Version 26 (modified by higinovieira, 6 anos atrás) (diff)

--

Oficina de Tecnologia Legislativa

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/OficinaDeTecnologiaLegislativa/logo_oficinas.jpg

Apresentação

O Programa Interlegis do Senado Federal apresenta sua Oficina De Tecnologia Legislativa. Um curso presencial completo, com 35 horas de duração, gratuito, destinado a funcionários de Câmaras Municipais de todo o País com foco no cumprimento das Leis de Transparência e de Acesso à Informação.

Entre os dias 31 de março e 04 de abril, de segunda a sexta-feira, servidores do Interlegis/ILB vão ministrar oficinas de tecnologia para servidores de várias Câmaras Municipais, na sede do Interlegis em Brasília. O objetivo é atender a demanda de Câmaras Municipais de todo o País na implantação e capacitação no Portal Modelo e no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Na primeira etapa, os instrutores vão capacitar os servidores para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas. O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .LEG.

Na segunda etapa, vão oferecer as informações e esclarecer dúvidas sobre o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) um produto que também é oferecido gratuitamente e que possibilita a informatização dos processos dentro das casas legislativas.

Data e Local

Público Alvo

O público alvo é o universo de funcionários de Câmaras Municipais que pretendem utilizar e implantar as ferramentas disponibilizadas pelo Interlegis (Portal Modelo e SAPL).

Conteúdo

O treinamento consistirá dos seguintes tópicos (poderão ser abordados tópicos adicionais, dependendo da disponibilidade de tempo, relevância e interesse dos alunos):

  • 1. Portal Modelo
  • 1.1. ŸGerindo o conteúdo: conhecendo o Portal Modelo; casos de sucesso; inserir pasta e álbum de fotos; criar Ítem de Notícia no Portal; publicar vários Ítens; inserir página para listar os vereadores; alterar o modo de visualização da pasta; alterar o menu de navegação; criar enquete e evento no Portal; inserir links internos e externos.
  • 1.2. Administrando o Portal: criar usuários e grupos; adicionar usuários no grupo; atribuir papéis para os grupos; testar a funcionalidade do papel atribuído ao grupo de Editores; integrar o Portal com o SAPL.
  • 1.3. Customização do Portal: modificar as cores e o rodapé do Portal; alterar o logo e o banner; customizar as caixas laterais do Portal; desfazer alterações; configurar RSS no Portal.
  • 2. SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
  • 2.1. Conhecendo o SAPL em pleno funcionamento; consultas a casas legislativas que já o utilizam;
  • 2.2. Inserindo dados: da Câmara, da legislatura, das sessões legislativas, dos partidos políticos, dos tipos de comissões, do período de composição das comissões, dos cargos das comissões e da Mesa Diretora, do quorum para votações.
  • 2.3. Inserindo dados: dos parlamentares, das comissões, das composições das Comissões Permanentes, das matérias legislativas, dos tipos de proposituras, dos tipos de documentos, dos regimes de tramitação e origem.
  • 2.4. Autorias; criação e recebimento de proposições; tramitação de Matérias Legislativas; ordem do dia; Sessão Plenária, oradores, discursos, votação de matérias; trabalhando com normas jurídicas - cadastros e consultas diversas utilizando filtros; como integrar com o LexML, relatórios, gerenciamento de usuários;

Inscrições, Pré requisitos e recomendações

O Interessado tem que fazer parte do Legislativo e deverá efetuar a inscrição no site do Interlegis através deste link.

Para a confirmar a inscrição, o interessado deve preencher uma declaração (ver o modelo) que tem a finalidade de comprovar o vínculo do aluno com o Poder Legislativo contendo suas informações pessoais.

A Declaração deve ser assinada pelo Presidente, Diretor ou Chefe Imediato e remetida ao Serviço de capacitação Legislativa do Interlegis pelo fax (61) 3303-3221 ou pelo o email [oficinas@…], dentro do prazo de inscrição;

Instrutores

  • Adalberto Alves de Oliveira
  • Claudio Morale
  • Higino Vieira
  • Rodrigo Luz

Convites

As casas legislativas, ou servidores, que necessitem de convites específicos, por gentileza enviem e-mail solicitando o mesmo para:

oficinas@interlegis.leg.br

Informamos que os convites serão enviados por e-mail, em nome do Interlegis. Sendo assim, especifiquem detalhes que tenham que constar, além do endereço eletrônico para qual o mesmo deverá ser remetido.

Observações

Folder

Aqui você pode baixar o folder do evento em PDF.

Infraestrutura, hospedagem, transporte e dicas

Conheça Brasília: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasília

Hotéis

Obs: O setor hoteleiro norte fica mais próximo do local do evento.

Obs2: Recomendamos fazer a reserva com antecedência pois a rede hoteleira de Brasília está sobrecarregada.

Transporte

Táxi com desconto:

Alimentação

  • Restaurantes da Câmara dos Deputados - Sem restrições de acesso a pessoal externo - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério das Comunicações - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério da Justiça - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do STF - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do TCU - Aberto a pessoal externo após as 13:30 hs - veja o mapa

Anexos (5)

Download de todos os anexos como .zip

 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.