Version 49 (modified by fabior, 2 anos atrás) (diff) |
---|
Instalação do Portal Modelo 3.0
Este tópico documenta a instalação do Portal Modelo versão 3.0 e as dependências para um sistema operacional GNU/Linux. Conheça também as formas de HospedagemDeProdutos do Interlegis.
Dependências
O Portal Modelo pode ser instalado em qualquer sistema operacional GNU/Linux. Antes de instalar o Portal Modelo é necessário que seja feita a instalação das seguintes bibliotecas e dependências no sistema operacional: zlib, libjpeg, libssl, libsasl, libreadline, libxml2, libxslt, libldap, Python-dev, Python SetupTools, VirtualEnv, PIL, FreeType, PDFtoHTML ou Poppler-utils, XPDF, XLHTML, WV, lynx.
Se o Portal Modelo for instalado em um sistema operacional Ubuntu ou outro derivado do Debian, o seguinte comando instalará todas as dependências necessárias:
$ sudo apt-get install build-essential zlib1g-dev libjpeg62-dev libssl-dev libxml2-dev libxslt1-dev libldap2-dev libsasl2-dev libfreetype6-dev libbz2-dev libreadline-dev libreadline6-dev readline-common python2.7-dev python-imaging python-ldap python-setuptools python-virtualenv python-docutils python-psycopg2 python-libxml2 xpdf xsltproc poppler-utils wv unzip lynx links elinks git
Instalação do Sistema
Somente após instalar as dependências será possível instalar o Portal Modelo, através de seu pacote de instalação, seguindo a sequência abaixo:
1) Faça o download do pacote de instalação.
2) Descompacte o instalador utilizando o comando:
$ tar -zxvf PortalModelo-3.0rc2-UnifiedInstaller.tgz
3) Entre no diretório de instalação e execute o instalador:
$ cd PortalModelo-3.0rc2-UnifiedInstaller
Para a instalação standalone (aplicação e o banco de dados ficam no mesmo servidor, em um mesmo bloco), executar o seguinte comando:
$ sudo ./install.sh standalone
Ou para a instalação em cluster ZEO: (aplicação e banco de dados separados, inclusive em servidores diferentes, e com múltiplos clientes distribuídos processando as requisições), executar o seguinte comando:
$ sudo ./install.sh zeo
4) O Portal Modelo será instalado no diretório /var/interlegis/PortalModelo-3.0. No sub-diretório zinstances estarão as instâncias do Zope que servem o Portal Modelo e no sub-diretório zinstances/bin estarão os scripts para inicialização do serviço do portal. Para inicializar execute os seguintes comandos:
$ cd /var/interlegis/PortalModelo-3.0/zinstance/bin $ sudo ./plonectl start
Configuração do Portal Modelo após a instalação
Veja como configurar o Portal Modelo 3 após a instalação básica do sistema?.
Em outros sistemas operacionais
O Portal Modelo não possui suporte do Interlegis para a instalação em plataformas não-UNIX, como por exemplo o MS Windows. Apesar disso, por ter sido baseado em Python, Zope e Plone, que são tecnologias multiplataforma, é possível essa instalação a partir dos códigos fontes do sistema, obtidos no pacote de instalação ou diretamente no sistema de versionamento de códigos do Interlegis. É preciro baixar o instalador do Plone, instalá-lo e incluir na instalação os pacotes do Portal Modelo.
Obs.: Se for necessário utilizar outros sistemas operacionais para rodar o Portal Modelo, uma opção mais simples é utilizar a MaquinaVirtual que o Interlegis disponibiliza com os sistemas já instalados, ou ainda o procedimento para rodar as imagens Docker, em qualquer Sistema em que o Docker é suportado. É preciso lembrar o Portal Modelo roda em um servidor e pode ser acessado através de qualquer navegador em qualquer sistema operacional.
Instalação Alternativa via Buildout
Também é possível instalar o Portal Modelo diretamente através do gerenciador de pacotes buildout, sem usar o instalador unificado. Para isso você precisará seguir os mesmos passos da instalação do ambiente de desenvolvimento do Portal Modelo, mas em vez de linkar o arquivo development.cfg você poderá linkar o arquivo buildout.d/base.cfg para uma instalação padrão simples, ou o aquivo production.cfg para uma instalação em ambiente de produção, com tudo o que o portal precisa para ser publicado na web.
A vantagem da instalação via buildout é de poder usar os últimos pacotes do Portal Modelo sem ter que esperar até a liberação de um novo instalador atualizado, além de ser mais fácil a atualização do sistema apenas executando novamente o buildout.
Instalação via Docker (qualquer sistema Operacional)
Vocẽ pode utilizar nossas imagens Docker para instalar o Portal Modelo 3.0, em qualquer sistema operacional em que o Docker (Community Edition) é suportado. Veja mais informações em https://www.docker.com/community-edition.
O roteiro está descrito em https://colab.interlegis.leg.br/wiki/PortalModelo30Docker.
Repositório da imagem: https://github.com/interlegis/interlegis.portalmodelo.docker
No docker hub: https://hub.docker.com/r/interlegis/portalmodelo
Instalação via Puppet
Basta baixar e executar o seguinte script:
https://github.com/interlegis/pm3-puppet-installer
Esse instalador utilizará o seguinte módulo Puppet para instalação do Portal Modelo 3:
https://github.com/interlegis/puppet-pm3
Reportar Bugs/Sugestões
Para sugerir melhorias ou reportar problemas com o Portal Modelo 3.0, clique no link abaixo e preencha o formulário para abrir uma nova solicitação no sistema de tíquetes do Colab: http://colab.interlegis.gov.br/newticket
Documentação e Relatórios do Portal Modelo
A documentação completa do Portal Modelo está disponível em ProjetoPortalModelo e a documentação do projeto da versão 3.0 é a seguinte:
- Acompanhe o desenvolvimento e detalhes do projeto do Portal Modelo 3
- Demais links aqui...
Voltar para o ProjetoPortalModelo