Instalação do Portal Modelo 3.0

Este tópico documenta a instalação do Portal Modelo versão 3.0 e as dependências para um sistema operacional GNU/Linux. Conheça também as formas de HospedagemDeProdutos do Interlegis.

Dependências

O Portal Modelo pode ser instalado em qualquer sistema operacional GNU/Linux. Antes de instalar o Portal Modelo é necessário que seja feita a instalação das seguintes bibliotecas e dependências no sistema operacional: zlib, libjpeg, libssl, libsasl, libreadline, libxml2, libxslt, libldap, Python-dev, Python SetupTools, VirtualEnv, PIL, FreeType, PDFtoHTML ou Poppler-utils, XPDF, XLHTML, WV, lynx.

Se o Portal Modelo for instalado em um sistema operacional Ubuntu ou outro derivado do Debian, o seguinte comando instalará todas as dependências necessárias:

$ sudo apt-get install build-essential zlib1g-dev libjpeg62-dev libssl-dev libxml2-dev libxslt1-dev libldap2-dev libsasl2-dev libfreetype6-dev libbz2-dev libreadline-dev libreadline6-dev readline-common python2.7-dev python-imaging python-ldap python-setuptools python-virtualenv python-docutils python-psycopg2 python-libxml2 xpdf xsltproc poppler-utils wv unzip lynx links elinks git

Instalação do Sistema

Somente após instalar as dependências será possível instalar o Portal Modelo, através de seu pacote de instalação, seguindo a sequência abaixo:

1) Faça o download do pacote de instalação.

2) Descompacte o instalador utilizando o comando:

$ tar -zxvf PortalModelo-3.0rc2-UnifiedInstaller.tgz

3) Entre no diretório de instalação e execute o instalador:

$ cd PortalModelo-3.0rc2-UnifiedInstaller

Para a instalação standalone (aplicação e o banco de dados ficam no mesmo servidor, em um mesmo bloco), executar o seguinte comando:

$ sudo ./install.sh standalone

Ou para a instalação em cluster ZEO: (aplicação e banco de dados separados, inclusive em servidores diferentes, e com múltiplos clientes distribuídos processando as requisições), executar o seguinte comando:

$ sudo ./install.sh zeo

4) O Portal Modelo será instalado no diretório /var/interlegis/PortalModelo-3.0. No sub-diretório zinstances estarão as instâncias do Zope que servem o Portal Modelo e no sub-diretório zinstances/bin estarão os scripts para inicialização do serviço do portal. Para inicializar execute os seguintes comandos:

$ cd /var/interlegis/PortalModelo-3.0/zinstance/bin
$ sudo ./plonectl start

Configuração do Portal Modelo após a instalação

Veja como configurar o Portal Modelo 3 após a instalação básica do sistema?.

Em outros sistemas operacionais

O Portal Modelo não possui suporte do Interlegis para a instalação em plataformas não-UNIX, como por exemplo o MS Windows. Apesar disso, por ter sido baseado em Python, Zope e Plone, que são tecnologias multiplataforma, é possível essa instalação a partir dos códigos fontes do sistema, obtidos no pacote de instalação ou diretamente no sistema de versionamento de códigos do Interlegis. É preciro baixar o instalador do Plone, instalá-lo e incluir na instalação os pacotes do Portal Modelo.

Obs.: Se for necessário utilizar outros sistemas operacionais para rodar o Portal Modelo, uma opção mais simples é utilizar a MaquinaVirtual que o Interlegis disponibiliza com os sistemas já instalados, ou ainda o procedimento para rodar as imagens Docker, em qualquer Sistema em que o Docker é suportado. É preciso lembrar o Portal Modelo roda em um servidor e pode ser acessado através de qualquer navegador em qualquer sistema operacional.

Instalação Alternativa via Buildout

Também é possível instalar o Portal Modelo diretamente através do gerenciador de pacotes buildout, sem usar o instalador unificado. Para isso você precisará seguir os mesmos passos da instalação do ambiente de desenvolvimento do Portal Modelo, mas em vez de linkar o arquivo development.cfg você poderá linkar o arquivo buildout.d/base.cfg para uma instalação padrão simples, ou o aquivo production.cfg para uma instalação em ambiente de produção, com tudo o que o portal precisa para ser publicado na web.

A vantagem da instalação via buildout é de poder usar os últimos pacotes do Portal Modelo sem ter que esperar até a liberação de um novo instalador atualizado, além de ser mais fácil a atualização do sistema apenas executando novamente o buildout.

Instalação via Docker (qualquer sistema Operacional)

Vocẽ pode utilizar nossas imagens Docker para instalar o Portal Modelo 3.0, em qualquer sistema operacional em que o Docker (Community Edition) é suportado. Veja mais informações em https://www.docker.com/community-edition.

O roteiro está descrito em https://colab.interlegis.leg.br/wiki/PortalModelo30Docker.

Repositório da imagem: https://github.com/interlegis/interlegis.portalmodelo.docker

No docker hub: https://hub.docker.com/r/interlegis/portalmodelo

Instalação via Puppet

Basta baixar e executar o seguinte script:

https://github.com/interlegis/pm3-puppet-installer

Esse instalador utilizará o seguinte módulo Puppet para instalação do Portal Modelo 3:

https://github.com/interlegis/puppet-pm3

Reportar Bugs/Sugestões

Para sugerir melhorias ou reportar problemas com o Portal Modelo 3.0, clique no link abaixo e preencha o formulário para abrir uma nova solicitação no sistema de tíquetes do Colab: http://colab.interlegis.gov.br/newticket

Documentação e Relatórios do Portal Modelo

A documentação completa do Portal Modelo está disponível em ProjetoPortalModelo e a documentação do projeto da versão 3.0 é a seguinte:

  • Acompanhe o desenvolvimento e detalhes do projeto do Portal Modelo 3
  • Demais links aqui...

Voltar para o ProjetoPortalModelo

Última modificação 17 meses atrás Última modificação em 05/07/2017 09:55:51
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.