Mudanças entre a Versão 3 e Versão 4 de MigracaoPortalModelo


Ignorar:
Timestamp:
17/12/2014 17:57:42 (5 anos atrás)
Autor:
jeanferri
Comentário:

--

Legenda:

Não Modificado
Adicionado
Removido
Modificado
  • MigracaoPortalModelo

    v3 v4  
    11= Migração do Portal Modelo 3 =
    22
    3 O Portal Modelo 2.0 foi criado utilizando a versão 2.5 do Plone, enquanto o Portal Modelo 3.0 é construído sobre a versão 4.3 do Plone. No período contido entre o lançamento do Portal Modelo 2.0 e do Portal Modelo 3.0 o Plone teve 8 versões e [http://plone.org/products/plone/releases/ 55 releases] e, para qualquer software, uma atualização com tantos passos intermediários deveria ser muito bem estudada.
     3O Portal Modelo 2.0 foi criado utilizando a versão 2.5 do Plone, enquanto o Portal Modelo 3.0 é construído sobre a versão 4.3 do Plone. No período contido entre o lançamento do Portal Modelo 2 e do Portal Modelo 3 o Plone teve 8 versões e [http://plone.org/products/plone/releases/ 55 releases] e, para qualquer software, uma atualização com tantos passos intermediários torna-se complexa e deveria ser muito bem estudada.
    44
    5 É importante lembrar que a equipe de desenvolvimento do Plone tem dedicado um cuidado especial ao tópico da atualização de versões e que se estivéssemos falando apenas de conteúdos criados com os tipos de conteúdo base do Plone a migração entre as versões seria apenas a questão de copiar a base do site antigo para o site novo e iniciar o mecanismo de atualização do próprio Plone.
     5É importante lembrar que a equipe de desenvolvimento do Plone tem dedicado um cuidado especial ao tópico da atualização de versões e que se estivéssemos falando apenas de conteúdos criados com os tipos de conteúdo padrão do Plone a migração entre as versões seria apenas uma questão de copiar a base do site antigo para o site novo e ativar o mecanismo de migração contido no próprio Plone.
    66
    7 Porém o Portal Modelo 2.0 continha diversos produtos adicionais (de terceiros), como por exemplo o PlonePopoll, CMFSin e etc, e estes foram descontinuados ou não possuem um mecanismo de migração completo e confiável. Isto somado ao fato que a própria arquitetura da informação foi reestruturada para o Portal Modelo 3.0, elimina uma migração utilizando apenas o mecanismo existente no Plone.
     7Porém, o Portal Modelo 2 continha diversos produtos adicionais (de terceiros), como por exemplo o !PlonePopoll, CMFSin, !PloneGazette, Poi e etc, e estes foram descontinuados ou não possuem um mecanismo de migração completo e confiável. Isto, somado ao fato de que a própria arquitetura da informação do Portal Modelo 3 foi reestruturada, elimina uma migração utilizando apenas o mecanismo padrão do Plone.
    88
    9 A abordagem escolhida para realizar esta migração entre diferentes versões do Portal Modelo foi a de exportarmos todo o conteúdo para um formato intermediário, serialização dos dados como arquivos em formato ''[http://pt.wikipedia.org/wiki/JSON JSON]'' no sistema de arquivos, e realizar a importação dos mesmos em uma nova estrutura com o Portal Modelo 3.0 instalado.
     9A abordagem detalhada neste documento para realizar esta migração entre diferentes versões do Portal Modelo é a de exportarmos todo o conteúdo para um formato intermediário, realizar a serialização dos dados do portal como arquivos em formato ''[http://pt.wikipedia.org/wiki/JSON JSON]'' no sistema de arquivos, e realizar a importação dos mesmos em uma nova estrutura com o Portal Modelo 3 instalado, usando um mecanismo disponível nessa nova versão.
    1010
    1111
    1212== Exportação dos Dados ==
    1313
    14 Para a realização da exportação dos dados de um Portal Modelo 2.0 existente é preciso alterar suas configurações para incluírem mais dois pacotes Python: ''simplejson'' e ''collective.jsonify''.
     14Para a realização da exportação dos dados de um Portal Modelo 2 existente, é preciso incluir mais dois pacotes Python na sua instalação: ''simplejson'' e ''collective.jsonify''. Vamos assumir neste tutorial que a instalação do Portal Modelo 2 foi feita através do seu [wiki:PortalModelo20 instalador padrão] e, portanto, há um Python independente só para o portal. Se for diferente disso, você deverá referenciar nos comandos abaixo o Python que roda o portal.
    1515
    16 Como o Portal Modelo 2.0 utiliza Python 2.4 temos que garantir que a versão do ''simplejson'' seja a 2.1.0 e isto é feito durante a sua instalação com o comando ''easy_install'' (do mesmo interpretador Python usado para a execução do portal):
     16Como o Portal Modelo 2 utiliza o Python 2.4 temos que garantir que a versão do ''simplejson'' seja a 2.1.0, que é compatível com esta versão do Python, e isto é feito durante a instalação do pacote, usando o comando ''easy_install'' do mesmo interpretador Python usado para a execução do portal. A versão do easy_install disponível no Python do Portal Modelo 2 é a 0.6 e, antes disso, será preciso atualizá-la para a 1.4.2, que é mais recente versão compatível com o Python 2.4:
    1717
    1818{{{
    19 $ easy_install 'simplejson==2.1.0'
     19# cd /var/interlegis/PortalModelo-2.0/Python-2.4/bin
     20# ./easy_install -U 'setuptools==1.4.2'
     21}}}
     22
     23Só então será possível instalar o simplejson:
     24
     25{{{
     26# ./easy_install 'simplejson==2.1.0'
    2027}}}
    2128
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.