Version 53 (modified by higinov, 4 anos atrás) (diff)

--

VII Encontro Nacional do GITEC

Nenhuma imagem "engitec6.jpg" anexada ao VIIEncontroGitec

Logotipo do 7º Encontro Nacional do Gitec

VII Encontro Nacional do GITEC

''Interlegis, e-Democracia e a Nuvem do Legislativo''


Menu rápido.

Inscrições Local e Data Palestras Minicursos Convites Eu Vou Edições Anteriores

O GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) é uma Comunidade de Prática com mais de 900 membros que trabalham de forma colaborativa, suportada pelo Programa Interlegis e voltada ao uso da tecnologia e do software livre no Legislativo.

O Encontro do GITEC é um evento que ocorre anualmente em Brasília (DF), na sede do Interlegis, e que tem por princípio materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas.


Tema desta 7ª edição é Interlegis, e-Democracia e a Nuvem do Legislativo

Diante da realização de sua sétima edição, o Encontro Nacional do Gitec neste ano de 2015 celebrará o Interlegis, em todos seus atos e feitos em prol de um poder legislativo capacitado, comunicativo, informatizado e tecnológico.

Com o advento da nuvem do legislativo, a qual possibilita aos mais diversos parlamentos (do micro ao grande), a presença proativa na rede mundial de computadores; e sob os auspícios da E-Democracia e todas as possibilidades de um real processo democrático eletrônico; O EnGITEC convoca toda TI Legislativa Brasileira, para três ótimos dias, de palestras, minicursos e muita confraternização.

Inscrições

Inscrições Abertas.

Observação: A inscrição é gratuita.


Local e Data


Convites

A solicitação de convites será disponibilizada no ato da abertura das inscrições.


Grade de palestras

1º Dia – 27 de Maio – Quarta-feira

Início Fim Tema Palestrante Instituição
08:00 09:00 Credenciamento
09:00 10:00 Abertura
10:00 11:00 Tecnologias para Ação Coletiva Hélio Teixeira IHT
11:00 12:00 EAD para Escolas do Legislativo Sesóstris Vieira Interlegis
12:00 13:45 Intervalo para almoço
14:00 15:00 Novas funcionalidades do Colab Marcio Mazza Interlegis
15:00 16:00 O novo Portal Modelo 3.0 Jean Ferri Interlegis
16:00 16:30 Intervalo para café
16:30 17:30 Marco Civil da Internet Pedro Paranaguá Câmara dos Deputados

2º Dia – 28 de Maio – Quinta-feira

Início Fim Tema Palestrante Instituição
09:00 10:00 Utilizando o GitHub? Marco Rougeth Interlegis
10:00 11:00 SPDO - Sistema de Protocolo de Documentos Edward Ribeiro Interlegis
11:00 12:00 Indicadores de Transparência Thiago Cortez Costa Senado Federal
12:00 13:45 Intervalo para almoço
14:00 15:00 SAPL 3.0 Cláudio Morale Interlegis
15:00 16:00 Customizando o Portal Modelo com CSS Caio Viotti Interlegis
16:00 16:30 Intervalo para café
16:30 17:30 Laboratório Hacker Cristiano Ferri Câmara dos Deputados

3º Dia – 29 de Maio – Sexta-feira

Início Fim Tema Palestrante Instituição
09:00 10:00 Hospedagem Interlegis - A Nuvem do Legislativo Fábio Kaiser Interlegis
10:00 11:00 Lei de Acesso à Informação Edward CGU
11:00 12:00 Monitor Legislativo Pedro Markun Transparência Hacker
12:00 13:45 Intervalo para almoço
14:00 15:30 Espaço GITEC - Palestras Relâmpagos
15:30 16:00 Intervalo para café
16:00 17:30 Espaço GITEC - Mesa de Encerramento

Palestrantes e Instrutores

Hélio Teixeira

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/helio.png Profissional de comunicação e pesquisador da Cultura Digital e dos processos comunicacionais mediados pelas novas mídias. Fundador do Instituto Hélio Teixeira. Criador da Teoria do Algoritmo Social. Estudioso das tecnologias para a ação coletiva e dos mecanismos agregadores e de sincronização da Inteligência Coletiva. Atualmente dedica boa parte do seu tempo ao estudo da Psicologia Social aplicada ao que ele chama de "ambientes visuais-deliberativos digitais". Seguir @helioteixeira

