Version 2 (modified by cintiacinquini, 10 anos atrás) (diff)

--

Quais os critérios que sua instituição levou em conta para adoção do PZP?

  • Zope é uma companhia privada, isso não constitui um conflito de interesses com o dos órgãos públicos e a filosofia de software livre?

Desde janeiro de 2009 a propriedade intelectual do Zope (copyright do software e marcas registradas) foi transferida para a Zope Foundation [1], uma entidade sem fins lucrativos com governança transparente e democrática [2]

[1] http://foundation.zope.org/news/ip_transfer [2] http://foundation.zope.org/news/2010_election_and_general_meeting

Além disso, o framework Zope utiliza desde 1999 a licença ZPL [3] que é certificada como open source e reconhecida como compatível com a GPL pela Free Software Foundation.

[3] http://svn.zope.org/*checkout*/Zope3/trunk/ZopePublicLicense.txt?rev=25177

  • O Plone dificulta a construção de CSS?

Ao contrário, o Plone entre todos os CMS modernos é o que oferece a infra-estrutura mais sofisticada para a customização visual via CSS.

  • Sendo o PZP uma solução livre, que é mantida por uma comunidade, que garantias de perpetuação do projeto pode-se ter?

Na verdade, essa questão parte de um pressuposto falso: os projetos que não têm garantia de continuidade são justamente aqueles desenvolvidos apenas por empresas, onde não existe um processo aberto de governança, o código é fechado e restrições de copyright impedem a continuidade do desenvolvimento pelos clientes, em caso de abandono.

O uso de uma licença open source é maior garantia de continuidade que pode existir em um software. Há vários anos a comunidade já contribui mais código para o Zope que os funcionários da Zope Corp, ou seja, o desenvolvimento já é sustentável independentemente da empresa.

Os projetos desenvolvidos de forma aberta e comunitária perpetuam-se enquanto existir uma massa critica de usuários e desenvolvedores, e não correm o risco de serem repentinamente cancelados e terminados, como ocorre com softwares proprietários.

  • Quais e quantos órgãos, portais e sites de governo no Brasil e no mundo usam o plone e é um caso de sucesso?
  • Por que Plone e não outro CMS?
  • A Solução PZP é própria para atender no volume de acessos e dados?
  • O Plone apresenta dificuldades de aplicações com outras tecnologias? Existem exemplos de sucesso de interoperabilidade técnica com o Plone que podem ser repetidos no Portal Brasil?
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.