Version 100 (modified by caioviotti, 4 anos atrás) (diff)

--

VII Encontro Nacional do GITEC

Nenhuma imagem "engitec6.jpg" anexada ao VIIEncontroGitec

Logotipo do 7º Encontro Nacional do Gitec

VII Encontro Nacional do GITEC

''Interlegis, e-Democracia e a Nuvem do Legislativo''


Menu rápido.

Inscrições Local e Data Palestras Minicursos Convites Eu Vou Edições Anteriores

O GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) é uma Comunidade de Prática com mais de 900 membros que trabalham de forma colaborativa, suportada pelo Programa Interlegis e voltada ao uso da tecnologia e do software livre no Legislativo.

O Encontro do GITEC é um evento que ocorre anualmente em Brasília (DF), na sede do Interlegis, e que tem por princípio materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas.


Tema desta 7ª edição é Interlegis, e-Democracia e a Nuvem do Legislativo

Diante da realização de sua sétima edição, o Encontro Nacional do Gitec neste ano de 2015 celebrará o Interlegis, em todos seus atos e feitos em prol de um poder legislativo capacitado, comunicativo, informatizado e tecnológico.

Com o advento da nuvem do legislativo, a qual possibilita aos mais diversos parlamentos (do micro ao grande), a presença proativa na rede mundial de computadores; e sob os auspícios da E-Democracia e todas as possibilidades de um real processo democrático eletrônico; O EnGITEC convoca toda TI Legislativa Brasileira, para três ótimos dias, de palestras, minicursos e muita confraternização.

Inscrições

Inscrições Abertas.

Observação: A inscrição é gratuita.

Local e Data


Convites

A solicitação de convites será disponibilizada no ato da abertura das inscrições.


Grade de palestras

1º Dia – 27 de Maio – Quarta-feira

Início Fim Tema Palestrante Instituição
08:00 09:00 Credenciamento
09:00 10:00 Abertura
10:00 11:00 A Nuvem do Legislativo - Hospedagem Interlegis Fábio Kaiser Interlegis
11:00 12:00 Índice de Transparência: metodologia para avaliação contínua dos Portais Legislativos Thiago Cortez Costa e Marcos Ruben de Oliveira Senado Federal
12:00 13:45 Intervalo para almoço
14:00 15:00 Marco Civil da Internet: tirando suas dúvidas e aprendendo com a plateia Pedro Paranaguá Câmara dos Deputados
15:00 16:00 Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL 3.0 Cláudio Morale Interlegis
16:00 16:30 Intervalo para café
16:30 17:30 A nova plataforma do Software Público Brasileiro: integração de ambientes livres para a colaboração Paulo Meirelles, Marisa Santos e Alexandre Barbosa UNB, MPOG e UNB

2º Dia – 28 de Maio – Quinta-feira

Início Fim Tema Palestrante Instituição
09:00 10:00 Conhecendo DJANGO Marco Rougeth Interlegis
10:00 11:00 Gerenciando Big Data com bancos de dados NoSQL Edward Ribeiro Interlegis
11:00 12:00 O papel das ONG's no fomento à transparência Natália Paiva ONG Transparência Brasil
12:00 13:45 Intervalo para almoço
14:00 15:00 O novo Portal Modelo 3.0 Jean Ferri Interlegis
15:00 16:00 Customizando o Portal Modelo com CSS Caio Viotti Interlegis
16:00 16:30 Intervalo para café
16:30 17:30 Labhacker da Câmara: construindo o parlamento aberto Cristiano Ferri Câmara dos Deputados

3º Dia – 29 de Maio – Sexta-feira

Início Fim Tema Palestrante Instituição
09:00 10:00 Sistema de Protocolo de Documentos - SPDO Edward Ribeiro Interlegis
10:00 11:00 A Sociedade no Controle Everton Kischlat CGU
11:00 12:00 Tecnologias para Ação Coletiva Hélio Teixeira Instituto Hélio Teixeira
12:00 13:45 Intervalo para almoço
14:00 15:00 Monitoramento automatizado de Infraestrutura (Zabbix e Gabuino) Gabriel Rocha Ferreira Interlegis
15:00 16:00 Colaboração em Projetos de Software Márcio Mazza Interlegis
16:00 16:30 Intervalo para café Espaço GITEC - Palestras Relâmpagos
16:30 17:30 Espaço GITEC - Mesa de Encerramento

Palestrantes e Instrutores

Cristiano Ferri

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/cristiano_ferri.png Doutor em ciência política e sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Mestre em Políticas Públicas pela Queen Mary College - Universidade de Londres e pesquisador associado do Ash Center for Democratic Governance and Innovation da Universidade de Harvard. Idealizador do Portal e-Democracia de participação social da Câmara dos Deputados. Gestor de projetos ligados à transparência 2.0, como dados abertos e Maratona Hacker dessa Casa. Atualmente é Coordenador do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados.

