Fazendo a Manutenção das Bases de Dados do Zope

O ZODB (Zope Object Data Base) cresce muito pois a cada alteração que um objeto sofre ele é replicado na base de dados, ficando disponível a sua última versão alterada e também todo o histórico de alterações. Essa característica do ZODB permite que sejam desfeitas quaisquer ações de criação ou alteração de dados no banco.

Periodicamente é recomendado fazer uma limpeza nesse histórico de objetos, possível através do Painel de Controle (Control_Panel) do Zope. Esse procedimento permite também fazer backups do banco de dados do Zope sem necessidade de parar seu serviço, pois, a cada vez que é executado ele gera uma cópia do banco de dados Data.fs com o nome de Data.fs.old. Assim, copiando-se o arquivo .old tem-se a cópia canônica do banco.

1) Para executar o pack, entre na ZMI. Na URL do seu site digite /manage, por exemplo: http://<servidor>:8180/manage

2) No menu esquerdo clique na opção Control_Panel

3) Surgirá um link para acessar as bases de dados Database Management

4) Ao entrar nesta opção, escolha uma das bases de dados disponíveis, a base main é a raiz do Zope

5) Na tela seguinte, basta pressionar o botão pack que o Zope fará a limpeza de versões antigas de objetos, gerando o arquivo .old no diretório var da instância do Zope. É possível também inserir um número inteiro que representa a quantidade de dias que o Zope deve manter o histórico dos objetos no banco de dados.

Observação: Para que esse procedimento possa ser realizado é necessário ter espaço disponível no disco onde o arquivo Data.fs encontra-se. Esse espaço corresponde a pelo menos o dobro do tamanho do arquivo .fs, pois será gerada uma cópia dele.

Veja como automatizar o pack do ZODB em PackAutomaticoZodb.

Última modificação 6 anos atrás Última modificação em 28/06/2013 19:31:09

Anexos (1)

Download de todos os anexos como .zip

 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.