Edward Lucio Vieira Borba

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/edward.png Bacharel em Ciência da Computação pela Unb, Pós-graduado em Marketing de serviços pela ESPM e Gestão de Controladoria de TI pela Faculdade OMNI. Na área privada foi empresário e executivo de Tecnologia da Informação. Na área pública, após passagens pelo TCU e STJ, ingressou na carreira de Analista de Finanças e Controle na CGU, onde ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Cooperação Federativa e Controle Social da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.

Fabio Kaiser Rauber

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/fabio.png Engenheiro de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília e Analista de Informática do Senado Federal. Desde 2009 no programa Interlegis, sempre no Serviço de Infraestrutura Tecnológica, é responsável pela infraestrutura de hospedagem de produtos Interlegis (Portal Modelo, SAPL e SAAP) e pela gerência dos servidores físicos e virtuais do Programa. Entusiasta de Puppet e quaisquer outras ferramentas que facilitem o trabalho do Administrador de Sistemas. Seguir @fabiorauber.

Gustavo Alves Lepri

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/lepri.png Analista desenvolvedor desde 2005, é especialista no desenvolvimento de aplicações para internet/intranet, utilizando Python/Zope/Plone?, e aplicações em geral. Participou da análise e do desenvolvimento dos portais do Ministério das Comunicações, da Agência Brasil (Empresa Brasil de Comunicação ), bem como do novo portal da Justiça Eleitoral. Em 2008, iniciou o desenvolvimento da versão 2.3 do SAPL, como consultor Pnud, vinculado ao Programa Interlegis/ Senado Federal. Consultor responsável pela integração da base de normas jurídicas do SAPL ao LexML. Atualmente, faz parte da Liberiun, como analista, dedicando-se ao desenvolvimento de soluções utilizando Plone e outras soluções livres. Apaixonado pela profissão, família e, sobretudo, por Deus.

Edward Ribeiro

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/fabio.png Edward Ribeiro é desenvolvedor de software com mais de 15 anos de experiência, tanto no desenvolvimento de sistemas governamentais no Brasil quanto em pesquisas acadêmicas na área de computação distribuída. Ele também contribui para projetos open source na área de sistemas distribuídos (VoltDB, Cassandra, ZooKeeper?). Possui graduação em ciência da computação e mestrado em informática, ambos pela Universidade de Brasília (Brasil). Desde 2004 publica artigos nacionais e internacionais sobre sistemas distribuídos aplicados à bioinformática, além de orientar alunos de graduação e pós-graduação (mestrado) em informática na Universidade de Brasília, onde colabora como pesquisador associado não remunerado. Durante a última década, foi professor de ciência da computação em faculdades particulares e professor substituto na UnB. Nos últimos cinco anos tem ministrado palestras sobre NoSQL em congressos nacionais como TDC (The Developers Conference) e QCon SP. Desde de 2010, trabalha como Analista de Informática no Senado Federal, tendo trabalhado anteriormente na Câmara Legislativa do DF, TSE, STM e SERPRO. Seguir @edward_ribeiro.

Márcio Mazza

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/mazza.png Bacharel em Computação e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Analista de Informática do Senado Federal, no Programa Interlegis. Membro ativo da comunidade Plone. Entusiasta do Software Livre, Métodos Ágeis, Python, Emacs e Git. Seguir @marciomazza

Sesóstris Vieira

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/sesos.png Cientista da Computação, trabalha com Tecnologia da Informação em governo há 26 anos. Foi gerente de informática do Instituto Estadual de Florestas de Minas gerais, analista de sistemas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e trabalhou no desenvolvimento do Portal de Internet do Ministério Público de Minas Gerais. Atualmente é Analista de Informática Legislativa do Senado Federal lotado no Interlegis. Seguir @SesostrisVieira

Infraestrutura, hospedagem, transporte e dicas

Conheça Brasília: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasília

Hotéis

Obs: O setor hoteleiro norte fica mais próximo do local do evento.