Thiago Cortez Costa

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/thiago.png Assessor da Secretaria de Transparência do Senado Federal. Analista de Pesquisas de Opinião, é Mestre em Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE e Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Atua na área de Métodos de Pesquisa (Quantitativos e Qualitativos) e em Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político e Eleitoral, e Instituições Políticas. Membro da Associação Brasileira de Ciência Política e da American Political Science Association. Experiência profissional inclui coordenação de pesquisas, análise de dados estatísticos, produção de relatórios analíticos, supervisão de equipe de campo, elaboração de questionários, dentre outros. Teve trabalhos de pesquisa publicados em congressos e como capítulos de livros.

Pedro Paranaguá

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/pedro.png Prof. da pós-graduação em Direito da FGV desde 2007. Assessor Jurídico do PT na Câmara dos Deputados, p/ Internet, dir. autorais, cibercrimes, privacidade online, patentes e afins. Redigiu o Marco Civil da Internet para o Relator. Coordenou o estudo “A Reforma da Lei de Patentes”, p/ a Câmara dos Dep.. Prof. convidado da Duke University School of Law (2011). Prof. em tempo integral da FGV Direito Rio; Diretor do programa A2K Brasil, do Centro de Tecnologia e Sociedade (FGV), e co-representante do Creative Commons no Brasil (2005-2010). Comissionou estudos sobre dir. autorais e tecnologia p/ o Min. da Cultura. Delegado da FGV na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra (2005-2009). Deu treinamento p/ a Associação dos Magistrados Brasileiros. Project Manager de patentes e acesso a medicamentos, com bolsa da Médico Sem Fronteiras. Membro do PSL-Brasil desde 2004. Palestrante em Harvard, Yale, UCLA, UNESCO, UNCTAD, OMPI, STF e Senado Federal. Autor dos livros "Direitos Autorais" (c/ Sérgio Branco) e "Patentes e Criações Industriais" (c/ Renata Reis), FGV 2009. Doutor (Duke University). Mestre (Univ. of London). Seguir @pedroparanagua.

Hélio Teixeira

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/helio.png Profissional de comunicação e pesquisador da Cultura Digital e dos processos comunicacionais mediados pelas novas mídias. Fundador do Instituto Hélio Teixeira. Criador da Teoria do Algoritmo Social. Estudioso das tecnologias para a ação coletiva e dos mecanismos agregadores e de sincronização da Inteligência Coletiva. Atualmente dedica boa parte do seu tempo ao estudo da Psicologia Social aplicada ao que ele chama de "ambientes visuais-deliberativos digitais". Seguir @helioteixeira

Natália Paiva

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/natalia2.png Diretora-executiva da ONG Transparência Brasil. Formada em jornalismo, tem mestrado em Comunição e Semiótica pela PUC-SP e mestrado em Administração pela IE Business School, em Madri. Foi repórter de economia da Folha de S.Paulo e é fellow do programa de Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos

Everton Kischlat

http://www.gravatar.com/avatar/96a5c80408ecd0eb73dbf64e2c8fb1c0 Incluir minicurriculo

Marcos Ruben de Oliveira

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/marcos.png Coordenador de Controle Social na Secretaria de Transparência do Senado Federal, é Doutor em Psicologia Social pela Universidade de Brasília, Mestre em Estatística e Métodos Quantitativos e graduado em Estatística pela Universidade de Brasília. Atua nas áreas de pesquisas de opinião, delineamento amostral, modelagem estatística, análise multivariada e metodologia de pesquisa. Foi especialista do Banco Central do Brasil, perito em estatística do Ministério Público da União, gerente de estatística da Caixa Seguros e consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

Fabio Kaiser Rauber

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/fabio.png Engenheiro de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília e Analista de Informática do Senado Federal. Desde 2009 no programa Interlegis, sempre no Serviço de Infraestrutura Tecnológica, é responsável pela infraestrutura de hospedagem de produtos Interlegis (Portal Modelo, SAPL e SAAP) e pela gerência dos servidores físicos e virtuais do Programa. Entusiasta de Puppet e quaisquer outras ferramentas que facilitem o trabalho do Administrador de Sistemas. Seguir @fabiorauber.

