Recomendação:

  1. Crie o documento com uma seqüência lógica natural para a navegação;
  2. Associe uma tecla de atalho para as regiões do documento, conforme padrão do portal;
  3. Crie seqüências de tabulação para navegação alternativa nos links e formulários do documento.

Discussão:

Nem todo usuário usa um computador que possui mouse, ou não tem habilidade para usar este dispositivo. Para tais usuários, temos que criar um esquema de navegação independente deste dispositivo.

O documento deverá ser criado seguindo uma seqüência lógica na navegação dos links e itens de formulário. Para facilitar esta organização, sempre que necessário, poderá ser usado o atributo tabindex nos elementos A, AREA, BUTTON, INPUT, OBJECT, SELECT, TEXTAREA. Evite o uso aonde não há real necessidade, pois estes elementos serão acessados sempre antes que os demais (que não possuam este atributo), podendo causar confusão na navegação.

A criação de teclas de atalho facilita a navegação por quem não pode usar o mouse. Através de uma combinação de teclas, o usuário pode ir diretamente para determinado ponto da página. Estaremos convencionando somente as teclas de atalho que seguem, devendo todas as demais serem excluídas, a fim de garantir uniformidade na navegação das páginas do portal:

  • alt + c -> vai para o conteúdo
  • alt + n -> vai para o menu de navegação
  • alt + i -> vai para o início da página
  • alt + m -> vai para o fim da página

Para este último sistema de navegação, crie uma âncora com o atributo acceskey definido no primeiro item da área do documento para o qual se quer desviar o controle. Ex.:

...
<ul>
   <li acceskey="n">primeiro item de menu</li>
   <li>segundo item</li>...
Última modificação 11 anos atrás Última modificação em 12/02/2009 09:51:14
 

The contents and data of this website are published under license:
Creative Commons 4.0 Brasil - Atribuir Fonte - Compartilhar Igual.