Obs2: Recomendamos fazer a reserva com antecedência pois a rede hoteleira de Brasília está sobrecarregada.

Transporte

Táxi com desconto:

Alimentação

  • Restaurantes da Câmara dos Deputados - Sem restrições de acesso a pessoal externo - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério das Comunicações - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério da Justiça - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do STF - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do TCU - Aberto a pessoal externo após as 13:30 hs - veja o mapa

Confraternizações

  • Buscando uma maior interação entre os participantes do evento e proporcionar opções para que aqueles que não conheçam a cidade possam sair e descontrair a noite junto com colegas do evento, vamos ter confraternizações diárias e, claro, a nossa imperdível CONFRATERNIZAÇÃO FINAL.
  • Em breve definição das datas e locais das confraternizações. Aguardem.

Observações

Toró de idéias (brainstorm e arquivo de inspiração)

  • Tratamos de muito assuntos nestes últimos anos e demos enfoque a transferência de tecnologia, serendipiedade, inovações, etc... mas gostaria de sugerir que dessemos um apoio maior ao fator mais complexo, sensível e preocupante, "O ser Humano" . Gostaria de tratar de como evitar as novas doenças ligadas à área de tecnologia, tendinite, escoliose enxaqueca é apenas a ponta do Iceberg. Falemos dos reflexos e das novas enfermidades que afligem os trabalhadores de TI Busquemos qualidade de vida para nossos colegas de trabalho!!!
  • Servidor de áudio Icecast para o streaming de áudio e possível tradução em tempo real das palestras.
  • Streaming de áudio e vídeo - criação de servidor local e opções de serviços externos - ustream/freedocast, etc. (sugestão: Marcos Camargo).
  • Streeming de áudio e Vídeo - Sugestão kit mínimo Hardware/Software? necessário para Câmara que estão iniciando a transmissão. (Sugestão: Nei).
  • Minicurso criação de Portal Transparência/Lei? de Acesso a Informação e requisitos mínimos do Portal(sugestão: Marcos Camargo).
  • Integração SAPL/Lexml - Palestra com informações sobre os serviços e formas de implementação do LeXML (sugestão: Marcos Camargo).
  • Curso Apostilado passo a passo de instalação e configuração de Servidor Linux (Rede/Internet/Intranet?) bem como fontes de pesquisa (sites, livros, etc). (sugestão: Marcos Camargo).
  • SAPL 3.0: novas tecnologias e novas funcionalidades (sugestão: André Brum da Silva).
  • WIRELESS (minicurso) Configuração e segurança (sugestão: Adilson Piva).
  • Minicurso - Configuração de servidores de Portal Modelo e SAPL com Puppet (sugestão: Gouveia).
  • Mais palestras e minicursos sobre infraestrutura (sugestão: Júlio - Interlegis).
  • LexEdit? (minicurso): apresentação, usos, configuração, escalabilidade, extensões disponíveis (sugestão: Giovana).
  • Palestra com o Tema: Informação, Comunicação e Gestão do Conhecimento. O caso da Câmara de Espera Feliz/MG. PALESTRANTES: Nilton Cezar Martins, Maria Cândida Grillo e Adriano Ribeiro. Objetivo: Levar ao conhecimento dos participantes a importância dos temas propostos para desenvolvimento dos trabalhos em geral das Casas Legislativas. Dar exemplo para servidores e vereadores de Câmaras Municipais e demais entidades públicas que é possível modernizar sua organização superando as dificuldades cotidianas.
  • Minicurso com o tema: Incrementando o Portal Modelo - Como colocar banner, slideshow, botões e fotografias - Adriano Ribeiro
  • Minicurso com o tema: Colocando notícias, pastas, links, arquivos e outros conteúdos com especialidade no Portal Modelo - Maria Cândida Grillo
  • Minicurso com o tema: Estruturando e Abastecendo o SAPL com especialidade - Nilton Cezar Martins.
  • Algo relacionado a espionagem digital (sugestão: Angelo Marcondes)
  • Democracia digital (sugestão: André Brum da Silva)
  • Potencialidades do Portal Modelo no que tange a Transparência Pública (sugestão: Nilton Cezar Martins) ----

Anexos (37)

 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.