Portal Modelo

Nova marca do Portal Modelo

O Portal Modelo é uma customização do CMS Plone que fornece um portal completo para uma Casa Legislativa, com arquitetura de informação padronizada e pronto para receber conteúdos. Ele inclui ainda várias ferramentas e funcionalidades que facilitam o trabalho de uma instituição pública e a tornam aderente a padrões nacionais e internacionais e às leis brasileiras. Conheça as Casas Legislativas que usam o Portal Modelo.

Principais Características

Transparência

Entre as ferramentas que o Portal Modelo disponibiliza às instituições públicas estão o sistema de transparência, que permite a publicação de dados de prestação de contas exigidos pela Lei da Transparência ou Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009 que alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal, exigindo a publicação de informações contábeis e fiscais em tempo real na internet. O que é publicado também fica disponível ao cidadão como dados abertos através de uma API em formato JSON.

Ouvidoria

Outra ferramenta que o Portal Modelo fornece é o ambiente de ouvidoria, que permite ao cidadão estabelecer contato com o parlamento e acompanhar a sua solicitação. Esse recurso também atende a Lei de Acesso à informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas), gerando número de protocolo para acompanhar o trâmite e receber os arquivos e informações solicitadas.

Ata da reunião do dia 18 de agosto de 2015, realizada através do mensageiro interlegis.

Multimídia

Vídeos e áudios das sessões legislativas podem ser publicados, bem como, os principais serviços de multimídia (fotos, vídeos, áudios, streaming) existentes na internet podem ser embutidos e publicados no site.

Mídias Sociais

Integração com as principais de mídias sociais e recursos de interação com os cidadãos também são destaque no Portal Modelo, tornando-o uma excelente ferramenta de comunicação e diálogo com a comunidade local e os cidadãos interessados em participar dos debates e decisões que lhe afetam.

Intranet

O Portal Modelo traz inclusa também a Intranet Modelo, uma intranet que pode ser instalada dentro do site e que contém várias ferramentas que facilitam a gestão dos documentos e informação da instituição, facilita a comunicação e a interação entre os funcionários, gerenciamento de projetos e atividades da casa, publicação de informações institucionais úteis e áreas de entretenimento e confraternização, que ajudam a melhorar a organização do trabalho diário de um órgão público.

Documentação do Portal Modelo 3

Documentação das Versões Anteriores

Comunidade GITEC

Se você possui dúvidas sobre o funcionamento do Portal Modelo ou está enfrentando problemas, por favor, cadastre-se na lista GITEC e participe da comunidade, submetendo seus questionamentos, sendo ajudado e ajudando outras pessoas com problemas para os quais você já sabe a resposta.

Hospedagem Interlegis

Para solicitar o produto Portal Modelo do Interlegis, é necessário que a Câmara Municipal envie um ofício pelo sistema de tíquete, disponível em https://suporte.interlegis.leg.br, com o tópico de ajuda: "Solicitação: Nova Hospedagem".

O ofício deve ser assinado pelo(pela) Presidente da Câmara Municipal e escaneado em formato PDF, JPG ou PNG.

Modelo de ofício: Email: https://colab.interlegis.leg.br/wiki/ModeloOficioPortalModelo

Última modificação 13 dias atrás Última modificação em 14/06/2017 09:13:48

Anexos (18)

 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.