Edward Ribeiro

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/edward_ribeiro.png Edward Ribeiro é desenvolvedor de software com mais de 15 anos de experiência, tanto no desenvolvimento de sistemas governamentais no Brasil quanto em pesquisas acadêmicas na área de computação distribuída. Ele também contribui para projetos open source na área de sistemas distribuídos (VoltDB, Cassandra, ZooKeeper?). Possui graduação em ciência da computação e mestrado em informática, ambos pela Universidade de Brasília (Brasil). Desde 2004 publica artigos nacionais e internacionais sobre sistemas distribuídos aplicados à bioinformática, além de orientar alunos de graduação e pós-graduação (mestrado) em informática na Universidade de Brasília, onde colabora como pesquisador associado não remunerado. Durante a última década, foi professor de ciência da computação em faculdades particulares e professor substituto na UnB. Nos últimos cinco anos tem ministrado palestras sobre NoSQL em congressos nacionais como TDC (The Developers Conference) e QCon SP. Desde de 2010, trabalha como Analista de Informática no Senado Federal, tendo trabalhado anteriormente na Câmara Legislativa do DF, TSE, STM e SERPRO. Seguir @edward_ribeiro.

Márcio Mazza

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/mazza.png Bacharel em Computação e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Analista de Informática do Senado Federal, no Programa Interlegis. Membro ativo da comunidade Plone. Entusiasta do Software Livre, Métodos Ágeis, Python, Emacs e Git. Seguir @marciomazza

Sesóstris Vieira

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/sesos.png Cientista da Computação, trabalha com Tecnologia da Informação em governo há 26 anos. Foi gerente de informática do Instituto Estadual de Florestas de Minas gerais, analista de sistemas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e trabalhou no desenvolvimento do Portal de Internet do Ministério Público de Minas Gerais. Atualmente é Analista de Informática Legislativa do Senado Federal lotado no Interlegis. Seguir @SesostrisVieira

Jean Ferri

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/jean.png Bacharel em Informática (Análise de Sistemas) e Pós-Graduado em Software Livre (Segurança de Redes). Analista de Sistemas do Programa Interlegis (Senado Federal) desde julho de 2004, atuando no desenvolvimento dos sistemas para a comunidade do legislativo e entusiasta dessa comunidade. Participante de comunidades de software livre há mais de 15 anos. Seguir @jeanferri

Claudio Morale

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/morale.2.png Possui Licenciatura em Matemática e é Pós-Graduado em Engenharia de Sistemas. Analista de Sistemas do Programa Interlegis / Senado Federal desde de março de 2003, atuando no projeto e desenvolvimento de sistemas para a comunidade do legislativo. Atualmente é responsável pela manutenção do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Marco Rougeth

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/rougeth.png Futuro bacharel em Ciência da Computação, palestrante da Python Brasil, membro ativo da comunidade Python. Entusiasta do Software Livre, Python, JavaScript?, Vim e Git. Seguir @marcorougeth

Caio Viotti

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/caio.png Caio é graduando em Computação pela UnB e atua como desenvolvedor front-end no Interlegis. Foi responsável por desenvolver o hotsite da Solução Web Interlegis, pela migração dos temas da Identidade Digital do Governo para o Portal Modelo 3.0, e pelas mudanças na interface do SAPL 3. Aficionado em design e apaixonado por tecnologia desde cedo, acredita encontrar no desenvolvimento web um bom nicho para unir esses dois interesses.

Infraestrutura, hospedagem, transporte e dicas

Conheça Brasília: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasília

Hotéis

Obs 1: O setor hoteleiro norte fica mais próximo do local do evento.

Obs 2: Recomendamos fazer a reserva com antecedência pois a rede hoteleira de Brasília está sobrecarregada.

Transporte

Táxi com desconto:

Alimentação

  • Restaurantes da Câmara dos Deputados - Sem restrições de acesso a pessoal externo - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério das Comunicações - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério da Justiça - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do STF - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do TCU - Aberto a pessoal externo após as 13:30 hs - veja o mapa

Confraternizações

  • Buscando uma maior interação entre os participantes do evento e proporcionar opções para que aqueles que não conheçam a cidade possam sair e descontrair a noite junto com colegas do evento, vamos ter confraternizações diárias e, claro, a nossa imperdível CONFRATERNIZAÇÃO FINAL.
  • Em breve definição das datas e locais das confraternizações. Aguardem.

Observações

Anexos (37)

 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.