem um mecanismo de migração completo e confiável. Isto somado ao fato que a própria arquitetura da informação foi reestruturada para o Portal Modelo 3.0, elimina uma migração utilizando apenas o mecanismo existente no Plone.
    88
    9 A abordagem escolhida foi de exportarmos todo o conteúdo para um formato intermediário -- serialização dos dados como arquivos ''JSON'' no sistema de arquivos -- e realizar a importação dos mesmos em uma nova estrutura com o Portal Modelo 3.0 instalado.
     9A abordagem escolhida para realizar esta migração entre diferentes versões do Portal Modelo foi a de exportarmos todo o conteúdo para um formato intermediário, serialização dos dados como arquivos em formato ''[http://pt.wikipedia.org/wiki/JSON JSON]'' no sistema de arquivos, e realizar a importação dos mesmos em uma nova estrutura com o Portal Modelo 3.0 instalado.
    1010
    1111
     
    2727}}}
    2828
    29 Para a instalação do pacote ''collective.jsonify'' é necessário baixá-lo do repositório GitHub, descompactá-lo e instalá-lo no mesmo interpretador Python do Portal Modelo 2.0:
     29Para a instalação do pacote ''collective.jsonify'' é necessário baixá-lo do repositório GitHub, descompactá-lo e então instalá-lo no mesmo interpretador Python do Portal Modelo 2.0:
    3030
    3131{{{
     
    3838$ python setup.py install
    3939}}}
     40
     41'''Nota:''' O Python executado acima é o mesmo que está executando o Portal Modelo, e se não for o mesmo Python padrão do sistema operacional será necessário usar o path completo do executável do Python usado para instalar o Zope.
    4042
    4143Com ambos os pacotes instalados podemos executar a exportação utilizando o script ''exporta.py'' a seguir:
     
    6466newSecurityManager(None, app.acl_users.getUserById('admin'))  # noqa
    6567
    66 site = app.camara  # noqa
    67 path = '/camara'
     68site = app.portalmodelo  # noqa
     69path = '/portalmodelo'
    6870
    6971ct = site.portal_catalog
     
    9193}}}
    9294
    93 Para cada site a ser exportando deve-se alterar as variáveis ''site'' e ''path'', substituindo o valor ''camara'' pelo valor adequado (o nome curto do site). Este script deve estar no diretório raiz da instalação do Portal Modelo 2.0 e para seu funcionamento já deve ter sido criada uma pasta chamada dados neste mesmo local.
     95Para cada site a ser exportado deve-se alterar as variáveis ''site'' e ''path'', substituindo o valor ''portalmodelo'' pelo valor adequado (o nome curto do site). Este script deve estar no diretório raiz da instalação do Portal Modelo 2.0 e para seu funcionamento já deve ter sido criada uma pasta chamada dados neste mesmo local.
    9496
    9597A execução do script deve ser feita utilizando-se o comando ''zopectl'':
     
    120122Como houve a alteração da arquitetura da informação entre as versões 2.0 e 3.0 do Portal Modelo, trabalhamos para que a migração dos dados seguisse este novo padrão, porém é recomendado que o gestor do portal faça uma análise minuciosa do conteúdo migrado.
    121123
    122 Layouts e personalizações visuais do design do site não serão levadas para o novo ambiente, pois implicam em mudanças estruturais de layout que não têm como ser automatizadas, pois no Portal Modelo 3 as customizações de layout são feitas utilizando-se o Diazo com temas empacotados e importados no portal.
     124Layouts e personalizações visuais do design do site não serão levadas para o novo ambiente, pois implicam em mudanças visuais e estruturais de interface que não têm como ser automatizadas, já que no Portal Modelo 3 as customizações de layout são feitas utilizando-se o [http://diazo.org Diazo] com temas empacotados e importados no portal.
    123125
    124126----
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.