ATENÇÃO: Obsoleto e não será migrado.

Recomendação:

  • Faça as páginas e teste-as em primeiro lugar no Firefox, usando padrões. Depois, verifique e adapte-as aos demais navegadores.

Discussão:

O Firefox é atualmente o navegador que atende aos padrões web mais utilizado no mundo. Além dele, outros vêm surindo, como o Opera, da Opera Software. Desenvolver para navegadores como estes, sem usar características proprietárias, significa atender as especificações formais dos padrões web.

O Internet Explorer durante anos desprezou estes padrões, procurando fornecer funcionalidades conforme a sua vontade, instigando o desenvolvedor web e o designer a criar páginas visualmente e funcionalmente muito interessantes, mas que não podiam ser exibidas ou executadas em outros navegadores.

O esforço dos padrões web é justamente garantir a execução e exibição de uma página web em todo navegador que seja desenvolvido conforme suas regras. Acredite, desenvolver primeiro para padões e acrescentar depois os códigos rabuscados dos filters & hacks ou código xhtml adicional para atender a linha da Microsoft é muito menos trabalhoso e gera muito menos gatilho que o inverso.

Além disso, a versão atual do Firefox, acrescida de suas extensões, traz uma série de vantagens sobre o navegador da Microsoft. A extensão Web Developer pode fazer, por exemplo:

  • Edição local de folhas de estilo, sem alterar a original
  • Desativação de javascript
  • Desativação de folhas de estilo, seletivamente ou globalmente
  • Identificação de elementos de bloco
  • Identificação de imagens sem alt, ou com alt em branco, etc...
  • inibição de imagens, etc...

Outras extensões ainda apresentam importantes características para fins específicos, como a exibição do código da cor apontada pelo mouse (!ColorZilla), a exibição do código formatado (View Formatted Source) ou ainda a depuração de javascript (Javascript Debugger), dentre diversas outras que podem ser úteis.

Aprenda a usar estas funcionalidades e a sua produtividade e qualidade do código gerado irá aumentar consideravelmente.

Última modificação 2 meses atrás Última modificação em 19/03/2020 21:02:40
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.